Imbituba
As obras de adequação às exigências legais em relação ao novo desenho do recinto alfandegado começaram no Porto de Imbituba. As alterações, uma exigência da Receita federal, aumentarão a segurança do e melhorarão a infraestrutura dos escritórios das autoridades federais. Até o fim do ano, tudo deve estar concluído e em pleno funcionamento.
Na área de tecnologia, está em processo de implantação um novo data center, que garantirá o desempenho dos novos sistemas informatizados de controle aduaneiro, já em funcionamento há mais de um ano. Esse sistema é o responsável pelo controle de pessoas, veículos e mercadorias na área alfandegada.
Para este segundo semestre, está prevista a implantação de um sistema de reconhecimento automático de veículos, através do escaneamento de placas nas portarias. Além de agilidade, a ação torna todo o processo ainda mais seguro. Para acesso aos cais, dois novos estacionamentos serão feitos. Todo o investimento é feito pelo porto.
As balanças também serão substituídas. A plataforma da primeira já foi concretada e deve estar liberada em 30 dias. No prédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as obras estruturais iniciadas no mês passado prosseguem dentro do cronograma.
Já para o escritório do Ministério da Agricultura, a previsão de início dos trabalhos é setembro, quando a reforma no prédio da Anvisa deve estar concluída. O antigo prédio administrativo da Fertisanta também é remodelado e adaptado para atender às exigências da Receita Federal, que se instalará no local. A obra deve estar pronta até o próximo mês.

