sábado, 27 junho , 2026
Início Site Página 44

Horóscopo do dia: veja a previsão para esta quarta-feira (27)

0

IMAGEM IA Notisul

Tempo de leitura: 6 minutos

A quarta-feira (27) será marcada pela influência da Lua em Escorpião, configuração que intensifica emoções, amplia a intuição e favorece transformações pessoais. O momento também estimula reflexões profundas, desapego e resolução de pendências emocionais.

Confira abaixo a previsão completa para cada signo:

♈ Áries (21/03 a 19/04)

Energia Geral: A Lua em Escorpião mexe com a sua zona de transformação. O dia pede introspecção e desapego de velhos hábitos.

Amor: Clima de muita paixão e magnetismo. Se tem um par, a intimidade estará em alta. Solteiros sentirão uma forte atração por alguém misterioso.

Trabalho: Bom momento para planejar estratégias de bastidores. Não mude de planos abruptamente; observe mais e fale menos.

Dinheiro: Foco em finanças compartilhadas, heranças ou investimentos. Evite gastos por impulso emocional.

♉ Touro (20/04 a 20/05)

Energia Geral: O foco do dia está totalmente voltado para os seus relacionamentos e parcerias. O espelho do outro te fará refletir.

Amor: Momento de DRs (discussões de relacionamento) necessárias, mas que geram cura. Busque a cumplicidade e a transparência com quem ama.

Trabalho: Parcerias e contratos ganham destaque. Excelente dia para negociar, desde que ambos os lados joguem limpo.

Dinheiro: Dinheiro vindo através de associações está favorecido. Só fique de olho em cobranças injustas.

♊ Gêmeos (21/05 a 20/06)

Energia Geral: A Lua pede atenção à sua saúde, rotina e bem-estar. O corpo pode cobrar os excessos dos últimos dias.

Amor: No romance, o companheirismo nas pequenas coisas do dia a dia será o diferencial. Demonstre afeto com atitudes práticas.

Trabalho: Dia produtivo para resolver tarefas minuciosas ou reorganizar o ambiente de trabalho. Sua intuição te ajudará a encontrar erros escondidos.

Dinheiro: Foque em cortar pequenos gastos supérfluos que, somados, fazem a diferença no final do mês.

♋ Câncer (21/06 a 22/07)

Energia Geral: Excelente sintonia com a Lua em outro signo de Água. Sua criatividade, magnetismo e autoexpressão estão no topo.

Amor: O romantismo e a sedução comandam o dia. Ótimo momento para namorar, se declarar ou reacender a chama da relação.

Trabalho: Seus projetos autorais ganham força. Confie nos seus instintos criativos; suas ideias serão muito bem-recebidas.

Dinheiro: Sorte em jogos ou pequenas oportunidades inesperadas. Bom dia para investir no seu próprio talento.

♌ Leão (23/07 a 22/08)

Energia Geral: O dia pede recolhimento e foco nos assuntos familiares ou domésticos. Você sentirá mais necessidade de privacidade.

Amor: Clima acolhedor no romance. Curtir um programa caseiro com as pessoas mais íntimas será muito mais gratificante do que badalação.

Trabalho: Bom momento para quem trabalha em home office ou com negócios familiares. Concentre-se em finalizar tarefas pendentes.

Dinheiro: Gastos voltados para o conforto da casa ou apoio a familiares podem surgir. Planeje-se para não estourar o orçamento.

♍ Virgem (23/08 a 22/09)

Energia Geral: A mente estará afiada, curiosa e muito perspicaz. Excelente dia para estudos, conversas profundas e trocas de ideias.

Amor: A comunicação será a chave para o coração. Palavras ditas com verdade e profundidade vão aproximar você de quem deseja.

Trabalho: Reuniões e negociações estão favorecidas. Você conseguirá ler as intenções das pessoas nas entrelinhas.

Dinheiro: Oportunidade de fechar acordos vantajosos através de uma boa conversa ou comércio.

♎ Libra (23/09 a 22/10)

Energia Geral: O trânsito lunar ativa o seu setor financeiro e de valores pessoais. Dia de avaliar o que realmente importa para você.

