O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão neste sábado (3), véspera do primeiro turno das Eleições 2026.
A manifestação ocorre tradicionalmente antes do pleito e terá como objetivo incentivar a participação dos eleitores na votação de domingo (4). Nunes Marques também deverá abordar medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para garantir a segurança e a transparência do processo.
Presidente do TSE votará em Brasília
Embora tenha domicílio eleitoral em Teresina (PI), Nunes Marques solicitou voto em trânsito para participar da votação em Brasília.
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado no domingo (4). Segundo o TSE, a votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
A manifestação do presidente do TSE ocorre em um momento de orientação ao eleitorado sobre os procedimentos para a votação.
Eleitor fará seis escolhas na urna
No primeiro turno, o eleitor terá seis votos para registrar. A sequência definida pela Justiça Eleitoral é a seguinte:
- Deputado federal — quatro dígitos;
- Deputado estadual ou distrital — cinco dígitos;
- Primeiro senador — três dígitos;
- Segundo senador — três dígitos;
- Governador — dois dígitos;
- Presidente da República — dois dígitos.
Nas duas vagas para o Senado, o eleitor deverá escolher candidatos diferentes. A Justiça Eleitoral orienta que os dados exibidos na tela sejam conferidos antes da confirmação de cada voto.
Colinha eleitoral pode ser levada para a cabine
O eleitor pode levar uma anotação em papel com os números dos candidatos para consultar durante a votação. O TSE disponibiliza um modelo de colinha eleitoral seguindo a mesma ordem dos cargos que aparecerão na urna.
A recomendação é preparar a anotação antes de sair de casa, já que o celular não pode ser utilizado na cabine.
Celular deve ficar com os mesários
O uso de celular e de outros equipamentos que possam comprometer o sigilo do voto é proibido na cabine de votação.
Antes de entrar na cabine, o eleitor deverá desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pela mesa receptora. O equipamento será devolvido depois da votação.
A regra também alcança equipamentos como câmeras, filmadoras, relógios inteligentes e outros dispositivos capazes de registrar ou transmitir a escolha do eleitor.
