sexta-feira, 20 fevereiro , 2026

Novo prazo: só em 2012

 

Mirna Graciela
Tubarão 
 
As câmeras de segurança no centro de Tubarão não estarão em funcionamento até o próximo dia 31, conforme prazo definido por entidades de classe, governo municipal e Polícia Militar. A previsão é para o primeiro trimestre de 2012.     
Isto porque as obras da Central Regional de Emergência – de onde será feito o controle das imagens – em um prédio no 5º batalhão da PM, no bairro São João, estão 45% concluídas. A readequação do espaço físico é o que falta para o projeto de monitoramento ser colocado em prática.
 
Um termo de aditivo de ampliação do prazo para mais 90 dias foi solicitado ontem pela SBCC Construções (empresa responsável pela obra), à secretaria de segurança pública (SSP). 
 
Os trabalhos iniciaram em 22 de setembro. Desde então, de quatro a oito funcionários trabalham diariamente. O diretor-gerente da empresa, Tales Darós, garante que até o próximo dia 31 toda a parte de infraestrutura interna estará concluída. 
 
No entanto, a ampliação de entrega foi necessária porque, após este processo, inicia a construção do heliponto – incluído na verba destinada ao projeto – em uma quadra ao lado da central. A área destinada a pousos e decolagens poderá ser usada por outras corporações, como o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). 
 
Depois, outra empresa assumirá a parte tecnológica – instalação da central de rádio e telefone, e o monitoramento das câmeras – para, então, colocar os equipamentos no centro da cidade. Os recursos do governo do estado para a readequação do espaço, de 256 metros quadrados, são de R$ 178.990,00. 
 
Projeto prevê ampliação e comandante da PM reclama da demora
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini, não esconde o seu descontentamento pela longa espera da instalação das câmeras de segurança. 
Segundo ele, uma visita do secretário de desenvolvimento regional Haroldo Silva, o Dura, às obras da Central Regional de Emergência está programada esta semana. “Ele vem para ver o andamento dos trabalhos e tentar agilizar, cobrar maior empenho da secretaria de segurança pública”, explica o comandante. 
Como o projeto prevê a ampliação de oito para 28 câmeras por meio de uma parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada, o comandante espera que logo o ritmo fique mais intenso. 
“Além da parte central e os acessos à cidade, outros pontos são estudados. Isto será definido em conjunto com a Polícia Militar, prefeitura, empresas e comunidade. Inclusive, tem moradores que estão se mobilizando com a proposta de custear o equipamento para seus bairros”, contou Bertoncini. 
 
Efetivo será reforçado com o horário especial do comércio para o Natal
Como a instalação das câmeras de segurança caminha a passos lentos, aumentar o efetivo policial é cada vez mais necessário. Ainda mais com o horário especial de funcionamento do comércio (até as 22 horas), a partir de hoje.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini, avisa que a PM acompanhará o horário estendido. “Uma Van com quatro policiais fará o policiamento preventivo na área central. Também haverá uma viatura exclusiva para Oficinas, Humaitá de Cima e outros bairros em que o comércio é atuante”, garantiu. 
Além disto, de acordo com o efetivo diário, será feito o policiamento ostensivo. “Temos consciência de que o policial caminhando nas ruas dá mais segurança às pessoas que estiverem fazendo suas compras”, admitiu o comandante.
No entanto, Bertoncini disse que a população também tem que se prevenir. Estacionar em locais seguros, não deixar compras em cima do banco para evitar arrombamentos, cuidar das bolsas nos deslocamentos a pé e a qualquer atitude suspeita acionar o 190 são algumas dicas. 
“Infelizmente, quanto maior o número de pessoas, maior a ação criminal. E nesta época a tendência é o aumento da criminalidade”, analisou o comandante. 

 

Continue lendo

Diamante realiza manutenção em caminhão dos Bombeiros de Capivari de Baixo

IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Capivari de Baixo, buscou apoio técnico...

Praia Grande realiza Expocanyon & Festival de Balonismo 2026 com show nacional

IMAGEM PMPG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 5 minutos A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove entre os dias 13...

Carnaval de Laguna 2026 reúne 250 mil pessoas e movimenta R$ 50 milhões

FOTO  Eduardo Delgado Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos O Carnaval de Laguna 2026 consolidou o município como uma das principais referências da folia no...

Pelo Estado – MDB promove encontros pelo Estado para recalcular a rota 

 Após romper com Jorginho Mello (PL), o MDB agora segue, em caravana, pelos principais municípios catarinenses para consultar seus filiados sobre os próximos passos...

Investigação apura acidente na BR-101 em Itajaí

A investigação do acidente na BR-101 em Itajaí que terminou com três mortes está em andamento e deve esclarecer as circunstâncias do engavetamento registrado...

O que pode e não pode na Quaresma? Veja recomendações da Igreja Católica

A Quaresma é um dos períodos mais importantes do calendário da Igreja Católica. O tempo litúrgico começa na Quarta-feira de Cinzas e dura 40...

98 celulares furtados no Carnaval 2026 são recuperados em operações em SC

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos Os casos de celulares furtados no Carnaval 2026 resultaram na recuperação de 98 aparelhos na Grande Florianópolis...

Operação integrada prende dois suspeitos de organização criminosa no Papaquara

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), e a Polícia Militar,...