segunda-feira, 14 julho , 2025

Nota de esclarecimento: ” fura fila” do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde através da Central de Regulação Ambulatorial Municipal vem por meio deste prestar esclarecimentos sobre notícias inverídicas que estão em circulação em relação a “fura fila” do SUS e “compras” de consultas e exames.

Informo que as solicitações para procedimentos e consultas são inseridas no Sistema Nacional de Regulação – SISREG. Este sistema tem como objetos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS.

O funcionamento se dá da seguinte forma:

De acordo com o manual do SISREG, o acesso aos serviços especializados de saúde é definido a partir da aplicação de três conceitos, que são: Rotina, Prioridade e Urgência e é a escolha do conceito que define se o acesso será disponibilizado através da Regulação, ou da fila de espera.

Sendo assim, as marcações não são somente por ordem de inserção no sistema, ou seja, de quem é inserido primeiro, mas são também por classificação de risco, de acordo com o quadro clínico do paciente.

Cabe ao profissional regulador fazer essa classificação de risco. Esse profissional regulador é o médico. Em Laguna temos 1 médica reguladora que é a autoridade sanitária para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e demais critérios médicos de priorização.

Sendo assim, não necessariamente aquele paciente que deu entrada primeiro que um outro determinado paciente, terá o seu agendamento primeiro, mas será de acordo com o grau de prioridade de acordo com o seu quadro clínico.

Por exemplo, pacientes oncológicos ou já com suas cirurgias agendadas tem prioridade em relação a um paciente que aguarda uma consulta ou exame de rotina.

Abaixo consta para conhecimento informações retiradas na íntegra da instrução normativa estadual do SISREG.

As classificações se dão por cores:

As cores serão:

– Rotina: São considerados “encaminhamentos de rotina”, todos aqueles que não possuem nenhuma referência quanto à gravidade e/ou prioridade de marcação.

Para os encaminhamentos de rotina haverá apenas um critério de inserção na lista de espera, que é o cronológico (ordem de chegada). Os Centros de Saúde devem inserir todos os encaminhamentos de rotina na lista de espera do SISREG.

Os casos considerados rotina serão aqueles que obtiveram a cor verde e/ou azul na classificação de risco e serão agendados automaticamente pelo sistema.

– Prioridade: São aqueles encaminhamentos:

  1. Em que a demora na marcação altere sobremaneira a conduta a ser seguida; ou
  2. Cuja demora implique quebra do acesso a outros procedimentos como, por exemplo: a realização de cirurgias;

III. Gestantes (para atendimento aos procedimentos inerentes ao pré-natal ou situações clínicas que podem agravar a gestação).

Caberá ao regulador avaliar cada situação e decidir com base nos critérios clínicos e de prioridade seguindo protocolos do estado. Os Centros de Saúde devem inserir todos os encaminhamentos prioritários na Regulação, com justificativa clínica e hipótese diagnóstica para essa classificação.

– Urgência: São os encaminhamentos que não podem ser inseridos e aguardar em lista de espera, sob pena de graves comprometimentos clínicos e/ou físicos ao usuário. São os procedimentos que o regulador classificará como vermelho ou amarelo.

Os Centros de Saúde devem inserir todos os encaminhamentos de urgência na Regulação, com justificativa clínica e hipótese diagnóstica, fornecidas pelo médico assistente.

A Central de Regulação em Laguna é aberta para atendimento ao público, sedo transparente quanto às suas ações e serviços. Os usuários sempre acessam esse serviço para consultas de suas situações junto ao sistema SISREG.

Importante ressaltar que existem serviços que são de competência do município e outros que são de competência do estado, esses pacientes por sua vez, são inseridos no SISREG via TFD, não tendo o município autonomia para gerir essa fila estadual.

Diante do exposto, as informações circulantes contendo acusações de que existe “pagamentos para se passar na frente”, alegando “fura fila” é falsa, denigre a imagem e moral dos servidores que prestam serviços nesse setor. Trata-se de uma acusação grave e inverídica.

Para conhecer mais sobre as atribuições da Central de Regulação Ambulatorial, deixo abaixo o link acesso à Instrução Normativa na Íntegra, no Portal da Secretaria de Estado da Saúde de SC: http://portalses.saude.sc.gov.brindex.phpoption=com_phocadownload&view=categor  y&id=19&Itemid=518.

Continue lendo

Brasil x Coreia do Sul: sucesso de vendas com Minha Entrada

Sucesso de público e organização tem assinatura da Minha Entrada nos amistosos de vôlei em SC Os quatro amistosos internacionais de vôlei entre Brasil e...

Superman estreia com US$ 217 milhões e bate recorde na franquia

O novo filme do Superman, dirigido por James Gunn, estreou com arrecadação global de 217 milhões de dólares no fim de semana, o melhor...

Gravatal avança na obra da nova sede da prefeitura com segunda laje concluída

A Prefeitura de Gravatal segue firme no caminho da modernização da gestão pública com mais um avanço na construção da nova sede. Na última...

Arraiá da Prevenção oferece testes e vacinas contra hepatite em UBS de Tubarão

Nesta quinta-feira, 17 de julho, as Unidades Básicas de Saúde São João I e II, em Tubarão, promovem o “Arraiá da Prevenção”, uma ação...

Adocon lança livro e celebra 29 anos de luta pelos consumidores

A Adocon – Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania – celebra seus 29 anos de atuação com o lançamento do...

Polícia Civil realiza operação contra pornografia infantil em Sangão

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta segunda-feira (14) mais uma fase da Operação “Bad Vibes” no município de Sangão. Um mandado de...

Tarifaço de Trump faz exportadores brasileiros de mel enfrentarem impasse

Exportadores brasileiros de mel enfrentam recuo de clientes nos Estados Unidos após o anúncio de uma tarifa de 50% por Donald Trump. Enquanto parte...

Trump ameaça Rússia com tarifa de 100% se não houver cessar-fogo

Durante reunião com o secretário-geral da Otan na Casa Branca nesta segunda-feira (14), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que aplicará tarifas de...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp