sábado, 9 agosto , 2025

Muda o ano, mas os dilemas continuam os mesmos…

Luciana Flor Correa Felipe*

Estamos na segunda semana de um novo ano. Acabamos de viver um período de comemorações, confraternizações e de muitas promessas, expectativas e esperança com relação a tempos melhores e mais leves em 2024.

Mas o que mudamos em nosso comportamento, atitudes, olhar e análise sobre a realidade, para que mereçamos esse “novo tempo”? Estamos mais envolvidos, solidários, engajados, reflexivos determinados a construir uma realidade diferente?

Há muito que se pensar sobre isso, pois geralmente queremos mudança com a manutenção do status quo. Queremos transformação, sem o nosso envolvimento. Esperamos por algo divino, mágico, como se a realidade que vivenciamos não tivesse sido construída por nós; seja diretamente, seja por nossa conivência, falta de atitude ou indiferença.

A anestesia dos seres humanos, o descuido com o próximo e com os que sofrem, a falta de zelo com a educação, o desdém com a vida e o desprezo pela natureza são exemplos atuais, da vil indiferença, que nos mantêm presos ao atual modelo de mundo, que é totalmente centrado no dinheiro.

Miséria, violência e exclusão estão definitivamente instadas no campo social. Basta circular por qualquer cidade para encontrarmos homens, mulheres e crianças mendigando ou até mesmo partindo para a violência e o roubo para conseguir drogas.

A presença desses excluídos até perturba nossa consciência, mas muito mais porque tememos por nossa segurança do que porque nos importamos com o outro.

Desprezo, falta de interesse e apatia são elementos relacionados à indiferença e, infelizmente esse sentimento vem sendo supervalorizado, pois tornou-se uma forma de “não carregar nas costas o peso do mundo”, de “desligar”, de “abstrair”. Ser indiferente, passou a ser visto como status de blindagem, frente aos demais.

Em função da indiferença, paradigmas que já poderíamos ter sido quebrados há muito tempo, como o trabalho colaborativo e menos competitivo, distribuição de riquezas ao invés de concentração, consumo consciente e tantos outros, são simplesmente ignorados.

Outrossim, a passividade e incapacidade de revolta, assim como a falta de projetos, coletivos ou individuais, parecem ser as principais características desse século.

A indiferença também está presente quando tapamos os olhos para aqueles que sofrem com a fome e com os conflitos ao redor do mundo, quando não conseguimos perceber os impactos desses dissidências em nossas vidas ou quando ignoramos a necessidade de reformularmos continuamente as leis para torná-las adequadas aos anseios da sociedade. Ou seja, quando levamos uma vida centrada apenas em bens materiais e, acima de tudo, quando ignoramos o chamado para mudarmos urgentemente nossa maneira de cuidar do planeta e de nós mesmos.

E é nessa hora que passamos a ser cúmplices das injustiças, pois nunca estivemos tão ameaçados, amordaçados, anestesiados, passivos, porém propensos, a se exterminamos uns aos outros.

Parafraseando Martin Luther King: “O que preocupa não é o grito dos maus, mas sim, o silêncio dos bons”.

*Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo e CEO da Integrative – Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e Graduação em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.

Continue lendo

CEPON registra aumento de atendimentos e reforça excelência no cuidado oncológico

FOTOS Cepon Michelle Valle Divulgação Notisul O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis, unidade do Governo do Estado, apresentou crescimento expressivo nos atendimentos no...

Astro da NBA Miles McBride treina em Criciúma

FOTOS Bianca Bento Divulgação Notisul Armador do New York Knicks aproveitou visita à cidade natal da esposa para treinar na Satc, acompanhado da família. O jogador...

Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba ganha veículo para resgates

FOTOS PMI Divulgação Notisul Van Fiat Fiorino foi adquirida com recursos de emenda impositiva apresentada pelo PSB e vai reforçar ações de busca ativa e...

Baly Brasil acelera expansão e chega à Bahia com meta ousada

FOTOS Divulgação Notisul Marca de energéticos e bebidas funcionais participa da SuperBahia 2025 e promete transformar o mercado baiano, com crescimento acima da média. A Baly...

Praia do Rosa recebe 2ª etapa da Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

FOTO @hyurimaccari. Divulgação Notisul Evento será nos dias 16 e 17 de agosto, celebrando os 40 anos da Associação de Surf Imbitubense, com competições em...

SC Rural 2 chega à fase final para início da implantação no Estado

FOTO Aires Mariga Epagri Divulgação Notisul Projeto prevê investimento de US$ 150 milhões para fortalecer o setor rural e pesqueiro, com metade do valor destinado...

Porcada Summer 2026 promete edição histórica em Laguna

A 26ª edição da Porcada Summer, marcada para 10 de janeiro de 2026, no Porto Pesqueiro, em Laguna, promete ser a maior da história....

Neve volta a cair na Serra Catarinense neste sábado

FOTO Mycchel Legnaghi Divulgação Notisul Fenômeno foi registrado em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com temperaturas negativas e previsão de mais...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp