FOTO PML Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A obra de pavimentação asfáltica da Praia do Sol, em Laguna, avançou mais uma etapa nesta segunda-feira (3), com o início da realocação dos postes de iluminação pública no trecho que receberá o novo asfalto.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, a expectativa é de que essa fase seja concluída em até três dias, conforme o cronograma da empresa executora.
O serviço está sendo realizado pela empresa W&B Serviços Elétricos Ltda, homologada junto à Celesc, conforme o Termo de Contrato nº 2.221/2025, firmado pela Secretaria de Transporte e Obras.
Realocação da rede elétrica e investimento
O contrato, no valor de R$ 124.982,08, prevê o deslocamento da rede elétrica aérea de média e baixa tensão em 12 postes localizados na Rua Jaime Rodrigues, via principal da Praia do Sol.
A previsão é que o trabalho de deslocamento dos postes seja concluído até o fim da semana, enquanto o contrato total dessa etapa tem prazo de até 30 dias a partir da assinatura.
Acompanhamento técnico e condicionantes ambientais
Na última quarta-feira (29), foi realizada a primeira medição da obra pela Caixa Econômica Federal, etapa fundamental para o acompanhamento técnico e financeiro do projeto.
De acordo com a Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri), as condicionantes ambientais exigidas pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) também estão em andamento, incluindo o plantio de espécies nativas e a recomposição da flora nas áreas impactadas pela intervenção.
Extensão e melhorias previstas
O projeto contempla uma extensão total de 1.280 metros, incluindo:
-
Pavimentação asfáltica da via principal;
-
Implantação de drenagem pluvial;
-
Sinalização viária completa;
-
Passeio público acessível, garantindo segurança e mobilidade para moradores e visitantes.
Investimento total
A obra conta com recursos federais oriundos de emenda impositiva do deputado Daniel Freitas, e recursos estaduais, por meio de transferência especial indicada pelo deputado Ismael dos Santos.
O investimento total é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
“Essa é uma obra aguardada há muito tempo pelos moradores e veranistas. O avanço das etapas demonstra o compromisso da Prefeitura em garantir infraestrutura de qualidade na região”, destacou a Secretaria de Planejamento.
