
Tubarão
Antes de viajar neste fim de ano, que tal contribuir com o abastecimento de sangue nas unidades? Neste período, as captações são bem mais baixas por causa dos recessos de Natal e Ano-Novo.
“Para não deixar que as bolsas de sangue faltem nos estoques, pedimos a solidariedade da população. Os tipos sanguíneos negativos são os mais críticos. Mas todas as tipagens são importantes”, pede a enfermeira responsável do Hemosc de Tubarão, Luzia Porto Mapelli.
Para manter o estoque do hemocentro em um nível confortável, são necessárias doações de aproximadamente 70 pessoas por dia. “Além das festividades, com a chegada do verão, aumentam os números de turistas em nossas praias e acidentes na região”, acrescenta a responsável pela captação no Hemosc de Criciúma, Ana Rúbia Pelegrin Zanetti.
No sul catarinense, 41 municípios possuem hemocentro, entre Laguna e Passo de Torres, com 27 hospitais e clínicas atendidas.
Hemosc
A unidade de coleta de Tubarão fica na rua Santos Dumont, Centro. O atendimento é das 7h30min às 12h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3621-2405.
Requisitos
Para doar sangue, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior a 50 kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros requisitos.