sábado, 27 junho , 2026
Início Site Página 40

Prazo do Imposto de Renda 2026 termina nesta sexta; veja como evitar multas

0

Os contribuintes têm até esta sexta-feira (29) para enviar a declaração do Imposto de Renda 2026 à Receita Federal. A orientação de especialistas é entregar o documento dentro do prazo, mesmo que ainda existam informações pendentes, já que correções podem ser feitas posteriormente por meio da declaração retificadora.

A Receita Federal espera receber cerca de 44 milhões de declarações neste ano. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa por atraso, que varia de R$ 165,74 até o limite de 20% do imposto devido.

A declaração pré-preenchida surge como uma alternativa para agilizar o envio e reduzir erros no preenchimento.

Multa por atraso pode chegar a 20% do imposto devido

Os contribuintes obrigados a declarar que não entregarem o documento dentro do prazo estarão sujeitos à cobrança de multa.

A penalidade mínima é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do valor do imposto devido.

Por isso, especialistas recomendam enviar a declaração dentro do prazo, mesmo que algumas informações precisem ser corrigidas posteriormente.

A Receita Federal permite a apresentação de declaração retificadora por até cinco anos após o envio original, desde que o contribuinte ainda não tenha sido formalmente intimado para fiscalização.

Declaração pré-preenchida facilita o processo

A modalidade pré-preenchida reúne automaticamente informações já disponíveis nos sistemas da Receita Federal.

Entre os dados importados estão:

  • Rendimentos;
  • Deduções;
  • Bens e direitos;
  • Dívidas e ônus reais;
  • Informações sobre renda variável;
  • Dados de empregados domésticos.

Neste ano, a Receita ampliou a quantidade de informações disponíveis no modelo, incluindo novos dados relacionados a investimentos e vínculos empregatícios.

Mesmo utilizando a modalidade automática, o contribuinte continua responsável por revisar e confirmar todas as informações antes do envio.

Como fazer a declaração pré-preenchida

A declaração pode ser acessada por diferentes plataformas.

Pelo computador

  1. Baixe o programa do Imposto de Renda 2026;
  2. Faça login com a conta Gov.br;
  3. Clique em “Nova Declaração”;
  4. Escolha a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.

Pelo portal e-CAC

  1. Acesse o sistema utilizando sua conta Gov.br;
  2. Selecione o exercício de 2026;
  3. Clique em “Preencher Declaração”;
  4. Escolha a opção “Pré-Preenchida”.

Pelo aplicativo Receita Federal

  1. Faça login no aplicativo;
  2. Escolha o ano da declaração;
  3. Clique em “Preencher Declaração”;
  4. Selecione a opção “Pré-Preenchida”.

Quem pode utilizar a declaração automática

Para acessar a declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa possuir conta Gov.br nos níveis prata ou ouro.

Contas classificadas como bronze não permitem o acesso ao serviço.

A elevação do nível de segurança pode ser feita por meio de:

  • Validação facial utilizando a CNH;
  • Validação por internet banking de instituições conveniadas;
  • Reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral;
  • Certificado digital.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2026

Devem apresentar a declaração os contribuintes que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 35.584 em 2025;
  • Obtiveram rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;
  • Realizaram operações em bolsa superiores a R$ 40 mil ou com ganho tributável;
  • Possuíam bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2025;
  • Obtiveram receita bruta superior a R$ 177.920 em atividade rural;
  • Receberam rendimentos de aplicações financeiras ou investimentos no exterior;
  • Tornaram-se residentes fiscais no Brasil durante 2025;
  • Possuem trust ou ativos controlados no exterior;
  • Atualizaram imóveis com tributação diferenciada prevista em lei.

Correções podem ser feitas após o prazo

Quem entregar a declaração dentro do prazo e posteriormente identificar erros ou omissões poderá enviar uma declaração retificadora.

O novo documento substitui integralmente a declaração original, exigindo atenção para possíveis alterações no imposto a pagar ou na restituição a receber.

A Receita recomenda que todos os comprovantes de rendimentos, despesas e movimentações financeiras sejam guardados para eventual conferência futura.

Polícia investiga tutora após descoberta de mais de 400 gatos em apartamento de Concórdia

0

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar uma aposentada suspeita de maus-tratos após mais de 400 gatos serem encontrados vivendo em condições consideradas insalubres dentro de um apartamento em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. A investigação foi anunciada na quinta-feira (28), após pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para garantir o acesso de equipes técnicas ao imóvel.

