Cerca de 100 atendimentos diários foram realizados na última terça e quarta-feira (8 e 9 de abril) no Presídio Masculino Regional de Tubarão durante o Mutirão de Saúde Carcerária. A ação solidária, organizada pelo Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul, contou com o envolvimento de 10 estudantes de Medicina e apoio da farmacêutica Eurofarma, levando dignidade e cuidado à população carcerária da cidade.
Estudantes levam dignidade e saúde a quem muitas vezes é esquecido
Durante dois dias, os estudantes de Medicina da UniSul, campus Tubarão, atuaram diretamente no setor de saúde do presídio, onde cinco consultórios foram preparados exclusivamente para a ação. A triagem foi realizada nos próprios consultórios, e os casos mais complexos foram encaminhados aos médicos preceptores para definição das condutas clínicas.
- A média de 100 atendimentos por dia agilizou o cuidado médico na unidade
- A iniciativa proporcionou atenção integral à saúde da população carcerária
- Os medicamentos foram fornecidos pela Eurofarma e pela farmácia do presídio
Primeira ação do comitê em presídio destaca compromisso social da UniSul
De acordo com a estudante Beatriz Nascimento, vice-presidente do Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul, esta foi a primeira ação realizada dentro da unidade prisional. Segundo ela, a missão do grupo é levar saúde onde ela raramente chega. A atividade reforça o papel transformador da universidade na comunidade, especialmente em populações marginalizadas.
Iniciativa faz parte da atuação social do ecossistema Ânima
A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima – maior ecossistema de educação de qualidade do Brasil –, é reconhecida por suas ações sociais. Com campi em diversas cidades catarinenses, a universidade investe em projetos de extensão que impactam diretamente a população. Só em 2023, foram mais de 270 mil atendimentos gratuitos prestados à comunidade.
UniSul une ensino de excelência e compromisso com a comunidade
A instituição, com 60 anos de atuação em Santa Catarina, oferece mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações, além de mestrados e doutorados com notas de excelência na CAPES. A atuação em polos digitais também garante acesso ao ensino superior em diversas regiões. Ações como o mutirão no presídio reforçam seu compromisso com uma formação cidadã e transformadora.
Receba as principais notícias do Brasil e do mundo diretamente no seu celular ou computador!
Entre agora no nosso grupo de WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real: clique aqui.