Início Segurança Operação Libertas apreende 214 animais e faz seis prisões em Santa Catarina

Operação Libertas apreende 214 animais e faz seis prisões em Santa Catarina

Foto: Divulgação/MPSC

Tempo de leitura: 3 minutos

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar Ambiental deflagraram a Operação Libertas, ação nacional voltada ao combate de crimes contra a fauna silvestre. Em Santa Catarina, a operação contou com o apoio da 21ª Promotoria de Justiça de Joinville e resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em sete municípios.

Sete cidades catarinenses foram alvo da ação

As cidades de Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque foram alvos da operação. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias de Joinville e mobilizaram 96 agentes do GAECO e da Polícia Militar Ambiental.

Durante as buscas, foram apreendidos 214 animais — sendo 101 silvestres e 113 exóticos — além de três armas, 1.164 munições, documentos falsos e 11 celulares. Houve seis prisões em flagrante, três por porte ilegal de arma de fogo e três por uso de documentos falsos. As autuações ambientais somaram R$ 52 mil em multas.

Ação nacional contra o tráfico de animais

O objetivo da operação foi reunir provas sobre atividades ilícitas de compra, venda e tráfico de animais silvestres, além de garantir o resgate e encaminhamento dos espécimes apreendidos a centros de triagem e santuários.

A Operação Libertas integra o Projeto Libertas, uma iniciativa nacional da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), com apoio da WWF-Brasil e da Freeland Brasil. O projeto, criado em 2022, busca fortalecer a atuação dos Ministérios Públicos estaduais no combate a crimes ambientais.

Ação ocorreu em outros dez estados

Além de Santa Catarina, a operação foi deflagrada simultaneamente em dez outros estados brasileiros: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul.

O material apreendido será encaminhado à Polícia Científica, que realizará perícias e elaboração dos laudos. As investigações seguem sob sigilo.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile