Na manhã desta terça-feira (5), a FICCO/SC deflagrou a Operação É TETRA para combater facções envolvidas com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 35 mandados em Santa Catarina e outros cinco estados. A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 35 milhões em bens dos investigados.
Santa Catarina lidera ações da operação integrada nacional
A operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC), formada pela Polícia Federal, Polícia Civil e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social do Estado. A ação ocorreu simultaneamente em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, com o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão.
Além disso, a Justiça autorizou o sequestro de bens e valores de investigados e empresas ligadas aos suspeitos, totalizando até R$ 35 milhões, com indícios de origem ilícita.
Investigações começaram após prisão de foragido
As investigações tiveram início em setembro de 2023, após a prisão de um condenado na Operação Trinca de Ases, da Polícia Federal, que estava foragido em São Paulo utilizando documentos falsos.
Em abril de 2024, outra prisão ligou o mesmo grupo ao transporte de 33 kg de cocaína, fortalecendo os indícios de envolvimento com o tráfico interestadual.
Durante as apurações, a polícia descobriu uma complexa rede de lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras suspeitas feitas por pessoas físicas e jurídicas estruturadas para dar aparência legal ao lucro do tráfico.
Cidades de SC tiveram maior número de mandados
Santa Catarina foi o estado com maior número de alvos da operação. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas seguintes cidades:
-
Criciúma (5),
-
Balneário Camboriú (3),
-
Camboriú (2),
-
Içara (2),
-
Tubarão (2),
-
São Francisco do Sul (2),
-
Grande Florianópolis, Itapema, Campo Alegre e Penha (1 cada).
Nos demais estados, os mandados ocorreram em:
-
Rio Grande do Sul: Porto Alegre (1)
-
São Paulo: Osasco (3), Americana (1), São Roque (1), São José dos Campos (1)
-
Paraná: Curitiba (3)
-
Goiás: Goiânia (3)
-
Mato Grosso do Sul: Itaquiraí (2)
A operação continua em andamento, com novos desdobramentos previstos nos próximos dias.