Wagner da Silva
Braço do Norte
A reciclagem é tema constante de debates e trabalhos dentro das escolas. Para os alunos e profissionais da Escola Engenheiro Annes Gualberto, a proposta é ‘romper’ os muros da instituição e integrar a comunidade e as empresas a participarem do projeto para reaproveitamento do óleo de cozinha.
Idealizado pela professora Vanderléa Sabino da Silva Eing, o projeto motivou outros professores a participarem. Cada um passou a explorar o potencial do material dentro de sua matéria. A ação parecia pequena à primeira vista. Agora, toma corpo a cada dia. Tanto que, após uma visita à empresa Zavaski, fabricante de produtos de limpeza e parceira na ação, os alunos devem passar ao trabalho de divulgação e conscientização dentro do bairro São Basílio. Residências, estabelecimentos comerciais e indústrias serão visitados.
A professora Vanderléa relata que o projeto iniciou dentro de sua casa. “Iria jogar o óleo, mas mudei minha atitude e guardei. Fiz a pesquisa, verifiquei vários movimentos que buscam a sustentabilidade. O projeto foi aceito e, no mesmo dia, a escola passou a trabalhar com ele”, conta.
Dentro da escola, nas aulas de química, o óleo será transformado em sabão e nas aulas de artes será arte. “O material será usado em aulas práticas, como em mini esculturas do barroco brasileiro, que depois serão expostas em feira. Desta forma, os alunos aprendem muito mais, as aulas tornam-se mais fáceis”, afirma a professora de artes, Maria Christina Moraes da Silva e Silva.
Alunos mostram afinação com o projeto
As visitas à comunidade ainda não iniciaram de forma efetiva. Mesmo assim, os alunos da Escola Engenheiro Annes Gualberto mostram estar conscientes e afinados ao apresentar o projeto.
Apesar de ser extraído da natureza, o óleo de cozinha passa por processo industrial até chegar ao fogão. A forma de descarte ainda é um problema. Se jogado pelo ralo, provoca entupimento de canos e aumenta em 45% o custo de manutenção. Quando chega ao esgoto e, posteriormente, ao rio, a poluição é inevitável: um litro de óleo contamina até dez mil litros da água.
