Uma data para celebrar os feitos econômicos, políticos e sociais. O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, representa um grande marco no calendário mundial. Representa o exemplo das mulheres operárias americanas que lutaram para conquistar direitos trabalhistas básicos que não existiam ou eram severamente desrespeitados no século 19 e início do século 20.
No Brasil, as mulheres conquistaram e estão conquistando importantes direitos trabalhistas, econômicos e sociais. Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Foi a partir desta data que as mulheres brasileiras começaram a abandonar o perfil submisso de donas de casa para assumirem um papel de destaque em nossa sociedade. Hoje, as mulheres estão participando cada vez mais da vida pública, estão fortemente presentes na educação, na saúde, no comando das grandes corporações e até mesmo no futebol, esporte que até bem pouco tempo atrás era exclusivamente praticado pelos homens.
Um líder mundial certa vez disparou uma frase simples, mas de imensa importância para quem ouviu e interpretou corretamente o seu significado. Entre outras palavras, esse sábio cidadão disse que o nosso mundo seria outro, talvez totalmente livre das guerras, dos conflitos, da fome e da miséria se a presença feminina no comando dos países fosse maior. De fato, elas são mais sensíveis às causas sociais, entendem muito melhor dos problemas das famílias e sabem usar muito bem da razão e da sensibilidade para alcançar objetivos.
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos deixar a nossa mensagem de saudação a todas as mulheres catarinenses que fazem a diferença na construção de um mundo mais fraterno, humano e democrático. O mundo precisa de vocês.

