O Grande Prêmio da Bélgica de 1998 entrou para a história da Fórmula 1, mas não de forma positiva. Tratou-se de um dos eventos mais caóticos e memoráveis já vistos. A chuva torrencial desencadeou um dos acidentes mais impressionantes da Fórmula 1.
Essa mesma imprevisibilidade é o que torna atrativas as opções de entretenimento atuais, como uma boa plataforma brasileira com bônus. Saiba quando apostar e quando parar.
Vamos relembrar como foi a corrida disputada em Spa-Francorchamps, que resultou em uma das maiores colisões múltiplas da história da categoria.
O GP da Bélgica de 1998
O dia 30 de agosto de 1998 entrou para a história da Fórmula 1 com um dos acidentes mais impressionantes da história. Antes da corrida, uma chuva torrencial colocou até mesmo a largada em dúvida, mas a direção de prova optou por mantê-la da forma tradicional, com os carros parados.
Curiosamente, um ano antes, o local teve uma chuva de intensidade bem menor e, na ocasião, a direção de prova optou pela largada com o carro de segurança — opção cogitada, mas descartada para 1998.
Häkkinen, Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Giancarlo Fisichella largaram normalmente, mas o quinto colocado, David Coulthard, acabou perdendo a traseira no contorno do gancho de La Source, batendo com força no muro interno. O carro ricocheteou e foi para o meio da pista, acertando a Ferrari de Eddie Irvine.
Depois disso, ocorreu um efeito dominó, com um acidente envolvendo 13 carros, um dos maiores da história da Fórmula 1. Os pilotos envolvidos foram:
David Coulthard (McLaren), Eddie Irvine (Ferrari), Alexander Wurz (Benetton), Rubens Barrichello (Stewart), Johnny Herbert (Sauber), Olivier Panis (Prost), Jarno Trulli (Prost), Mika Salo (Arrows), Pedro Diniz (Arrows), Toranosuke Takagi (Tyrrell), Ricardo Rosset (Tyrrell), Shinji Nakano (Minardi) e Jos Verstappen (Stewart).
A bandeira vermelha foi acionada imediatamente, mas a boa notícia é que nenhum piloto sofreu ferimentos graves.
Relargada e desfecho do GP
De todos os envolvidos, quatro não voltaram para a relargada: dois brasileiros, Rubens Barrichello e Ricardo Rosset, além do francês Olivier Panis e do finlandês Mika Salo.
Na retomada da corrida, ocorreram vários acidentes, inclusive um entre o então líder, Michael Schumacher, e o piloto que originou a primeira colisão, David Coulthard. O alemão tentou ir até o boxe da McLaren para tirar satisfação.
Outro acidente marcante foi quando Giancarlo Fisichella bateu no carro de Shinji Nakano, que andava em baixa velocidade. O carro do italiano chegou a pegar fogo, mas as chamas foram rapidamente controladas, e ambos os pilotos saíram sem ferimentos graves.
Apenas cinco pilotos completaram as 44 voltas do GP da Bélgica de 1998.
- Damon Hill – 1:43:47.407
- Ralf Schumacher – +0.932
- Jean Alesi – +7.240
- Heinz-Harald Frentzen – +32.243
- Pedro Diniz – +51.682

