FOTO: Divulgação/SIE, Notisul
A obra da interseção entre a rodovia SC-486 (Antônio Heil), em Itajaí, e a BR-101 já alcançou 85% de conclusão e segue em ritmo acelerado. Considerada uma das maiores e mais estratégicas intervenções de mobilidade urbana da região, o projeto promete transformar o trânsito e garantir mais segurança e fluidez para milhares de usuários.
O empreendimento contempla a construção de dois viadutos, uma nova ponte sobre o Rio Canhanduba II e oito alças de acesso. A integração das rodovias estadual e federal vai melhorar significativamente o tráfego, reduzindo congestionamentos e riscos de acidentes.
Soluções técnicas inovadoras
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, a obra utiliza o EPS (conhecido como “isopor”) para lidar com a instabilidade do solo.
“Essa obra é um exemplo de como cada uma delas é pensada e projetada. Ali a Secretaria encontrou a solução do EPS, um material leve que resolve o problema da instabilidade do solo. Falando o português claro, ali é um banhado, mesmo assim a obra avança em ritmo acelerado”, explicou.
Etapas já concluídas
Alças externas: concluídas e com tráfego liberado.
Alças internas: concluídas, mas aguardam finalização dos viadutos.
Viaduto da marginal esquerda: vigas lançadas e laje concluída.
Viaduto da marginal direita: todas as vigas lançadas.
Ponte sobre o Rio Canhanduba II: vigas lançadas e concretagem da laje em andamento.
Investimento
Com investimento de R$ 60,4 milhões, integralmente custeado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a obra integra o programa Estrada Boa, que destina mais de R$ 3,5 bilhões à modernização da infraestrutura rodoviária em todo o estado.

