FOTOS MCD Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
As obras na Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, seguem em ritmo acelerado.
Após a conclusão das intervenções no Setor de Ultrassonografia e da primeira fase de revitalização da Emergência, o local passa agora por novas adequações estruturais.
Atualmente, estão sendo executados serviços de aplicação de manta vinílica, atualização das redes hidrossanitárias, reparo de infiltrações, substituição de portas, revisão elétrica e lógica, além da manutenção do forro e nova pintura.
Melhorias contínuas na estrutura hospitalar 
Na etapa anterior, a maternidade recebeu melhorias na sala de acolhimento e classificação de risco, além da reforma de um consultório específico para atendimento de gestantes com síndromes respiratórias.
“Mensalmente, nossa Emergência atende mais de 2.300 mulheres. As obras continuam a todo vapor e trarão grandes benefícios, tanto para as pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade”, destacou o diretor da MCD, Gilberto Seemann.
A Emergência da Maternidade não passava por reforma há mais de 15 anos.
O investimento atual supera meio milhão de reais e faz parte do programa estadual de modernização da rede hospitalar. 
Investimentos e ampliações recentes
Desde 2023, o Governo de Santa Catarina vem promovendo uma série de melhorias na unidade, incluindo:
Revitalização da UTI Neonatal;
Ampliação do Centro Obstétrico;
Modernização do Banco de Leite Humano;
Criação do Recanto das Mamães;
Intervenções nos Postos 2 e 3.
Essas ações visam melhorar a estrutura de atendimento e acolhimento às gestantes, consolidando a MCD como uma das principais maternidades públicas do Estado.
Atendimento durante as obras
Durante o período de reforma, os atendimentos estão concentrados no Posto 1, com prioridade para gestantes de alto risco.
Casos ginecológicos ou não urgentes devem ser encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde ou UPAs 24h.
Na área obstétrica, parte dos atendimentos também foi direcionada ao Hospital Universitário, medida que permite acelerar a conclusão das obras.


