Loteamento localizado no bairro São João, em Tubarão, apresenta problemas de drenagem e em dias de chuva forte, as ruas ficam todas alagadas
Tubarão
Dona Ana Maria Alexandre, que mora há 11 anos na rua Hermes Esmeraldino, no bairro São João margem esquerda, em Tubarão, nos últimos tempos enfrenta um grande dilema em dias de chuva. Com as enxurradas registradas no início do ano, as vias alagam e os moradores ficam ilhados em suas residências. “É a terceira vez que alaga só neste ano. Moro aqui há muito tempo e depois que mexeram nos tubos começou a inundar a rua. Não temos como sair de casa, sem falar que a água traz bichos, outro dia vimos até uma cobra. Está complicado”, relata a moradora.
O loteamento Parque São João é um empreendimento novo que é reestruturado. De acordo com o sócio-proprietário, Henrique Marcon, os terrenos foram aterrados e apresentam problemas na drenagem. “Antes, o local era um buraco – onde a água ficava acumulada. A população reclamou e em seguida fizemos o aterramento. Agora, surgiu esse problema de drenagem, pois a tubulação é antiga e não dá conta da vazão da água”, explica o proprietário.
Ele conta que os loteadores fizeram uma parceria com a prefeitura para trocar a tubulação de 30 centímetros para uma de 50. “Aos poucos estamos buscando soluções, porque a cidade não possui esgoto sanitário e enquanto a prefeitura não resolver, as ruas continuarão alagando”, afirma.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Eraldo Pereira da Silva, a drenagem é um impasse não só do loteamento, mas de diversos pontos da cidade. “Cerca de 60% dos alagamentos registrados na cidade são em função das redes de drenagem. Os tubos são antigos com pouca capacidade de vazão”, revela. Ele completa que a secretaria já foi até o loteamento verificar o caso e pretende fazer uma nova parceria com os responsáveis para executar a troca dos tubos.
