terça-feira, 29 julho , 2025

No Dia Mundial do Meio Ambiente, MPSC reforça compromisso com a proteção dos recursos naturais em Santa Catarina

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) destaca sua atuação na preservação dos biomas, dos recursos hídricos e na promoção da qualidade de vida dos catarinenses. A instituição reforça seu papel como defensora do meio ambiente, atuando desde a preservação de ecossistemas até o combate a crimes ambientais.

Segundo a Promotora de Justiça Stephani Gaeta Sanches, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), “a atuação do MPSC é incansável, buscando garantir um futuro sustentável, em que a natureza e a qualidade de vida caminhem lado a lado para todos os catarinenses”.

Atuação ambiental em todo o estado

O MPSC conta com 115 Promotorias de Justiça com atuação ambiental em diversas regiões do estado. Um marco importante foi a criação, em 2000, da primeira Promotoria de Justiça Temática do Brasil — a 4ª Promotoria da Comarca de Palhoça, especializada na proteção do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina, que abrange nove municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes.

Ações judiciais garantem preservação em Florianópolis

A 22ª Promotoria de Justiça da Capital ajuizou cinco ações civis públicas contra o Município de Florianópolis e a Fundação Municipal do Meio Ambiente, exigindo a publicação e implementação dos Planos de Manejo das unidades de conservação da cidade. Esses documentos são fundamentais para orientar o uso sustentável e proteger a biodiversidade.

Até agora, foram concedidas três liminares referentes aos seguintes parques:

  • Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira

  • Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho

  • Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste

As decisões determinam a publicação dos planos e a apresentação de cronogramas de execução, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por obrigação descumprida. Contudo, duas liminares estão suspensas após recurso do Município, e o MPSC recorreu das decisões.

Compensação ambiental após acidente químico em Joinville

Em Joinville, a 21ª Promotoria de Justiça firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa Buschle & Lepper S/A, após o vazamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca, em janeiro de 2024. O acidente comprometeu o abastecimento de cerca de 75% da população joinvilense.

Como compensação, a empresa se comprometeu a investir mais de R$ 1,3 milhão em medidas ambientais, incluindo:

  • Apoio financeiro a ONGs de proteção animal.

  • Aquisição de equipamentos para a Polícia Militar Ambiental de Joinville, como viatura, quadriciclo, computadores e monitores.

O TAC também definiu prazos e multas diárias em caso de descumprimento.

Recuperação do Rio das Pedras em Videira

Em Videira, a 2ª Promotoria de Justiça acompanha o programa “Juntos Pelo Rio das Pedras”, que visa recuperar e conservar um trecho de 75 hectares do rio que passa por uma área com empresas e residências.

O projeto surgiu em 2021, após denúncias de despejo irregular de esgoto e produtos químicos. A partir daí, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente passaram a monitorar a região. A Promotoria instaurou um procedimento administrativo, buscando soluções extrajudiciais. Com o envolvimento de moradores e empresários, várias empresas aderiram voluntariamente à iniciativa. Atualmente, a qualidade da água já apresenta melhorias significativas.

Ação para preservar a Lagoa do Caverá no sul de SC

No sul do estado, o MPSC ajuizou uma ação civil pública contra os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio e Balneário Gaivota, além do Estado de Santa Catarina, para conter a degradação da Lagoa do Caverá, a maior lagoa de água doce do estado, com 990 hectares, integrante do Aquífero Guarani.

Em 45 anos, a lagoa perdeu mais de 50% da sua área, impactada por atividades como a rizicultura, a extração de turfa e a agropecuária, que ameaçam esse importante manancial utilizado para abastecimento humano, pesca e lazer. O MPSC requer a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para recuperar a lagoa.

Proteção das nascentes do Lageado São José no oeste

No oeste catarinense, o Lageado São José abastece cidades como Chapecó, Guatambu, Cordilheira Alta, São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul e Planalto Alegre.

Em 2023, a partir de um inquérito civil da 9ª Promotoria de Justiça de Chapecó, foram identificadas e protegidas:

  • 138 nascentes

  • 123 trechos de cursos d’água

Esse trabalho abrangeu 97 propriedades rurais em Chapecó e Cordilheira Alta, com a participação do Consórcio Iberê, da Epagri e das Secretarias de Agricultura dos dois municípios. A ação teve como objetivo garantir a proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e melhorar a segurança hídrica da região.


Dia Mundial do Meio Ambiente: O MPSC reafirma seu papel como guardião do meio ambiente, com ações que preservam o patrimônio natural catarinense e garantem qualidade de vida para as gerações futuras.

Continue lendo

Select lança aplicativo com foco em autonomia e saúde na palma da mão

FOTOS Select Saúde Divulgação Notisul A Select Operadora de Planos de Saúde lançou nesta semana seu novo aplicativo móvel, disponível gratuitamente para Android e iOS....

Trato por Laguna já evitou 3 bilhões de litros de esgoto no meio ambiente

Fotos: Acervo CASAN  Divulgação Notisul Com ações contínuas desde 2021, o programa Trato por Laguna, desenvolvido pela CASAN em parceria com a Prefeitura, já vistoriou...

Criciúma recebe encontro da Jornada Nacional de Inovação da Indústria

FOTO Divulgação Notisul Criciúma será sede, no dia 30 de julho, de um dos encontros da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, promovida pela CNI...

Dupla se entrega no RS por homicídios em SC e foragido gaúcho é preso em Ilhota

FOTO PCSC Divulgação Notisul A segunda-feira (28) foi marcada por ações integradas entre as polícias civis de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em...

Vivência Premiada: Unisul oferece bolsa exclusiva para quem tem mais de 50 anos

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, lançou a bolsa “Vivência Premiada”, iniciativa voltada a pessoas com 50 anos ou mais que desejam retomar os...

CFM proíbe uso de anestesia para realização de tatuagens

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de anestesia em qualquer tipo de procedimento de tatuagem estética, independentemente da área do corpo...

Laguna comemora 349 anos com avanços e esperança renovada

Nesta terça-feira, 29 de julho, Laguna celebra 349 anos de história, cultura e tradição. Um dos municípios mais antigos e emblemáticos de Santa Catarina,...

Pelo Estado – Gigante internacional da engenharia projeta negócios com SC

 Santa Catarina recebeu, neste mês de julho, uma comitiva da Power China, uma das maiores empresas globais de engenharia e energia, para uma visita...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp