FOTOS: OAB Divulgação, Notisul
Mesmo com os avanços da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), pessoas com deficiência ainda enfrentam diversos desafios diários. Para reforçar a importância de ações concretas por uma sociedade mais inclusiva, a OAB Subseção Criciúma promove, neste sábado (20), uma mobilização alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente no domingo, dia 21 de setembro.
A iniciativa acontecerá no Parque da Prefeitura de Criciúma, das 9h às 12h, com atividades interativas para toda a família, rodas de conversa e apresentação de projetos sociais voltados à inclusão. A ação é coordenada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Criciúma, em parceria com instituições da região que atuam na causa.
Desafios ainda persistem
De acordo com a presidente da Comissão, Patrícia Bonfante, apesar da existência de leis que garantem direitos, a realidade de muitas pessoas com deficiência ainda é marcada por obstáculos materiais e atitudinais.
“As diferenças que compõem a pessoa com deficiência são desconhecidas e, por isso mesmo, desrespeitadas. Nós enfrentamos barreiras materiais, como as dificuldades de locomoção e atendimento adequado nos locais de acesso público e em espaços de lazer, e barreiras atitudinais, refletidas no preconceito de grande parte da população, que enxerga a deficiência como condição de incapacidade, o que não é verdadeiro”, afirma.
Entre os principais desafios enfrentados estão a mobilidade urbana precária, o acesso limitado a espaços culturais e de lazer, a oferta insuficiente de tecnologias assistivas, a desigualdade socioeconômica, o difícil acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, e a inserção ainda precária no mercado de trabalho.
Evento busca sensibilizar e unir forças
A mobilização social organizada pela OAB Criciúma tem o objetivo de aproximar a sociedade das realidades vividas pelas pessoas com deficiência e de suas famílias, promovendo informação, empatia e engajamento coletivo.
“Além de contribuir para o aprimoramento da legislação, a Comissão atua para combater a negligência, o preconceito e a exclusão, buscando dar voz aos protagonistas da causa. O objetivo é claro: construir uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva, onde os direitos das pessoas com deficiência sejam não apenas respeitados, mas efetivados de forma plena”, destaca Janaína Alfredo, presidente em exercício da OAB Criciúma.
Serviço
Mobilização pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Data: Sábado, 20 de setembro de 2025
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque da Prefeitura – Criciúma, SC
Atividades: rodas de conversa, apresentações de projetos sociais, atividades interativas