Priscila Loch
Gravatal
A saída da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), onde ocupava o cargo de diretor executivo desde 2005, valeu a pena para Nardo Nesi (PP). Oito anos após ser derrotado nas urnas pelo atual prefeito de Gravatal, Rudnei do Amaral Fernandes (PMDB), Nardo foi novamente eleito para governar o município.
O pedido de demissão da Amurel, em junho, foi feito após o progressista colocar o nome à disposição do partido como pré-candidato a prefeito. A legislação eleitoral não permite a compatibilidade dos dois cargos.
Nardo foi prefeito de Gravatal de 2000 a 2004. Este ano, entre as prioridades apresentadas em seu plano de governo estava a segurança. Reafirmar convênios com as polícias militar e civil, implantar câmeras de videomonitoramento e promover campanhas de prevenção nas escolas do municípios estão entre as suas propostas.
Na área da saúde, Nardo e seu vice, Álvaro José Júnior (PSD), projetam a implantação de uma unidade de pronto atendimento 24 horas e o programa Samu Gravatalense, que visa o encaminhamento de pacientes para outros hospitais.
Compareceram às urnas ontem 8.469 eleitores e 658 (7,77%) faltaram. Do total de votos válidos, 82 (1,05%) votaram em branco e 130 (1,66%) anularam.


