Florianópolis
Representantes do Notisul participaram nesta segunda-feira (11), em Florianópolis, do evento de apresentação do SC Portais de Notícias, formado a partir dos jornais de interior membros da Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC).
O novo projeto tem o objetivo de integrar os conteúdos jornalísticos regionais. A apresentação do portal ocorreu na Associação Catarinense de Tecnologia e Inovação (Acate) e reuniu profissionais de jornais do interior e lideranças do setor de comunicação no Estado. O editor-chefe do Notisul, Rafael Andrade, e o editor adjunto do jornal tubaronense, Willian Reis, representaram o Sul catarinense.
Para o diretor do SC Portais de Notícias, Adriano Kalil, a iniciativa é uma estratégia em que todos os participantes usam a mesma modalidade de plataforma, na qual são acompanhados e eventualmente podem receber orientações para melhorar um determinado ponto. “É Santa Catarina a um clique”, resume ele.
Kalil avalia que os jornais impressos vivem hoje mudanças provocadas pela internet, mas que ainda mantém um patrimônio, que é a informação de qualidade e com credibilidade. “Vamos cobrir todo o interior com o nosso trabalho. O portal vai transferir tecnologia para cada portal participante”, explica.
O secretário estadual da Comunicação, João Debiasi, também esteve no evento e parabenizou a iniciativa. “Confirma o protagonismo de Santa Catarina no sentido de buscar inovação com qualidade. Isso fortalece os jornais de interior. A gente vê de forma positiva, porque há a necessidade de a população local se ver”, diz. Para Debiasi, o portal também é uma maneira de integrar as diferentes regiões do Estado.
Pela manhã, antes da apresentação do projeto, houve um seminário sobre como explorar as redes sociais para alavancar a audiência dos portais de notícias. Durante a conferência, o Notisul foi citado como um dos jornais de interior com maior número de acessos em seu portal, lançado no início deste ano.