Segundo boletim da Dive, 906 casos foram notificados no Estado e 104 evoluíram para óbito. Destes, 27 foram confirmados pelo vírus Influenza A.
Tubarão
Febre alta, tosse e dores pelo corpo podem ser sinais de gripe. Quem apresentar esses três sintomas associados deve procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. “A gripe é uma doença respiratória grave, causada pelos vírus influenza, e pode levar a complicações severas e até provocar a morte”, alerta o médico infectologista Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC).
Segundo ele, o tratamento realizado em até 48 horas do início dos sintomas reduz consideravelmente a chance de evolução da doença. “As equipes de saúde foram orientadas a aplicar o protocolo clínico para pacientes com gripe, que inclui desde a hidratação e alimentação adequada até a utilização de um arsenal terapêutico indicado pelo médico, que engloba o antiviral Tamiflu (oseltamivir), fornecido gratuitamente pela rede pública de saúde. E quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápida será a melhora”, acrescenta.
Segundo o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), de 1º de janeiro a 5 de julho foram notificados 906 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina e 104 evoluíram para óbito. Destes, 27 foram confirmados pelo vírus influenza A (H3N2), 71 tiveram resultado negativo para os vírus influenza A e B, sendo classificados como SRAG não especificada, e seis casos foram diagnosticados como SRAG por outros vírus respiratórios. Dos 27 óbitos que acometeram pacientes, um era residente de Jaguaruna e um de Santa Rosa de Lima.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
São casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que, na maioria dos casos, levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, entre os quais predominam os da influenza do tipo A e B; ou por bactérias, fungos e outros agentes.
Resfriado ou gripe?
É importante diferenciar gripe e resfriado. As duas doenças são infecções virais do sistema respiratório, transmitidas por meio da tosse ou do espirro, mas com sintomas e gravidades diferentes. Tosse, coriza, congestão nasal, com febre baixa ou sem febre são sintomas característicos de resfriado, que dura até quatro dias e pode ter complicações leves e moderadas, como sinusite e otite. Já a gripe dura até duas semanas e apresenta sintomas como febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, calafrios e tosse seca. As complicações, nesse caso, são severas, podendo evoluir para pneumonia e até provocar a morte. “Somente o médico poderá avaliar o quadro clínico e, se diagnosticada a gripe, o tratamento deverá ser iniciado precocemente, a fim de evitar a evolução para formas graves, independentemente da situação vacinal do paciente”, explica Fábio Gaudenzi.
Casos confirmados na região
Braço do Norte 6
Tubarão 6
Capivari de Baixo 3
Gravatal 2
Imbituba 2
Jaguaruna 2
Sangão 2
Santa Rosa de Lima 1
São Ludgero 1

