IMAGENS PMJM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
Já está em andamento desde da segunda-feira (12) a primeira etapa de um projeto de revitalização da infraestrutura urbana, viária e cicloviária que vai contemplar grande parte de Jacinto Machado. A obra prevê investimento aproximado de R$ 4,5 milhões, viabilizados em parceria com o Governo do Estado.
Os trabalhos iniciais ocorrem na rua Silvio Boff, no bairro Paraguai, onde máquinas começaram a atuar na retirada das calçadas antigas para dar lugar a uma nova estrutura de passeios e ciclovia. 
Trecho inicial liga bairros e área central
Nesta primeira fase, a ciclovia vai compreender o trecho entre a Escola Municipal José Francisco Aguiar, no bairro Arizona, até o cruzamento com a rua Irmãos Trevisol, no Centro da cidade. Ao todo, serão cerca de 1,7 quilômetro de extensão revitalizada.
De acordo com a empresa responsável pela execução, o serviço de desmanche das calçadas e remoção de entulhos deve ser concluído ainda nesta semana. Na sequência, começa a reconstrução dos passeios e a estruturação da ciclovia.
Prazo de cinco meses para conclusão
O prazo estimado para a execução desta primeira etapa é de cinco meses. A proposta do projeto é melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança de pedestres e ciclistas e modernizar a infraestrutura viária do município.
Pontes receberão estruturas metálicas
Outro ponto importante do projeto envolve as travessias sobre o Rio da Pedra e sobre o córrego que faz a divisa entre os bairros Paraguai e Arizona. Nesses locais, serão instaladas estruturas metálicas específicas para permitir a passagem da ciclovia, sem comprometer o tráfego da via já existente.
A expectativa da administração municipal é que a obra traga benefícios diretos à mobilidade, à segurança e à qualidade de vida da população.