Amor: Busque estabilidade e segurança emocional. Evite joguinhos de ciúmes e valorize quem te dá paz de espírito.

Trabalho: Foco total na produtividade. Dia excelente para organizar o orçamento e buscar novas formas de monetizar suas habilidades.

Dinheiro: Bom momento para cobrar quem te deve ou reorganizar suas contas. O dinheiro se move a favor de quem se planeja.

♏ Escorpião (23/10 a 21/11)

Energia Geral: A Lua está no seu signo, intensificando suas emoções, sua intuição e seu brilho pessoal. Você é o protagonista do dia.

Amor: Seu charme estará irresistível. Se está só, o magnetismo vai atrair olhares. Na relação, o dia pede entrega total e paixão.

Trabalho: Use a sua força de vontade e foco para liderar projetos ou resolver problemas que os outros consideram difíceis demais.

Dinheiro: Confie no seu sexto sentido para investimentos. É um bom dia para iniciar projetos que dependem exclusivamente de você.

♐ Sagitário (22/11 a 21/12)

Energia Geral: Um dia de isolamento e reflexão. A Lua na sua casa do inconsciente pede para você desacelerar e recarregar as energias.

Amor: Momento de maior sensibilidade. No romance, busquem momentos de silêncio e apoio mútuo. Evite cobranças.

Trabalho: Prefira o trabalho individual e de bastidores. O momento não é ideal para se expor ou bater de frente com a liderança.

Dinheiro: Evite fechar grandes negócios ou fazer compras importantes hoje. Espere a poeira mental baixar.

♑ Capricórnio (22/12 a 19/01)

Energia Geral: Dia voltado para as amizades, planos para o futuro e engajamento social. Você sentirá apoio das pessoas que te cercam.

Amor: A amizade e a cumplicidade serão a base do amor hoje. Bom momento para sair com amigos e levar o parceiro junto.

Trabalho: Trabalho em equipe e projetos de longo prazo ganham um empurrãozinho extra. Suas ideias voltadas para o coletivo serão valorizadas.

Dinheiro: Bons contatos podem trazer oportunidades de ganhos futuros. O networking está favorecido.

♒ Aquário (20/01 a 18/02)

Energia Geral: A Lua atinge o topo do seu mapa, trazendo foco para a sua carreira, status e objetivos de vida. Ambição em alta.

Amor: Suas realizações chamam a atenção. O parceiro sentirá orgulho de você. Se estiver só, pode se interessar por alguém do ambiente profissional.

Trabalho: Dia de grande visibilidade. Seus superiores estarão atentos ao seu desempenho, por isso mostre sua competência e determinação.

Dinheiro: Possibilidade de reconhecimento financeiro ou avanço na carreira que trará retornos a médio prazo.

♓ Peixes (19/02 a 20/03)

Energia Geral: Sintonia excelente com a Lua escorpiana, que expande seus horizontes. Dia ideal para buscar novos conhecimentos, filosofias ou planejar viagens.

Amor: O amor ganha um tom de aventura e crescimento. Se relacionar com pessoas de culturas diferentes ou compartilhar aprendizados fará muito bem.

Trabalho: Ótimo momento para iniciar cursos, treinamentos ou resolver assuntos jurídicos e de comércio exterior.

Dinheiro: Investimentos em educação ou projetos de expansão pessoal trarão ótimos retornos no futuro.

Quarta-feira será de sol e temperaturas amenas no Sul de SC

0

FOTO Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

O avanço de uma massa de ar mais seco deve garantir melhora significativa no tempo em todo o Sul de Santa Catarina nesta quarta-feira (27). Após os nevoeiros e instabilidades registrados nos últimos dias, o sol volta a predominar na maior parte da região, trazendo temperaturas amenas e baixa probabilidade de chuva.

As cidades do Sul catarinense terão manhãs mais frias, especialmente nas áreas próximas à serra, enquanto o período da tarde será marcado por tempo firme e presença de sol entre poucas nuvens.