Segundo as autoridades, os animais apresentavam sinais de debilidade e doenças, o que motivou medidas emergenciais para atendimento veterinário e retirada gradual dos felinos do local.

O crime de maus-tratos a animais prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Justiça autoriza retirada dos animais

O caso ganhou novos desdobramentos após o Ministério Público informar que a proprietária do imóvel estaria dificultando a entrada das equipes responsáveis pelo acompanhamento dos animais.

De acordo com o MPSC, a tutora descumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Concórdia. O acordo previa atendimento veterinário para todos os gatos em até 30 dias e a remoção gradual dos animais ao longo dos meses seguintes.

Diante da situação, a 4ª Promotoria de Justiça de Concórdia ingressou com uma ação pedindo autorização judicial para entrada imediata das equipes técnicas, inclusive com possibilidade de apoio policial.

A Justiça acatou o pedido e determinou a apreensão e remoção dos animais.

Resgate será feito de forma gradual

Conforme decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), os gatos deverão ser retirados do apartamento gradualmente, em grupos mínimos de 25 animais por dia.

A medida busca reduzir o estresse dos felinos e garantir condições adequadas durante o transporte.

Após o resgate, os animais passarão por avaliação veterinária, período de quarentena e procedimentos de castração antes de serem encaminhados para adoção responsável.

O município ficará responsável pela guarda, tratamento e destinação dos gatos.

Segundo a diretora de Bem-Estar Animal de Concórdia, Juliana Lupatto, a ação busca evitar que a situação se agrave ainda mais.

“Estamos tentando ajudar para que o caso não tome maiores proporções, já que muitos gatos já morreram e tantos outros estão com grandes problemas de saúde”, afirmou.

Problema começou há mais de dez anos

Segundo a prefeitura, a situação teve início há mais de uma década, quando a moradora possuía apenas um casal de gatos.

Sem controle reprodutivo, a população de felinos aumentou gradativamente ao longo dos anos até alcançar cerca de 400 animais.

O apartamento possui aproximadamente 200 metros quadrados e 11 cômodos, localizado em uma área residencial da cidade.

Imagens divulgadas pelo município mostram gatos aglomerados em diversos ambientes do imóvel, incluindo janelas, móveis e corredores.

Saúde dos animais preocupa autoridades

A Diretoria de Proteção Animal informou que a preocupação aumentou após constatação de que diversos gatos apresentavam problemas de saúde relacionados às condições do ambiente e à superlotação do imóvel.

Equipes do município e profissionais ligados ao curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense participarão das ações de triagem, atendimento e recuperação dos animais.

Além da investigação criminal, o caso segue sendo acompanhado pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

STF homologa acordo que viabiliza empréstimo de até R$ 6,5 bilhões ao BRB

0

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quinta-feira (28) um acordo que abre caminho para um empréstimo de até R$ 6,5 bilhões ao Banco de Brasília (BRB). A operação será estruturada com recursos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e busca reforçar o caixa da instituição após dificuldades financeiras relacionadas a operações envolvendo o Banco Master.

O entendimento foi firmado durante audiência de conciliação no STF e contou com a participação de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), do Governo do Distrito Federal (GDF), do Ministério da Fazenda, do Banco Central e da Procuradoria-Geral da República.

A medida pretende evitar o agravamento da situação financeira do banco estatal, considerado estratégico para a administração pública do Distrito Federal.

Entenda por que o BRB precisa de recursos

A crise enfrentada pelo BRB ganhou força após a aquisição de carteiras de crédito do Banco Master. Parte dessas operações passou a ser alvo de investigações por suspeitas de irregularidades e possível falta de lastro financeiro.

Segundo estimativas divulgadas pelo próprio banco, seriam necessários cerca de R$ 8,8 bilhões para absorver perdas e fortalecer o patrimônio da instituição.

Diante desse cenário, o BRB busca ampliar sua capacidade financeira para continuar operando normalmente e atender às exigências regulatórias do sistema bancário.

Como funcionará a operação

O acordo homologado pelo STF cria as condições para que o Fundo Garantidor de Créditos possa conceder um empréstimo ao banco.

Conhecido por garantir depósitos e aplicações financeiras de clientes em caso de falência de instituições financeiras, o FGC é uma entidade privada mantida pelos próprios bancos.

Pelos termos acertados, o financiamento poderá alcançar até R$ 6,5 bilhões e terá como objetivo principal reforçar o capital da instituição e estabilizar sua situação financeira.

