FOTO Reprodução Mídias Sociais
Faleceu na última sexta-feira (19), em Rio Preto (SP), o agropecuarista José David Kerbauy, aos 106 anos. Reconhecido como o maçom regular mais idoso do Brasil e das Américas, Kerbauy morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Nascido em 25 de dezembro de 1918, José David Kerbauy era um personagem vivo da história brasileira, tendo testemunhado eventos como a gripe espanhola, a Revolução Constitucionalista de 1932, a Segunda Guerra Mundial, a Era Vargas, quando as lojas maçônicas foram fechadas, e o período da Ditadura Militar.
Sete décadas de dedicação à maçonaria
Kerbauy foi iniciado na maçonaria em 1947. Desde 1980, era obreiro da Loja Cosmos, em Rio Preto, além de ter fundado outras duas lojas: Trabalho e Comunidade, e Fé e Esperança. Em maio deste ano, recebeu a medalha Cruz da Perfeição Maçônica, honraria concedida a irmãos com mais de 70 anos de dedicação à Ordem. Ao todo, foram 78 anos de atuação maçônica.
Despedida com honras
O velório ocorreu no sábado (20), no templo da Loja Cosmos, conforme tradição maçônica. O sepultamento foi realizado no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto.
Empresário respeitado e filantropo
Além da atuação maçônica, Kerbauy também se destacou como empresário nas áreas de agricultura e construção civil. Era conhecido por seu envolvimento em projetos filantrópicos na região do interior paulista, sempre pautado pelos princípios da solidariedade e do humanismo.

