sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Neurônio artificial único imita regiões cerebrais com 100% de precisão

Pesquisadores desenvolveram um único neurônio artificial capaz de imitar múltiplas regiões do cérebro humano com uma precisão que chega a 100%. O avanço, divulgado pela Universidade de Loughborough em parceria com o Instituto Salk e a Universidade do Sul da Califórnia, foi publicado na revista Nature Communications e pode transformar o futuro da robótica e de sistemas neuromórficos.

Um único dispositivo, múltiplas funções cerebrais

Chamado de transneurônio, o componente consegue alternar entre funções típicas de áreas cerebrais relacionadas à visão, ao planejamento e ao movimento — uma flexibilidade que, até então, era exclusiva de sistemas biológicos.

Para avaliar a tecnologia, os cientistas alimentaram o dispositivo com sinais elétricos e depois compararam sua resposta a dados reais de neurônios de macacos rhesus. Ajustando parâmetros elétricos, o transneurônio conseguiu reproduzir padrões neuronais de três regiões cerebrais diferentes com 70% a 100% de precisão.

Demonstramos que um único neurônio artificial pode ser ajustado para reproduzir o comportamento de neurônios visuais, motores e pré-motores — explicou o professor Sergey Saveliev, autor correspondente do estudo.
Isso abre portas para chipsets capazes de interpretar informações visuais e controlar movimentos usando apenas um punhado de neurônios artificiais.

Computação biológica em escala artificial

O transneurônio não apenas replica sinais biológicos: ele processa informações de maneira comparável a neurônios vivos. Ao receber mudanças nos sinais elétricos, adapta sua taxa de disparo; quando recebe dois estímulos simultâneos, reage de acordo com o intervalo entre eles — algo que normalmente exigiria redes inteiras de neurônios artificiais.

A chave para essa versatilidade está em um memristor, um componente em nanoescala composto por átomos de prata capazes de se reorganizar e formar pontes microscópicas, gerando pulsos elétricos que simulam atividade neural.

Ao alterar a voltagem, podemos fazer a mesma unidade agir como diferentes neurônios do cérebro — destacou o professor Alexander Balanov.
Nossos neurônios artificiais também respondem a mudanças de pressão e temperatura, o que pode dar origem a sistemas sensoriais artificiais.

Rumo a sistemas nervosos robóticos

O próximo passo é ambicioso: criar um “córtex cerebral em um chip”, integrando vários transneurônios em redes interconectadas capazes de aprendizagem autônoma.

Para o professor Joshua Yang, da USC, essa tecnologia pode permitir que robôs aprendam mais rápido, consumindo menos energia e dados.

Pesquisadores também vislumbram aplicações biomédicas.
O Dr. Pavel Borisov sugere que, futuramente, esses dispositivos poderão ser integrados ao sistema nervoso humano ou mesmo auxiliar em estudos sobre consciência.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....