domingo, 27 julho , 2025

Moraes diz que Bolsonaro violou medida cautelar, mas descarta prisão preventiva por enquanto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu nesta quinta-feira (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou a medida cautelar que o proíbe de utilizar redes sociais. No entanto, classificou o episódio como pontual e afastou, por ora, a possibilidade de decretar sua prisão preventiva.

O episódio ocorreu após Bolsonaro visitar a Câmara dos Deputados na segunda-feira (21), onde exibiu publicamente a tornozeleira eletrônica que foi obrigado a utilizar por determinação do STF. Pouco depois, seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, publicou um vídeo nas redes sociais com trechos da visita e declarações do ex-presidente, o que, segundo Moraes, representa uma tentativa de burlar as medidas impostas.

“Constata-se a tentativa de burlar a medida cautelar […] As redes sociais do investigado Eduardo Nantes Bolsonaro foram utilizadas a favor de Jair Messias Bolsonaro dentro do ilícito modus operandi já descrito”, escreveu Moraes.

“Justiça é cega, mas não é tola”, dispara Moraes

Na decisão, Moraes enfatizou que o ex-presidente não está proibido de conceder entrevistas ou fazer manifestações públicas. No entanto, frisou que é inadmissível o uso coordenado de terceiros para publicar tais conteúdos nas redes sociais, violando a ordem judicial.

“JUSTIÇA É CEGA MAS NÃO É TOLA!!!!!”, afirmou o ministro, ressaltando que o comportamento é característico de milícias digitais voltadas a minar a democracia.

Apesar de reconhecer a infração, o ministro classificou o episódio como “isolado” e disse levar em consideração as explicações da defesa, que nega intenção de descumprir as determinações.

Alerta: nova infração levará à prisão

Mesmo sem decretar a prisão de Bolsonaro, Moraes foi claro: qualquer novo descumprimento acarretará prisão preventiva imediata.

“Se houver novo descumprimento, a conversão será imediata das medidas cautelares em prisão preventiva”, alertou.

Tentativa de interferência internacional

Na decisão, Moraes também denunciou que as declarações públicas e ações de Bolsonaro têm como objetivo induzir governos estrangeiros a interferirem no processo judicial brasileiro, o que classificou como um atentado à soberania nacional.

A afirmação refere-se ao anúncio feito nas redes sociais pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, de sanções contra ministros do STF, incluindo o próprio Moraes, com o argumento de violação da liberdade de expressão no Brasil. A medida foi associada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, aliado de Bolsonaro, que também anunciou um tarifaço de 50% sobre importações brasileiras a partir de 1º de agosto.

“Confissão em juízo”

Moraes ainda reiterou que Bolsonaro confessou, em depoimento, ter enviado R$ 2 milhões arrecadados em uma campanha para que Eduardo Bolsonaro permanecesse nos Estados Unidos, onde tem promovido articulações por sanções internacionais contra o Judiciário brasileiro.

“Trata-se de tentativa de coação no curso do processo e obstrução de Justiça”, disse o ministro.

Medidas cautelares impostas a Bolsonaro

As medidas foram determinadas no último dia 18 de julho, no mesmo inquérito em que Eduardo é investigado. Confira as restrições:

  • Uso de tornozeleira eletrônica

  • Recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h) e integral aos fins de semana

  • Proibição de uso de redes sociais, direta ou indiretamente

  • Proibição de contato com embaixadores, autoridades estrangeiras e réus no processo

  • Proibição de entrada em embaixadas e consulados

Na última segunda-feira (21), a Primeira Turma do STF confirmou, por 4 votos a 1, a manutenção das medidas. Votaram a favor Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux foi o único a divergir, por não considerar risco de fuga.

Continue lendo

Brasil lança relatório genético inédito que estima o QI humano

Foto: MF Press Global Divulgação Notisul O Genetic Intelligence Project (GIP), primeiro relatório genético do mundo a estimar o QI humano com base na interação...

Moara Sacilotti entra para a história com 25 edições do Sertões

Marcos Leite - Dfotos - acervo Jalapão 2025 Divulgação Notisul A piloto Moara Sacilotti, pioneira e referência no motociclismo off-road, marca um feito inédito em...

STF, censura e liberdade de expressão: o dilema digital brasileiro

Eduardo Berbigier(*)A liberdade de expressão, pilar das democracias, enfrenta novos e complexos desafios na era digital. No Brasil, decisões recentes do Supremo Tribunal Federal...

Incêndio destrói veículo no pátio de igreja em Gravatal

FOTOS CBMSC Divulgação Notisul Um incêndio atingiu um carro estacionado no pátio de uma igreja no bairro Pouso Alto, em Gravatal, por volta das 19h27...

Nova ponte sobre o Rio da Madre é liberada para veículos em Tubarão

FOTO Tubarão Saneamento Divulgação Notisul A nova ponte Lourival Fernandes Braga, construída pela Tubarão Saneamento sobre o Rio da Madre, no bairro Campestre, está oficialmente...

CAPS II oferece curso de pintura para pacientes em Tubarão

Capacitação tem foco na inclusão, autonomia e geração de renda para pessoas em atendimento psicossocial Curso profissionalizante é fruto de parceria com o Sindicato Rural...

Tontura em idosos pode causar quedas graves e deve ser investigada

Especialista alerta para os riscos da tontura em idosos e orienta medidas de prevenção para garantir segurança e qualidade de vida Quedas afetam 40% dos...

Afasc amplia equipe nos CEIs com novas contratações

Mais de 90 profissionais foram contratadas para reforçar a educação infantil e novas vagas seguem abertas em Criciúma Reforço garante mais qualidade no atendimento às...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp