Início Segurança Operação Dia do Trabalho: BR-101: muito movimento e mais fiscalização

Operação Dia do Trabalho: BR-101: muito movimento e mais fiscalização

Tubarão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, à meia-noite desta sexta-feira, a Operação Dia do Trabalho 2010. O objetivo é prevenir acidentes, garantir a segurança e viabilizar a fluidez do trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina. Tubarão já recebeu reforço no efetivo. Dois patrulheiros de Florianópolis juntam-se à equipe local. Além deles, outros dois policiais auxiliam nos trabalhos administrativos da delegacia da PRF, que coordena o trecho da BR-101 entre Paulo Lopes e Passo de Torres.

Em decorrência das obras de duplicação, os desvios podem atrapalhar o tráfego e filas podem formar-se na volta para casa, domingo à noite. A dica é antecipar a viagem de volta e dirigir com atenção. “Também teremos restrição de horários aos caminhoneiros. Neste domingo, eles não poderão trafegar das 16 às 22 horas”, informa o inspetor da delegacia da PRF de Tubarão, Lauro Silveira Filho.

Em relação à estrutura logística, o patrulheiros federais contam com o suporte de mais de 60 viaturas, 12 radares, 70 bafômetros e um helicóptero, todos posicionados para atuar em malha viária de mais de dois mil quilômetros.

Um aspecto importante a ser destacado refere-se à velocidade máxima permitida nos trechos já duplicados. Como se tratam de percursos segmentados por obras e, portanto, ainda não totalmente concluídos, a velocidade máxima permitida em todo o trecho sul da BR-101 permanece de 80 quilômetros por hora.

Restrição específica
Os motoristas de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV), de combinações de transporte de veículos e cargas paletizadas e, ainda, dos veículos portadores de autorização especial de trânsito devem ficar atentos às restrições de tráfego nos trechos de pista simples.
O descumprimento desta proibição constitui em uma infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 85,13.

Sair da versão mobile