Rafael Andrade
Tubarão
O movimento nas rodovias de Santa Catarina neste feriado de Carnaval foi superior ao mesmo período do ano passado. Entre a última sexta-feira e ontem, 15 pessoas morreram nas estradas estaduais e federais do estado. Na Amurel, duas mortes foram registradas na BR-101, em Laguna, na madrugada de segunda-feira.
O acidente mais grave dos cinco dias de folia ocorreu na BR-282, em Descanso, no oeste. Quatro pessoas da mesma família morreram. Todos estavam em um Siena, do Paraná, que bateu de frente em um caminhão, às 6h15min de sábado.
No madrugada de segunda-feira, Simone Porcini Inocêncio, de 20 anos, moradora de Sangão, morreu após colidir um Corsa, com placas de Jaguaruna. O veículo bateu de frente com uma Hilux, de Criciúma, no quilômetro 324 da BR-101, na localidade de Estiva, em Laguna.
Outras três pessoas que estavam no Corsa foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Sidnei Serafim, de 27 anos e Sinara Jorge Serafim, 19, sofreram lesões graves e continuam internados. Daiana Sorato da Silva, 25, também moradora de Sangão, chegou a ser resgatada ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ontem na UTI do HNSC. Na Hilux ninguém ficou ferido.
Já na madrugada de ontem, três veículos envolveram-se em um acidente no Morro do Formigão, em Tubarão. Um ônibus, de Tubarão, um Celta, de Içara, e um Palio Weekend, de Cocal do Sul. Uma mulher de 32 anos, de Cocal do Sul, que estava no Palio, sofreu lesões graves e foi levada ao HNSC.
Muitas filas e trânsito
lento no retorno para casa
Outros pequenos acidentes ocorreram no trecho atendido pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, entre Imbituba e Içara. A maioria das batidas foram colisões traseiras, ocasionadas pelas filas que se formaram durante todo o feriado prolongado, principalmente, entre Capivari de Baixo e Laguna.
Nestes cinco dias de Carnaval, o maior fluxo de veículos foi registrado no sábado. Segundo informações da PRF, quase 50 mil veículos estavam parados na BR-101, na região entre Tubarão e Laguna. Muitos motoristas ficaram até sete horas parados.
Ontem, a volta para casa foi lenta.
As filas chegaram a 13 quilômetros, especialmente nos trechos de acesso a Laguna, Capivari e Tubarão. Entre o bairro São Cristóvão (Tubarão) e o trevo de Jaguaruna, o tráfego de veículos também ficou lento no começo da noite. Filas de cinco quilômetros formaram-se. “Muitos deixaram para retornar amanhã (hoje) pela manhã. Então acredito que haverá filas e trânsito lento, especialmente em Capivari e Tubarão”, avalia o inspetor da PRF de Tubarão, Teodoto José Tonon.
Ao todo, 23 patrulheiros que trabalham na Operação Carnaval 2010 na região de Tubarão. Seis viaturas e quatro motos são utilizadas para a fiscalização dos 70 quilômetros entre Içara e Imbituba. A operação termina à meia-noite de hoje.