A liberação dos recursos, porém, ainda depende de etapas técnicas, incluindo:

  • Análise do plano de negócios do BRB;
  • Aprovação formal do FGC;
  • Definição das condições financeiras da operação.

União não será avalista da operação

Um dos principais pontos do acordo é que a União não participará diretamente do socorro financeiro.

De acordo com a AGU, o governo federal não fará aportes de recursos nem oferecerá garantias ao empréstimo.

A operação será sustentada pelo sistema financeiro, com participação do FGC e de um grupo de instituições financeiras públicas e privadas que poderão atuar como fiadoras.

Entre os bancos citados estão o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Acordo altera limites de endividamento do DF

A negociação ocorreu dentro de uma ação movida pelo Distrito Federal contra o Tesouro Nacional.

O governo distrital contestava o rebaixamento da sua nota de Capacidade de Pagamento (Capag), que caiu de B para C. A mudança impediu a obtenção de novos financiamentos com garantia da União.

Com a mediação do STF, foi construída uma solução que flexibiliza temporariamente as regras fiscais.

Antes do acordo, o DF tinha capacidade para contratar aproximadamente R$ 900 milhões em empréstimos. Com o novo entendimento, será possível viabilizar uma operação de até R$ 6,5 bilhões, respeitando os limites previstos na legislação.

Garantias e contrapartidas

Como a União não atuará como garantidora, o Distrito Federal precisará oferecer contragarantias.

Entre os mecanismos previstos estão:

  • Recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE);
  • Recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM);
  • Dividendos;
  • Participações acionárias.

Caso haja inadimplência, parte desses recursos poderá ser utilizada para honrar os pagamentos da dívida.

Em contrapartida, o governo distrital assumiu compromissos de ajuste fiscal, incluindo:

  • Proibição de novos concursos públicos;
  • Limitação de reajustes salariais;
  • Restrições à criação de cargos que ampliem despesas.

As medidas permanecerão em vigor até a quitação do empréstimo ou até que o Distrito Federal recupere a nota máxima na avaliação fiscal do Tesouro Nacional.

Próximos passos

Apesar da homologação pelo STF, a operação ainda não está concluída.

O FGC deverá avaliar o plano de recuperação apresentado pelo BRB antes de decidir sobre a concessão do financiamento.

Paralelamente, o banco continua revisando seu balanço financeiro, cuja divulgação foi adiada em meio à crise envolvendo o Banco Master.

Segundo o governo do Distrito Federal, a medida é necessária para preservar uma instituição considerada estratégica para o pagamento de servidores, gestão de programas sociais, administração de depósitos judiciais e atendimento a milhares de correntistas.

EUA passam a designar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

0

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que passará a classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTO, na sigla em inglês). A medida foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano e entrará em vigor em 5 de junho, após publicação oficial no Federal Register.

Segundo o comunicado, a decisão foi adotada com base na Seção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade dos Estados Unidos e em uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que as duas organizações estão entre os grupos criminosos mais violentos do Brasil.

“Juntas, elas comandam milhares de membros e têm orquestrado ataques brutais contra policiais brasileiros, autoridades públicas e civis. Sua influência e suas redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, alcançando toda a nossa região e também o nosso país”, declarou Rubio em comunicado oficial.

Governo brasileiro buscava evitar a classificação

De acordo com informações divulgadas nos últimos meses, o governo brasileiro vinha atuando para evitar que as facções fossem enquadradas como organizações terroristas pelos Estados Unidos.

A preocupação das autoridades brasileiras era que a medida pudesse abrir espaço para sanções econômicas, restrições financeiras ou outras ações unilaterais por parte do governo norte-americano.

O tema ganhou relevância no contexto da cooperação internacional no combate ao crime organizado, especialmente diante da atuação transnacional de grupos envolvidos com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

Especialistas apontam possíveis impactos

Especialistas em segurança e relações internacionais avaliam que a nova classificação pode trazer desafios para a cooperação entre os dois países.

Entre os pontos levantados está a possibilidade de mudanças nos protocolos de compartilhamento de informações de inteligência, com eventual centralização de dados em órgãos de segurança e inteligência dos Estados Unidos.

Segundo essa avaliação, alterações nos níveis de sigilo e nos mecanismos de cooperação poderiam afetar investigações conjuntas atualmente em andamento e dificultar futuras ações integradas entre autoridades brasileiras e norte-americanas.

Política dos EUA para a América Latina

A decisão ocorre em meio à estratégia do governo Donald Trump de ampliar ações de combate ao chamado “narcoterrorismo” na América Latina.

