Foto: F1.com/Divulgação
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Lando Norris demonstrou maturidade e velocidade neste sábado (25) e conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Cidade do México de 2025, superando os carros da Ferrari e deixando o atual campeão mundial Max Verstappen em quinto lugar no grid.
O britânico da McLaren marcou 1m15s586, cravando uma volta perfeita no segundo trecho da Q3, 0s262 mais rápida que a de Charles Leclerc e 0s352 à frente de Lewis Hamilton, ambos de Ferrari. O resultado reforça a força da equipe papaya, que segue como a referência em ritmo de classificação nas últimas etapas.
“Não sei exatamente como fiz. Foi uma volta incrível, tudo se encaixou no momento certo”, celebrou Norris, que chega à corrida de domingo com a oportunidade clara de vencer e tornar-se líder do campeonato mundial.

Norris conseguiu uma volta perfeita no último momento da Q3 e garantiu o P1

O GP do México tem 4.304 km e 71 voltas.
Enquanto isso, George Russell (Mercedes) ficou em quarto, seguido de Verstappen (Red Bull) em quinto e Kimi Antonelli (Mercedes) em sexto. O espanhol Carlos Sainz, agora na Williams, terminou em sétimo, mas perderá cinco posições no grid por punição herdada do GP de Austin.
Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren, enfrentou dificuldades de equilíbrio e ficou apenas em oitavo. O top 10 foi completado por Isack Hadjar (Racing Bulls) e Ollie Bearman (Haas), ambos tiveram bom desempenho no Q1 e no Q2.
Resultado das classificatórias — GP do México 2025
| Posição | Piloto | Equipe | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1 | Lando Norris | McLaren | 1:15.586 |
| 2 | Charles Leclerc | Ferrari | 1:15.848 |
| 3 | Lewis Hamilton | Ferrari | 1:15.938 |
| 4 | George Russell | Mercedes | 1:16.034 |
| 5 | Max Verstappen | Red Bull | 1:16.070 |
| 6 | Kimi Antonelli | Mercedes | 1:16.130 |
| 7 | Carlos Sainz | Williams | 1:16.214* |
| 8 | Oscar Piastri | McLaren | 1:16.376 |
| 9 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 1:16.402 |
| 10 | Ollie Bearman | Haas | 1:16.539 |
(*com punição de 5 posições)
Verstappen ainda no páreo contra as McLarens?
Após o forte desempenho nas sessões de sexta-feira, muitos esperavam que Max Verstappen disputasse a pole no México. O holandês chegou a liderar o segundo treino livre com o carro da Red Bull exibindo velocidade promissora, mas o que parecia vantagem acabou diluindo na classificação.

O desempenho das qualificatórias não foi o esperado pela RBR e por Verstappen.
O novo assoalho da Red Bull, introduzido em Monza e ajustado para o circuito mexicano, garantiu ganhos sutis em curvas lentas, cerca de 0,2s por volta, mas o tetracampeão mundial sofreu com o grip do carro na pista e perdeu segundos valiosos nas qualificatórias. O resultado: Norris foi quase meio segundo mais rápido no momento decisivo da Q3, supreendendo a todos.
Segundo dados da sexta-feira, a Red Bull aparecia 0,04s à frente da McLaren nas simulações de volta rápida. No entanto, no ritmo de corrida, os papéis se inverteram: a equipe britânica era 0,15s mais veloz nas simulações longas, mesmo usando pneus mais macios.
A diferença no traçado mexicano
O Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado a mais de 2.200 metros de altitude, é desafiador para os motores e para a aerodinâmica. A Red Bull apostou em menor arrasto para maximizar a velocidade nas retas, enquanto a McLaren optou por mais carga aerodinâmica para ganhar tempo nas curvas médias, a escolha que fez a diferença na Q3.
Norris, com o carro mais estável e preciso, soube aproveitar o grip disponível nas zonas de tração curta e extraiu o máximo dos pneus macios. Verstappen, em contrapartida, relatou dificuldades de aderência e instabilidade no segundo setor onde perdeu a maior parte do tempo.
McLaren consistente, Red Bull dependente de estratégia
O ritmo de corrida ainda pode favorecer Verstappen, que larga da terceira fila com chances reais de recuperação. A Red Bull planeja uma estratégia alternativa com pneus médios, apostando em stints mais longos e em possíveis intervenções do Safety Car, algo comum nas corridas mexicanas, além da frieza de Verstappen durante as disputas de colocação contra os outros pilotos.
Mas a McLaren chega confiante. Norris declarou que o carro “melhorou de forma natural com a temperatura da pista” e que a equipe “tem mais ritmo de corrida do que em Austin”. Mesmo sem atualizações recentes, o conjunto vem mostrando eficiência notável em gestão de pneus e tração, dois fatores cruciais para a corrida.
Enquanto isso, a Ferrari aparece como força intermediária, sólida tanto em classificação quanto em ritmo de corrida, ainda mais com a dobradinha no Q3.
Expectativas para o domingo
Com McLaren e Red Bull em abordagens distintas, o GP do México promete ser estratégico. Norris larga com a vantagem da pista limpa e o melhor ritmo em stints curtos, mas será seguido de perto com LeClerc e Hamilton. Verstappen, deve aproveitar alguma brecha se conseguir se livrar de Russel. O holandês é conhecido por extrair o máximo em condições adversas e permanece vivo na briga pela vitória, especialmente se o desgaste de pneus afetar os rivais.
O duelo entre Norris e as Ferraris promete ser o centro das atenções no domingo, com Verstappen e Mercedes prontos para aproveitar qualquer deslize do top 3 do grid.
O GP será transmitido as 17h (horário de Brasília). A transmissão será pelo aplicativo da Band TV, de forma gratuita ou pela F1TV Pro.