Criciúma terá predomínio de sol

Em Criciúma, a quarta-feira será de tempo firme e céu predominantemente ensolarado ao longo do dia.

  • máxima de 20°C;
  • mínima de 11°C;
  • chance de chuva de apenas 5%;
  • vento sudoeste em torno de 16 km/h;
  • umidade relativa do ar em 79%.

O Índice UV será 3, considerado moderado.

Tubarão terá tempo estável e ventos moderados

Em Tubarão, o dia começa com temperaturas amenas e céu parcialmente nublado, mas o sol aparece no decorrer da quarta-feira.

  • máxima de 21°C;
  • mínima de 13°C;
  • chance de chuva entre 10% e 15% no início do dia;
  • ventos moderados com rajadas entre 23 e 46 km/h.

O Índice UV também ficará em nível moderado.

Laguna e Imbituba terão influência dos ventos litorâneos

Nas cidades litorâneas, como Laguna e Imbituba, o tempo permanece mais variável nas primeiras horas do dia, com presença de nuvens e ventos marítimos.

Em Laguna:

  • máxima de 21°C;
  • mínima de 14°C;
  • chance de chuva inferior a 20%;
  • ventos do quadrante Sul/Sudoeste.

Já em Imbituba:

  • máxima de 21°C;
  • mínima de 15°C;
  • baixa probabilidade de chuva;
  • ventos moderados a fortes típicos do litoral.

Apesar da nebulosidade variável, o Índice UV segue moderado nas duas cidades.

Braço do Norte terá amanhecer mais frio

Em Braço do Norte, as temperaturas serão mais baixas durante a madrugada e no início da manhã devido à proximidade com as encostas da serra.

A previsão indica:

  • máxima de 19°C;
  • mínima de 10°C;
  • tempo seco durante todo o dia;
  • vento fraco de sudoeste.

Com o sol predominando ao longo da quarta-feira, o Índice UV será moderado.

Cuidados com o tempo seco e exposição solar

Mesmo com temperaturas mais baixas e presença de nuvens em alguns períodos, especialistas recomendam cuidados básicos com a exposição ao sol entre 10h e 16h.

O uso de:

  • protetor solar;
  • óculos de sol;
  • hidratação adequada;

continua indicado, principalmente durante atividades ao ar livre.

Pelo Estado – Operação da Polícia Civil investiga esquema de corrupção no Detran SC 

0

 

Coincidência ou não, estamos em ano eleitoral e uma série de operações começam a explodir, trazendo à tona esquemas de corrupção, pagamentos de propinas, fraudes e mais uma série de atos ilícitos que envolvem pessoas públicas e onera o bolso do cidadão, que paga, mas não recebe serviços adequados. Temos noticiado várias destas investigações aqui na Coluna, envolvendo o Ministério Público de Santa Catarina e a Defesa Civil. 

A última foi deflagrada nesta terça-feira, 26, pela Polícia Civil do Estado, a “Operação Efeito Dominó”, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o Detran/SC. 

Durante a ação, foram expedidos 21 mandados de busca, apreensão e de prisão em seis cidades de Santa Catarina e uma do Paraná, entre elas: Florianópolis, São José, Palhoça, Içara, Criciúma, São Lourenço do Oeste e Vitorino no Paraná. 

A ação investiga irregularidades relacionadas à indicação de pessoas para atuação na JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), setor de contestação de multas de trânsito, suspensão e cassação da CNH. Agentes públicos estariam manipulando o processo de seleção para beneficiar conhecidos. Também há a suspeita sobre a prática de rachadinha dos valores de gratificações recebidas por estas pessoas. 

O Detran SC já informou que os suspeitos de participarem do esquema dentro do órgão foram afastados, mas o estrago está feito. Mais uma denúncia de corrupção em instituição estadual às vésperas da eleição para o Governo do Estado. Isso dá pano pra manga. 

 

Alesc Itinerante 

Uma coletiva de imprensa marcou a abertura oficial da programação da segunda edição da Alesc Itinerante deste ano, em Araranguá, no Extremo Sul do Estado.  

