Gostaria de estar falando sobre o Aeroporto Regional de Jaguaruna. Mas, ao abrir o jornal A Notícia de terça-feira passada (4/05), deparei-me com uma matéria falando sobre o Aeroporto de Joinville. Matéria recheada de boas notícias e ainda acompanhada de fotos do ministro Nelson Jobim, da senadora Ideli Salvatti, do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, do prefeito Carlito Merss e de empresários joinvillenses tratando do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.
É isso mesmo. O município de Joinville está aguardando um comunicado do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) sobre como vai acontecer a compra do equipamento. Isto é, a confirmação da instalação do ILS, sistema que dá condição de pouso nos dias de mau tempo. A presença do ministro da defesa oportunizou a garantia de recurso.
Investimento no valor de 14 milhões com um prazo de construção para um ano e seis meses. Enquanto a nossa cidade recebia o governador em exercício sem a possibilidade de garantir recurso para as nossas reivindicações. Como o Aeroporto de Jaguaruna, a Arena Multiuso e a certeza de ter em breve a conclusão da construção do presídio.
Para maior reflexão, a senadora Ideli Salvatti demonstrou acreditar que os recursos possam ser liberados antes das eleições, segundo a matéria do jornal.
O presidente da ACIJ demonstrou o empenho da classe, o prefeito ressaltou o que já fez para a realização desse sonho e assim todos mostrando a importância desse investimento. Quando li a matéria, entrei num sonho e vi o nosso aeroporto construído, a nossa BR-101 inaugurada, a Arena Multiuso, cheia de ações e o presídio concluído. Mas, quando acordei para a realidade, vi como estamos distantes dos nossos sonhos!
Lembrei do Manoel Mota, do Ronério Cardoso Manoel e eu, juntos, lutando por nossa BR. Mas nós gritávamos, chorávamos, marchávamos fechávamos a BR-101! Aí, sim, tiramos o projeto da gaveta do ministro e hoje temos a BR-101 sendo construída. Quando será que voltaremos a ter movimento como aquele?
Acredito que enquanto não voltarmos a ter movimento juntos com a população, com a participação da comunidade, vamos continuar tendo dificuldade de bons resultados. E assim, a nossa Tubarão fica na esperança do Aeroporto, da Interpraias, do Presídio e outras reivindicações.

