
Tubarão
Na próxima semana diversas máquinas estarão no Morro do Formigão, em Tubarão, para que os operários iniciem os trabalhos das obras complementares da duplicação da BR-101. A previsão é que até o início de março o túnel seja liberado ao tráfego no sentido sul.
Além do acesso ao túnel pela rodovia federal, as obras complementares, orçadas em R$ 36,5 milhões, prevêem os trabalhos de interseção pela margem direita do Rio Tubarão, o acesso ao bairro Sertão dos Corrêa, passeios laterais no bairro São Cristóvão, quatro passarelas (Vila Flor, em Capivari de Baixo; Humaitá,
Morrotes e São Cristóvão, em Tubarão), a nova ponte sobre o Rio Capivari, o reforço e alargamento da ponte sobre o Rio Capivari, iluminação da travessia urbana de Tubarão e passagens e prolongamento de várias vias.
Nesta semana foi feita a regularização do pavimento antigo do Morro do Formigão com massa asfáltica. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Consórcio Setep/Sotepa projetam as obras complementares.
Conforme o edital nº 251/2014-16, do Ministério dos Transportes, o consórcio terá o prazo máximo de 14 meses para executar restaurações, melhorias, construção de obras de artes especiais e iluminação no segmento compreendido entre o trevo de Itapirubá, em Laguna, e Sangão, um total de 58,5 quilômetros.
54,74 milhões é o valor da construção do túnel
Saiba mais sobre o túnel
• Todo o excesso é levado para outros lugares (bota-fora).
• 90% do material retirado é reaproveitado.
• O local de destino das rochas é a Pedreira Falchetti, em Tubarão, e o aterro é utilizado para a continuidade das obras de duplicação da BR-101.
• Quando pronta, a obra totalizará 900 metros (450 metros de extensão em rocha escavada e mais 450 metros nos acessos necessários para as duas entradas).
• O local está sinalizado e identificado.
• O túnel terá 900 metros de extensão, duas pistas com duas faixas de cada lado, acostamento e sistema de segurança contra incêndios.