O encontro reuniu o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia (PSD), além dos deputados integrantes da Bancada do Sul. A preocupação com infraestrutura, prevenção de enchentes e desenvolvimento regional marcou a reunião. Os deputados da região definiram cinco pautas prioritárias para encaminhamento ao governo do Estado e ao governo Federal: o desassoreamento do Rio Urussanga, a redragagem do Rio Tubarão, a aceleração das obras da SC-108, a retomada da Rodovia Caminhos do Mar (ViaMar), a fixação da barra e dos molhes do Rio Mampituba e do Rio Araranguá. 

 

Cooperativismo 

O Sicoob ultrapassou a marca de 10 milhões de cooperados. O marco reflete um ciclo de crescimento consistente nos últimos três anos, quando a base contava com 6,9 milhões de cooperados (dez/2022), expansão de 44% no período, impulsionada por um diferencial estrutural que nenhum banco tradicional consegue replicar: no modelo cooperativo, o cooperado não é cliente, é dono. 

Esse diferencial tem se traduzido em uma adesão cada vez maior. Atualmente, a base reúne mais de 8 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas, entre elas mais de 600 mil produtores rurais, retratando a pluralidade de perfis que encontram no cooperativismo financeiro uma alternativa sólida, sustentável e comprometida com seus interesses. 

 

Endividamento 

O Brasil voltou a registrar recorde de endividamento em abril. Atualmente, 80,9% das famílias possuem algum tipo de dívida, enquanto cerca de 81,7 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Para o economista João Victor da Silva, da Orsitec, o cartão de crédito deixou de ser usado apenas em compras pontuais e passou a ajudar no pagamento de despesas básicas do dia a dia. Ele alerta que os juros altos fazem pequenas dívidas crescerem rapidamente e orienta as famílias a reorganizarem o orçamento, reduzirem gastos impulsivos e priorizarem contas com taxas mais elevadas. 

 

Gato por Lebre  

Com o objetivo de impedir a entrada de equipamentos de iluminação pública fora dos padrões legais, no próximo dia 2 de junho, Florianópolis recebe representantes dos 295 municípios catarinenses para uma capacitação gratuita. O evento terá como foco orientar os gestores e técnicos responsáveis pelos processos de compras. 

A iniciativa surge após o Imetro-SC identificar luminárias entregues aos municípios que não atendem à legislação vigente. Sem a devida conformidade, esses equipamentos apresentam menor durabilidade e geram maior consumo de energia. O encontro, que ocorre na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), contará com a presença de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), da Associação de Fabricantes Brasileiros de Equipamentos de Eficiência Energética (Afabee). 

 

Feira do Mel 

A 25ª Feira do Mel de Santa Catarina será realizada entre os dias 10 e 13 de junho de 2026, em Florianópolis, reunindo produtores, associações e instituições ligadas à apicultura e meliponicultura catarinense em um dos principais eventos do setor no estado.  

Com uma estrutura de aproximadamente 600 metros quadrados, a feira terá 35 estandes, alguns de associações de apicultores e meliponicultores, representando mais de 300 produtores catarinenses e dezenas de marcas de mel e derivados. Com base nas edições anteriores, a expectativa da organização é comercializar entre 45 mil e 55 mil quilos de mel e produtos da colmeia ao longo dos quatro dias de programação. 

O objetivo é aproximar produtores e consumidores por meio da venda direta, a feira busca fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso a produtos de origem garantida e valorizar a produção catarinense. 

Tubarão libera vacina contra a gripe para toda a população nesta quarta-feira

0

Imagem: Magnific Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

A Secretaria de Saúde de Tubarão realizará nesta quarta-feira (27) uma ação especial de vacinação contra a Influenza aberta para todas as faixas etárias. A imunização acontecerá na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, durante a programação de aniversário de 156 anos do município.

Até então, a vacina estava disponível nas Unidades Básicas de Saúde apenas para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Vacinação ocorrerá das 15h às 20h

A aplicação das doses será realizada das 15h às 20h, ou enquanto durar o estoque disponível.

Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa poderá receber a vacina durante a ação.

Para se vacinar, será necessário:

  • retirar senha no local;
  • apresentar carteira de vacinação;
  • levar documento oficial com foto, como RG ou CNH.

Secretaria reforça importância da imunização

A secretária de Saúde, Carina Portão, destacou a importância da vacinação neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

“A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a Influenza e suas complicações. Por isso, convidamos toda a população para aproveitar essa oportunidade e manter a vacinação em dia”, afirmou.

A campanha busca ampliar a cobertura vacinal no município e reduzir casos graves relacionados à gripe.

Arena Multiuso recebe programação de aniversário da cidade

A vacinação acontecerá paralelamente à programação especial dos 156 anos de Tubarão, realizada na Arena Multiuso.

O evento contará com:

  • praça de alimentação;
  • atrações musicais;
  • apresentações culturais;
  • show nacional do violinista Simão Wolf.

A expectativa é reunir grande público durante as comemorações no município.

Laguna formaliza acordo para fortalecer preservação do boto pescador

0

FOTO PML Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 5 minutos

O Cine Teatro Mussi, em Laguna, recebeu nesta segunda-feira (25) o Fórum do Boto Pescador, evento que marcou a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica voltado à preservação de um dos maiores símbolos culturais e ambientais do município.

O encontro reuniu representantes de instituições federais, estaduais e municipais e consolida uma nova fase de trabalho coletivo pela conservação do boto pescador e da tradicional pesca artesanal realizada na região da Lagoa do Imaruí.

Grupo de trabalho teve origem em investigação do MPF

O acordo formaliza a atuação de um grupo de trabalho criado em 2019 após uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), aberta para investigar casos de mortalidade de botos registrados em Laguna.

Ao longo de quase cinco anos, o grupo evoluiu com ações conjuntas entre órgãos ambientais, universidades, entidades públicas e representantes da pesca artesanal.

Agora, o trabalho passa a contar com participação mais estruturada da Prefeitura de Laguna em diferentes áreas.

Prefeitura amplia participação nas ações de preservação

Na atual gestão, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, a Fundação Lagunense de Meio Ambiente (FLAMA) e outros setores da Prefeitura passaram a integrar oficialmente os trabalhos.

O acordo prevê ações voltadas para:

  • monitoramento e fiscalização;
  • educação ambiental;
  • criação de protocolos de acompanhamento da população de botos;
  • captação de recursos;
  • realização de simpósios, workshops e oficinas;
  • promoção de eventos culturais ligados à pesca com botos.

“O boto pescador é parte da cultura de Laguna. Essa parceria formalizada hoje é o reconhecimento de que a preservação desse patrimônio vivo não se faz sozinho”, afirmou o prefeito Preto Crippa.

O secretário municipal de Pesca e Agricultura, Abdon de Oliveira Vieira, destacou que o tema envolve tanto a preservação ambiental quanto a manutenção da atividade pesqueira tradicional.

“Temos que trabalhar pela manutenção da saúde ambiental, da população de botos e, principalmente, da manutenção da atividade da pesca artesanal”, declarou.

Reconhecimento nacional fortalece preservação

O fórum ocorreu em um momento considerado histórico para Laguna.

A pesca artesanal com botos foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título que amplia a visibilidade da prática e abre novas possibilidades para captação de recursos e fortalecimento das ações de preservação.

A interação entre pescadores artesanais e botos é considerada um dos exemplos mais raros e singulares de cooperação espontânea entre humanos e animais selvagens no mundo.

Na prática tradicional, os botos ajudam a conduzir os cardumes de tainha até as redes e sinalizam o momento ideal para os pescadores realizarem o lançamento.

Fórum reuniu autoridades e instituições

Participaram do evento representantes de diversas instituições ligadas à conservação ambiental, pesquisa, segurança e patrimônio cultural.

Entre os participantes estiveram:

  • Ministério Público Federal;
  • ICMBio;
  • FLAMA;
  • Prefeitura de Laguna;
  • Udesc;
  • UFSC;
  • Polícia Militar Ambiental;
  • