FOTO Divulgação UniSul Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A UniSul promove nesta terça-feira (2), às 19h, a cerimônia de premiação da Olimpíada Catarinense de Química 2025 (OCQ 2025), reconhecendo estudantes das redes pública e privada pelo desempenho na área. Mais de 3 mil alunos de todo o Estado participaram desta edição, que contou com menções honrosas e medalhas de bronze, prata e ouro. A solenidade ocorre no auditório do bloco da Saúde, no campus Tubarão.
Vagas nacionais e destaque estudantil
Os 120 estudantes mais bem classificados nas modalidades A e B garantirão vaga na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), prevista para 2026.
Durante a cerimônia, também serão homenageados os alunos que se destacaram em outras competições vinculadas ao Programa Nacional Olimpíadas de Química, entre elas:
Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
Olimpíada Nacional Feminina de Química (QUIMENINAS)
Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ)
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
O estudante da rede pública com melhor desempenho receberá bolsa integral para um curso de graduação na UniSul, exceto Medicina. O segundo lugar e a aluna destaque da Modalidade EM3 terão direito a bolsas de 50%, seguindo a mesma regra de exceção.
Incentivo à ciência
Coordenadora da edição anterior da competição, a professora Francielen Kuball Silva reforça o papel transformador da olimpíada no estímulo ao conhecimento científico.
“A OCQ abre portas para que estudantes descubram seu potencial acadêmico e criem confiança para seguir na área. É uma forma de motivá-los a conhecer as possibilidades da profissão”, afirma.
História e organização da olimpíada
Criada em 2004, a Olimpíada Catarinense de Química tem como objetivo fomentar o estudo da disciplina e identificar novos talentos. A primeira edição oficial ocorreu em 2005.
A iniciativa é promovida pela UniSul, em parceria com o Conselho Regional de Química – CRQ 13ª Região, com apoio dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química e Química Industrial.
A competição é dividida em duas fases, realizadas nas escolas inscritas e em cidades polo definidas pela comissão organizadora.
Sobre a UniSul
Integrante do ecossistema Ânima, a UniSul possui 60 anos de história em Santa Catarina e está presente nos campi Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis (Continente e Ilha), Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Itajaí.
A instituição tem conceito máximo (5) no MEC e oferece mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações, além de cinco mestrados e quatro doutorados, todos com conceito 4 ou 5 na Capes. A universidade também se destaca por seus projetos de extensão, que registraram mais de 270 mil atendimentos à comunidade em seu último balanço social.

