quinta-feira, 29 janeiro , 2026

Muda o ano, mas os dilemas continuam os mesmos…

Luciana Flor Correa Felipe*

Estamos na segunda semana de um novo ano. Acabamos de viver um período de comemorações, confraternizações e de muitas promessas, expectativas e esperança com relação a tempos melhores e mais leves em 2024.

Mas o que mudamos em nosso comportamento, atitudes, olhar e análise sobre a realidade, para que mereçamos esse “novo tempo”? Estamos mais envolvidos, solidários, engajados, reflexivos determinados a construir uma realidade diferente?

Há muito que se pensar sobre isso, pois geralmente queremos mudança com a manutenção do status quo. Queremos transformação, sem o nosso envolvimento. Esperamos por algo divino, mágico, como se a realidade que vivenciamos não tivesse sido construída por nós; seja diretamente, seja por nossa conivência, falta de atitude ou indiferença.

A anestesia dos seres humanos, o descuido com o próximo e com os que sofrem, a falta de zelo com a educação, o desdém com a vida e o desprezo pela natureza são exemplos atuais, da vil indiferença, que nos mantêm presos ao atual modelo de mundo, que é totalmente centrado no dinheiro.

Miséria, violência e exclusão estão definitivamente instadas no campo social. Basta circular por qualquer cidade para encontrarmos homens, mulheres e crianças mendigando ou até mesmo partindo para a violência e o roubo para conseguir drogas.

A presença desses excluídos até perturba nossa consciência, mas muito mais porque tememos por nossa segurança do que porque nos importamos com o outro.

Desprezo, falta de interesse e apatia são elementos relacionados à indiferença e, infelizmente esse sentimento vem sendo supervalorizado, pois tornou-se uma forma de “não carregar nas costas o peso do mundo”, de “desligar”, de “abstrair”. Ser indiferente, passou a ser visto como status de blindagem, frente aos demais.

Em função da indiferença, paradigmas que já poderíamos ter sido quebrados há muito tempo, como o trabalho colaborativo e menos competitivo, distribuição de riquezas ao invés de concentração, consumo consciente e tantos outros, são simplesmente ignorados.

Outrossim, a passividade e incapacidade de revolta, assim como a falta de projetos, coletivos ou individuais, parecem ser as principais características desse século.

A indiferença também está presente quando tapamos os olhos para aqueles que sofrem com a fome e com os conflitos ao redor do mundo, quando não conseguimos perceber os impactos desses dissidências em nossas vidas ou quando ignoramos a necessidade de reformularmos continuamente as leis para torná-las adequadas aos anseios da sociedade. Ou seja, quando levamos uma vida centrada apenas em bens materiais e, acima de tudo, quando ignoramos o chamado para mudarmos urgentemente nossa maneira de cuidar do planeta e de nós mesmos.

E é nessa hora que passamos a ser cúmplices das injustiças, pois nunca estivemos tão ameaçados, amordaçados, anestesiados, passivos, porém propensos, a se exterminamos uns aos outros.

Parafraseando Martin Luther King: “O que preocupa não é o grito dos maus, mas sim, o silêncio dos bons”.

*Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo e CEO da Integrative – Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e Graduação em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.

Continue lendo

Definido: Racli será responsável pela coleta de lixo em Tubarão

A Prefeitura de Tubarão concluiu a licitação para a contratação da empresa responsável pela coleta de lixo em Tubarão. O Lote 1 do processo,...

PRF e ViaCosteira promovem ações do Dia Nacional Álcool Zero no trânsito na BR-101

IMAGEM ViaCosteira Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Rodoviária Federal realiza amanha quinta-feira (30) diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Conscientização Álcool...

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha voltam ao Brasil

Os dois adolescentes identificados como suspeitos de envolvimento nos maus-tratos que resultaram na morte do cão comunitário Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis, retornaram...

Governo de SC responde STF e defende manter proibição de cotas raciais em universidades

O governo de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira (29) informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a manutenção da lei estadual que proíbe o...

Influenciadores expõem pedidos em nome do BRB para tratar do caso Master nas redes

Influenciadores digitais divulgaram nesta quarta-feira (28) e-mails enviados em nome do Banco de Brasília (BRB) com pedidos para que comentassem o caso Master em...

9ª edição da Festa de Iemanjá acontece neste domingo na Praia do Sol

A Praia do Sol, em Laguna, recebe neste domingo (1º), a partir das 16h, a 9ª edição da Festa de Iemanjá. A celebração é...

Tubarão inicia credenciamento de protetores independentes e ONGs de proteção animal

IMAGEM Canva Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Tubarão, por meio da Prefeitura de Tubarão e da Fundação de Meio Ambiente, iniciou o credenciamento...

Pelo Estado – MDB, PSD, PP e PSDB podem se unir para as próximas eleições 

 Depois que Jorginho Mello (PL) se uniu a Adriano Silva (Novo), deixando MDB “livre e aberto” a novas propostas, assim como fez (ou fará)...