Nos últimos meses, Washington tem adotado medidas mais rigorosas contra organizações criminosas transnacionais, argumentando que esses grupos representam ameaças à segurança regional e aos interesses dos Estados Unidos.

O anúncio também acontece após encontros realizados em Washington entre autoridades norte-americanas e lideranças políticas brasileiras.

No início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com Donald Trump na Casa Branca para discutir mecanismos de cooperação voltados ao combate financeiro de organizações criminosas que atuam nos dois países. Segundo Lula, o tema específico da classificação do PCC e do Comando Vermelho não foi tratado durante o encontro.

Já nesta semana, o secretário de Estado Marco Rubio também se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência da República. O encontro ocorreu um dia após uma reunião entre o senador e o presidente Donald Trump na Casa Branca.

Estudante de Laguna é finalista em seleção nacional do Profissão Repórter, da Globo

0
FOTO Reprodução Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O estudante de Jornalismo da Unisul Tubarão, Gabriel Amaral, de 21 anos, morador de Laguna, está entre os 20 finalistas do edital “Profissão Repórter Procura”, iniciativa da Academia LED Globo que busca revelar novos talentos para o jornalismo brasileiro.

A seleção nacional recebeu inscrições de estudantes de diversas regiões do país. Os participantes precisaram produzir uma reportagem inédita sobre manifestações populares brasileiras, demonstrando criatividade, capacidade de apuração, sensibilidade e qualidade narrativa.

Gabriel realizou sua inscrição no dia 10 de maio e apresentou uma reportagem de aproximadamente dois minutos sobre os butiás de Imbituba, destacando a importância cultural do fruto para a região. Na produção, mostrou como os butiás estão presentes na culinária, no artesanato, na poesia, no teatro e em diferentes expressões culturais do Sul catarinense.

Agora, o estudante avança para a próxima fase do processo seletivo, que contará com entrevistas conduzidas pelo jornalista Caco Barcellos. Dos 20 finalistas selecionados em todo o Brasil, apenas seis serão escolhidos para a etapa seguinte do projeto.

Experiência na UniTVSC e no Notisul ajudou na formação

Além de cursar Jornalismo na Unisul Tubarão, Gabriel atua como estagiário na UniTVSC, no Portal UniTVSC e também no Notisul Digital.

Segundo ele, a experiência prática adquirida nos veículos de comunicação foi fundamental para chegar entre os finalistas da seleção nacional.

“A atuação na TV e nos portais foi crucial. Aprendi a fazer reportagem na UniTVSC. Foi lá que desenvolvi grande parte da experiência prática que me permitiu chegar até essa fase”, destaca.

Músico e apaixonado pela comunicação, Gabriel vê a classificação como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante a graduação e uma oportunidade de crescimento profissional.

Seleção reúne estudantes de todo o Brasil

A Academia LED Globo divulgou nesta semana os 20 estudantes selecionados para a próxima etapa do edital.

Os finalistas representam universidades de diferentes estados brasileiros e foram escolhidos a partir de reportagens que abordaram manifestações culturais e populares de diversas regiões do país.

A iniciativa integra o projeto “Profissão Repórter Procura”, novo quadro que será exibido pelo Fantástico e acompanhará a trajetória dos jovens jornalistas em busca de uma experiência profissional dentro da Globo.

Para Gabriel, representar Laguna, a Unisul e Santa Catarina em uma seleção nacional já é uma conquista importante.

“É uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. Estar entre os selecionados já mostra que estamos no caminho certo”, afirma.

Santa Catarina tem dois representantes

Entre os 20 finalistas anunciados pela Academia LED Globo, Santa Catarina conta com dois representantes: Gabriel Amaral, de Laguna, estudante da Unisul Tubarão, e Ísis Leites Regina, de Palhoça, estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os candidatos agora seguem para a fase de entrevistas com Caco Barcellos, uma das principais referências do jornalismo brasileiro.

PM destaca quatro ocorrências relevantes registradas em 24 horas na região

0
FOTO PMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Polícia Militar registrou 117 ocorrências entre a manhã de quarta-feira (28) e a manhã desta quinta-feira (29) na área de abrangência do 8º Comando Regional de Polícia Militar. Entre os atendimentos, quatro casos foram considerados de maior relevância e envolveram tentativa de furto, cumprimento de mandado de prisão, recuperação de veículo furtado e descumprimento de medida judicial.

Casal é detido por tentativa de furto em hipermercado de Laguna

No bairro Progresso, em Laguna, um homem de 44 anos e uma mulher de 30 anos foram detidos após tentarem deixar um supermercado sem efetuar o pagamento de diversos produtos. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos utilizavam carrinhos de compras carregados com mercadorias e foram abordados por funcionários do estabelecimento. Os itens recuperados somaram aproximadamente R$ 6,2 mil. Entre os produtos estavam latas de energético, carnes nobres, como picanha, garrafas de uísques, condimentos, cervejas entre outros itens de valor.

O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

casal detido por furto em hipermercado de Laguna
FOTO Reprodução Mídias Sociais Notisul

Homem é preso por tráfico em Tubarão

No bairro São João Margem Esquerda, em Tubarão, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão expedido por crime relacionado ao tráfico de drogas. O homem, de 37 anos, foi localizado em sua residência e preso sem oferecer resistência. Após os procedimentos, ele foi encaminhado à unidade prisional do município.

Veículo furtado é recuperado em Oficinas

Também em Tubarão, no bairro Oficinas, uma guarnição recuperou um veículo Mitsubishi Pajero com registro de furto. Durante rondas, os policiais localizaram o automóvel circulando pela região e realizaram a abordagem. No carro estavam um jovem de 19 anos e um adolescente de 16 anos, que afirmaram ter recebido o veículo de outra pessoa. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Motorista descumpre medida judicial em Braço do Norte

No bairro São Basílio, em Braço do Norte, um homem de 24 anos foi autuado por descumprimento de condição judicial. Durante uma barreira policial, ele desobedeceu a ordem de parada e tentou fugir, sendo abordado em seguida. Conforme a PM, o motorista informou possuir restrição judicial que o impedia de sair de casa durante o período noturno em razão de responder por tráfico de drogas. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Motociclista fica ferido após colisão frontal na marginal da BR-101 em Imbituba

0
FOTO CBMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Um motociclista de 32 anos ficou ferido após uma colisão frontal envolvendo uma motocicleta e um automóvel na noite desta quarta-feira (28), em Imbituba.

O acidente aconteceu por volta das 18h13, na marginal sul da BR-101, no bairro Roça Grande, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Motociclista chegou a ficar desacordado

Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram o condutor da motocicleta caído na via pública, consciente e orientado.

Segundo informações repassadas por populares, a vítima teria permanecido desacordada por cerca de três minutos após o impacto. Após recuperar a consciência, retirou o capacete por conta própria.

O homem apresentava escoriações na região das costas, corte contuso na perna esquerda e queixava-se de dores na região lombar.

Após receber atendimento pré-hospitalar, ele foi encaminhado ao Hospital São Camilo, em Imbituba, por uma ambulância avançada da CCR que também atuou na ocorrência.

Motorista do carro recusou atendimento

A condutora do automóvel, uma mulher de 26 anos, foi encontrada caminhando pelo local do acidente.

Ela estava consciente, orientada e recusou atendimento médico.

As circunstâncias da colisão não foram informadas pelos socorristas.

Serviço

Ocorrência

  • Data: 28 de maio de 2026
  • Horário: 18h13
  • Local: Marginal Sul da BR-101, bairro Roça Grande, Imbituba
  • Veículos envolvidos: motocicleta e automóvel
  • Vítimas: motociclista ferido e encaminhado ao hospital

Incêndio destrói residência de madeira às margens da SC-390 em Tubarão

0
FOTO CBMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Uma residência de madeira foi destruída por um incêndio na madrugada desta sexta-feira (29), no bairro KM-63, às margens da Rodovia Norberto Brunato (SC-390), em Tubarão.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 4 horas para atender a ocorrência. As viaturas ABTR-109 e AT-075 foram deslocadas até o local.

Ao chegarem, os bombeiros encontraram a edificação, com aproximadamente 80 metros quadrados, já em fase de desenvolvimento completo das chamas.

Casa estava desocupada

Segundo informações repassadas pelo proprietário, que compareceu ao local durante o atendimento, a residência estava à venda e não era considerada abandonada.

No momento do incêndio, não havia moradores no imóvel. A casa também não possuía móveis, fornecimento de energia elétrica ou abastecimento de água.

Bombeiros utilizaram 7 mil litros de água

Para controlar o incêndio e realizar o rescaldo, os bombeiros utilizaram aproximadamente 7 mil litros de água.

Após a extinção das chamas, a área foi deixada em segurança.

As causas do incêndio não foram informadas no relatório da ocorrência.

