Maycon Vianna
Laguna
Basta uma passadinha pelas ruas do centro histórico de Laguna para ter certeza de uma coisa: quem visitar a Cidade Juliana nesta temporada será premiado com várias atrações. Pelo menos esta é a garantia da direção das secretarias de turismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que devem fechar o cronograma do calendário de Natal, verão e Carnaval de Laguna ainda nesta semana.
“Será um Natal encantado para os lagunenses. Estamos com quase tudo acertado. Quando o prefeito (Everaldo dos Santos – PMDB) voltar de viagem, acertaremos os detalhes”, garante o secretário de turismo e lazer da prefeitura de Laguna, João Carlos Fagundes.
As atividades culturais e demais atrações iniciam no início do próximo mês. A chegada do Papai Noel ocorrerá no próximo dia 8, às 21 horas. “Ele virá de barco pelas docas do centro histórico. Até o Natal, uma das atrações será a estação de trenó do Papai Noel, que levará o público para um passeio pelo centro de Laguna”, adianta o presidente da CDL, Samir Ahmad.
Como diferencial neste ano, serão colocadas caixas de som por todo o comércio para criar um ambiente com músicas natalinas. Além disso, a decoração terá um destaque especial. “Em 2012, era possível ver com ênfase os enfeites somente durante a noite. Neste ano, daremos um destaque aos adereços também no decorrer do dia”, detalha Samir.
Programação
De dezembro até março, quando termina o Carnaval, shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas farão a alegria de turistas e moradores de Laguna. A abertura de verão ocorre no próximo dia 4, com a 16ª edição do Moto Laguna. Em seguida, o comércio do centro histórico terá atrações diversificadas com a programação de Natal. No dia 28 de dezembro estão agendados shows nacionais com Michel Teló e Armandinho, em uma arena montada na Praia dos Molhes.
Dia 31, o réveillon terá apresentações de bandas locais e show pirotécnico na Praia do Mar Grosso. Dia 4 de janeiro, quem faz a festa é o pagode do Sorriso Maroto. “Fecharemos com chave de ouro o Carnaval onde já negociamos parcerias com a perspectiva de trazermos grandes shows nacionais”, adianta o secretário de turismo e lazer de Laguna, João Carlos Fagundes.
Iluminação começa a ser testada hoje em Tubarão

A decoração natalina em Tubarão está praticamente finalizada. O material de enfeite noturno terminou de ser instalado ontem. Hoje, já iniciam os testes da iluminação. “Estamos focados em terminar o presépio da beira-rio. Os adereços estão muito bonitos, o nosso Natal será diferenciado”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Felipe Nascimento.
Outra novidade do Natal deste ano deverá ser um teatro de rua. “Negociamos com uma atração bem diversificada. Um teatro com estilo circense, como ocorre no Natal de Gramado, no Rio Grande do Sul”, compara Felipe.

