Foto: Bryan Turner
O ano de 2024 será marcado pelos Jogos Olímpicos de Paris, com diversas modalidades e esportes, com disputas por medalhas de ouro, prata e bronze. Entre elas, teremos o futebol, disputado no masculino e feminino.
Porém, ainda não está confirmado se será possível fazer palpites na Bet365 Apostas na seleção masculina de futebol, pois a vaga em Paris 2024 só está garantida para as mulheres até então.
Portanto, no feminino, serão 12 participantes. País sede, a França já tem o seu lugar definido, ao lado dos Estados Unidos, campeão da Concacaf, e de Brasil e Colômbia, campeão e vice da Copa América.
Ainda restam as seguintes definições para as mulheres:
- Repescagem da Concacaf: uma vaga
- Torneio Classificatório da Ásia: duas vagas.
- Liga das Nações da UEFA: duas vagas.
- Torneio Classificatório da África: duas vagas.
- Torneio Classificatório da Oceania: uma vaga
Vale destacar que tanto no masculino como no feminino, as seleções voltam a contar com 18 atletas convocados. Além disso, quatro ficam na lista reserva, de suplentes, para possíveis alterações por lesão.
No masculino existe o limite de idade, já que é uma competição sub-23 que permite três atletas livres. Em contrapartida, no feminino as seleções vão com o time principal, sem limite para as atletas.
Restam seis vagas no masculino
Atual bicampeão do futebol masculino, o Brasil não tem vaga garantida para as Olimpíadas de Paris. Portanto, apenas a França, país sede, teve o seu lugar confirmado entre as 16 vagas na modalidade masculina do futebol sem passar por nenhuma competição.
Além deles, já estão classificadas, após competições:
- Estados Unidos e República Dominicana (representantes das Américas do Norte, Central e do Caribe);
- Israel, Espanha e Ucrânia (Europa);
- Egito, Mali e Marrocos (África);
- Nova Zelândia (Oceania).
Portanto, restam seis vagas para completar todos os participantes. São duas vagas destinadas para a América do Sul, três na Ásia e uma repescagem entre uma seleção asiática e outra da África.
Brasil passará pelo Pré-Olímpico no masculino
A Conmebol anunciou que a Venezuela será sede do Pré-Olímpico em 2024, a partir do dia 20 de janeiro. Na briga pelas vagas estará: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e o país sede, Venezuela.
Na primeira fase são dois grupos com cinco seleções cada. Elas se enfrentam em turno único, após isso, os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final. Na fase decisiva, são mais três jogos, onde o campeão e vice garantem a vaga em Paris 2024.
Os grupos foram sorteados e ficaram assim:
Grupo A: Venezuela; Brasil; Colômbia; Bolívia e Equador.
Grupo B: Argentina; Uruguai; Chile; Paraguai e Peru.
Na última edição, a Argentina foi a campeã e o Brasil vice, portanto, ambos foram para os Jogos Olímpicos de Tóquio.