Tubarão
Quem andava pelas ruas do centro de Tubarão sentia literalmente na pele a sensação de calor insuportável. E o tempo abafado na manhã e início da tarde de ontem não poderia acabar em outra. Um prenúncio de que tudo isso acabaria em rastros de destruição. Não deu outra. Rajadas de vento, chuva forte, granizo tudo isso em pouco mais de uma hora deixou ruas e avenidas alagadas, árvores tombadas, lixos expostos em diversas localidades de Tubarão, além de prejuízos com a perda de móveis e aparelhos eletrônicos de vários moradores. “Nesta época do ano é comum ocorrer este tipo de tempestade. Especificamente a de hoje (ontem), os satélites marcavam pequenos pontos de granizo justamente sobre algumas áreas de nossa cidade”, explica o engenheiro agrônomo da Plantar Agronomia, Clair Teixeira de Souza. Várias árvores caíram sobre as estradas, em uma concessionária a água invadiu o estabelecimento e o prejuízo deve chegar a R$ 60 mil.
“O volume de chuva nem foi tão intenso, chegou em 24 milímetros, mas o problema foi o curto período de tempo que foi de cerca de 100 milímetros”, confirma Clair.
Prejuízos em várias cidades
Após a chuva, os integrantes da prefeitura de Tubarão iniciaram os trabalhos para retirar os galhos e entulhos que interrompiam alguns acessos aos bairros da cidade. Os profissionais foram deslocados para averiguar a situação em algumas localidades e atender as solicitações da população. Em alguns locais, a Guarda Municipal fez o monitoramento e orientou os motoristas a procurar rotas alternativas. Uma casa no bairro Andrino foi destelhada com os ventos. Alguns pontos chegaram a ficar sem energia elétrica por até seis horas.
Segundos dados da Plantar Agronomia, a temperatura máxima chegou quase aos 38 graus e baixou rapidamente para 21. “Células de tempestade se formaram em função do calor próximas à região de Criciúma e à serra e se deslocaram para o leste. Quando passaram por Tubarão causaram as chuvas e rajadas de ventos bastante intensas”, explica o secretário da defesa civil de Tubarão, Rafael Marques.
Em Capivari de Baixo, uma árvore tombou sobre um carro. Já em Laguna, a tempestade veio em alto mar e entrou com força no município com incidência de raios e intensas chuvas.