Serviço

Ocorrência

  • Data: 29 de maio de 2026
  • Horário: 4h
  • Local: Rodovia Norberto Brunato (SC-390), bairro KM-63, Tubarão
  • Tipo: Incêndio em residência unifamiliar
  • Área atingida: cerca de 80 m²
  • Água utilizada: aproximadamente 7 mil litros

Colisão entre carro e caminhão deixa uma pessoa ferida na SC-437, em Imaruí

0

FOTO 8ºBBM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Uma colisão entre um automóvel e um caminhão foi registrada na noite desta quarta-feira (28), na SC-437, na localidade de Figueira Grande, em Imaruí. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar por volta das 19 horas.

As guarnições das viaturas ABTR-196 e ASU-550, do quartel de Imaruí, foram acionadas para atender a ocorrência.

Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o automóvel já estava fora da pista de rolamento, na entrada de uma barbearia às margens da rodovia. O caminhão Volkswagen envolvido na colisão permanecia parado às margens da SC-437.

Motoristas não sofreram ferimentos

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do automóvel, de 32 anos, e o condutor do caminhão, de 39 anos, estavam conscientes, orientados e não apresentavam ferimentos.

No entanto, uma passageira do carro, de 25 anos, precisou de atendimento médico.

Ela já se encontrava fora do veículo quando a guarnição chegou ao local e estava sentada em uma cadeira cedida por moradores da região.

Passageira foi encaminhada ao hospital

A vítima apresentava dores na cabeça e sangramento nasal. Após os primeiros atendimentos realizados pela equipe do ASU-550, ela foi encaminhada ao Hospital de Imaruí para avaliação médica.

Após o atendimento da ocorrência, o local ficou sob responsabilidade dos proprietários dos veículos, que aguardavam a chegada da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para os procedimentos necessários.

Serviço

Ocorrência

  • Data: 28 de maio de 2026
  • Horário: 19h
  • Local: SC-437, Figueira Grande, Imaruí
  • Veículos envolvidos: automóvel e caminhão Volkswagen
  • Vítimas: uma pessoa encaminhada ao hospital

Frente fria deixa sexta-feira mais nublada no Sul de Santa Catarina

0

FOTO Notisul 

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A aproximação de uma frente fria deixa o tempo mais fechado nesta sexta-feira (29) em cidades do Sul de Santa Catarina. A previsão indica aumento da nebulosidade ao longo do dia, temperaturas amenas e possibilidade de garoa ou chuva fraca em alguns municípios, especialmente entre o fim da tarde e a noite.

Apesar da presença das nuvens, não há previsão de volumes significativos de chuva para a região. O índice ultravioleta permanece baixo devido à cobertura de nuvens, mas especialistas recomendam proteção básica para quem permanecer longos períodos ao ar livre.

Tubarão e Criciúma terão céu encoberto

Em Tubarão, o dia começa com variação de nuvens, mas o céu tende a ficar mais fechado no decorrer da tarde.

  • Máxima: 22°C
  • Mínima: 12°C
  • Umidade: 75%
  • Índice UV: 2 (baixo)

Já em Criciúma, o tempo permanece predominantemente nublado durante toda a sexta-feira, com chance de garoa isolada à noite.

  • Máxima: 20°C
  • Mínima: 14°C
  • Umidade: 82%
  • Índice UV: 2 (baixo)

Litoral terá maior presença de umidade

Em Laguna e Imbituba, a influência marítima aumenta a sensação de umidade e mantém o céu bastante encoberto.

Laguna

  • Máxima: 20°C
  • Mínima: 13°C
  • Umidade: 85%
  • Vento moderado de nordeste

Imbituba

  • Máxima: 20°C
  • Mínima: 13°C
  • Umidade: 83%
  • Ventos entre nordeste e leste

Nas duas cidades, o tempo deve permanecer fechado principalmente durante a tarde e a noite.

Braço do Norte registra manhã mais fria

Na região das encostas da Serra, Braço do Norte teve amanhecer mais frio e segue com temperaturas agradáveis ao longo do dia.

  • Máxima: 21°C
  • Mínima: 11°C
  • Umidade: 80%
  • Índice UV: 2 (baixo)

A previsão aponta muitas nuvens e sensação térmica amena durante toda a sexta-feira.

Atenção ao tempo no fim de semana

A frente fria que se aproxima da região pode provocar mudanças mais significativas nas condições do tempo durante o fim de semana. Os próximos dias devem ser acompanhados por quem pretende realizar atividades ao ar livre.