⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos
Imbituba e Laguna foram alvos da Operação Engrenagem, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) nesta quarta-feira (15). A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.
Investigação revelou esquema milionário
As investigações, conduzidas ao longo de vários meses, identificaram um esquema sofisticado de ocultação de recursos ilícitos, que utilizava empresas de fachada, contas em nome de terceiros e transações simuladas. O grupo movimentava valores provenientes do tráfico e os reinseria no mercado formal, disfarçando sua origem criminosa.
Além de Imbituba e Laguna, o Gaeco realizou diligências em Palhoça, São José e também em Gravataí (RS).
Bens bloqueados somam R$ 27,5 milhões
Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio de bens e valores que somam R$ 27,5 milhões. A medida atinge 32 pessoas físicas e jurídicas apontadas como integrantes ou facilitadoras do esquema.
O nome “Engrenagem” faz alusão à forma articulada de atuação do grupo, em que cada membro desempenhava um papel essencial para manter o ciclo de movimentação e dissimulação dos recursos ilícitos.
Processo segue em sigilo
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a investigação tramita em sigilo e novas fases da operação não estão descartadas.