quarta-feira, 28 janeiro , 2026

O Mundial do Inter em 2006: a vitória histórica sobre o Barcelona no Japão

Foto de Krzysztof Dubiel na Unsplash 

No ano de 2006, o Internacional escreveu um dos capítulos mais gloriosos do futebol brasileiro. Com um elenco guerreiro, o time gaúcho superou o poderoso Barcelona e conquistou o título do Mundial.

Em momentos decisivos como esse, as plataformas legalizadas acompanham finais históricas, ampliando o alcance das partidas para torcedores de todos os cantos. Aposta é assunto para adultos.

Foi a primeira vez que o Colorado chegou até o Mundial de Clubes, conquistando o seu primeiro e único título da competição até aqui. Vamos relembrar!

O caminho até a final

O Internacional ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes após vencer a Copa Libertadores pela primeira vez. Na ocasião, bateu o atual campeão na final, o São Paulo, que contava com a base do time vencedor do ano anterior.

Já no Japão, o Colorado estreou na semifinal e enfrentou o Al-Ahly. O jovem Alexandre Pato, cria da base da equipe, fez o primeiro gol ainda no primeiro tempo. Flávio deixou tudo igual para o time egípcio, mas Luiz Adriano fez a alegria dos gaúchos aos 72 minutos e garantiu a vaga na decisão.

A conquista diante do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho

Os comandados de Abel Braga eram considerados a zebra da final, já que do outro lado o Barcelona contava com nomes como Xavi, Iniesta, Deco, Giuly e a estrela, Ronaldinho Gaúcho.

O Colorado foi a campo com Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex (Vargas) e Fernandão (Adriano); Alexandre Pato (Luiz Adriano) e Iarley.

O Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, estava repleto de torcedores, com um público de mais de 67 mil pessoas.

Surpreendendo muita gente, o Colorado conseguiu colocar a bola no chão e criar oportunidades nos primeiros minutos, em jogadas de Fernandão, Iarley e Alexandre Pato. Porém, após os 15 minutos iniciais o Barcelona dominou, ficando com a posse de bola e obrigando Clemer a trabalhar.

No segundo tempo a pressão dos espanhóis continuou, mas o Inter se manteve bem fechado e contando com Clemer quando necessário. Foi então que Abel Braga colocou um herói improvável em campo, Adriano Gabiru.

Aos 36 minutos de jogo, após um chutão, o atacante ganhou de cabeça e raspou para Iarley. O jogador colorado recebeu entre Rafa Márquez e Puyol, driblou o espanhol e tocou para Adriano Gabiru já dentro da área.

Ele dominou com o pé direito e, mesmo em ângulo desfavorável para um destro, deu um tapa por cima de Victor Valdés, que chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Em vantagem, o Colorado se fechou e viu o Barcelona ir para o tudo ou nada. Deco teve a melhor chance em uma finalização de fora da área, defendida mais uma vez por Clemer. Após o apito final, o Internacional comemorou o maior título da sua história e eternizou os seus atletas na memória dos torcedores.

Continue lendo

Árbitro de Laguna está entre os 20 primeiros profissionais da história da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27) a profissionalização da arbitragem brasileira, um projeto inédito que começa a ser implantado em...

Pelo Estado – MDB está fora oficialmente fora do governo Jorginho 

 O MDB desembarcou oficialmente do governo Jorginho na noite desta segunda-feira, 26. O presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, já entregou o cargo antes mesmo...

QUANDO ADIAR É TAMBÉM UMA FORMA DE SILÊNCIO 

A coluna atrasou. Fazia tempo que eu não agia assim, mas sou feita de carne e osso — e admitir isso já me exime de...

A caminhada de Nikolas e a pauta mais brochante da história

Desde a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro, uma parte do eleitorado vive em permanente estado de espera. Sempre faltam 72 horas. Nunca acontece nada....

Laguna abre seleção para diretores escolares da rede municipal

IMAGEM PML Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, abriu nesta segunda-feira (26)...

Polícia Civil divulga avanços das investigações do caso do cão Orelha na Capital

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou, na tarde desta terça-feira (27), os avanços das investigações relacionadas ao caso de maus-tratos contra o cão...

Arrancada Truck abre temporada 2026 em Morro da Fumaça

FOTO PMF Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Arrancada Truck dá a largada para a temporada 2026 com a realização da primeira etapa do...

Santa Catarina identifica casos de influenza A (H3N2) subclado K sem gravidade

IMAGEM SESC Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) identificou casos de influenza A (H3N2), subclado...