Início Geral OMS declara Mpox como emergência global, mas destaca potencial de contenção

OMS declara Mpox como emergência global, mas destaca potencial de contenção

Imagem Ilustrativa Freepik Notisul Digital

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 14 de agosto, o surto de Mpox na África como uma emergência de saúde global. Apesar da preocupação, a OMS destacou que a doença não deve ser comparada à Covid-19 e que há potencial para conter sua disseminação.

O que é Mpox e como ocorre a transmissão?

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma infecção viral que pode ser transmitida entre humanos e animais. Segundo a OMS, a transmissão ocorre principalmente por contato direto com uma pessoa infectada, como toques, beijos ou relações sexuais, além de objetos contaminados, como roupas e agulhas. De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a infecção ocorre principalmente pelo contato pele a pele, especialmente em situações de grande contato físico, mas não é considerada uma doença sexualmente transmissível no sentido tradicional.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela FOTO Helder Couto Divulgação Notisul Digital
  • Sintomas comuns: Erupções cutâneas, febre, dores musculares e de cabeça, cansaço, calafrios.
  • Prevenção: Uso de máscara, evitar contato com lesões na pele, lavar as mãos e roupas frequentemente, evitar contato sexual com desconhecidos.

Medidas de prevenção e tratamento

A prevenção da Mpox envolve evitar o contato com pessoas infectadas ou com suspeita da doença, além de lavar as mãos e objetos pessoais com frequência. Embora os sintomas geralmente desapareçam sem a necessidade de tratamento específico, cuidados são necessários para tratar as erupções cutâneas e evitar a propagação da doença.

Existe vacina para Mpox?

Sim, existe uma vacina para a Mpox, mas a OMS recomenda que ela seja aplicada apenas em pessoas em risco, como aquelas que têm contato direto com infectados. A vacinação em massa não é indicada atualmente devido à limitação de doses, priorizando as áreas com maior risco de transmissão.

Rio de Janeiro tem 1,2 mil casos confirmados em dois anos

Nos últimos dois anos, a cidade do Rio de Janeiro já registrou 3.800 casos da Mpox, conhecida varíola dos macacos. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde do Rio. O relatório confirma 1.266 casos. Neste mês de agosto, sete novas ocorrências foram registradas, somente na cidade do Rio de Janeiro.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile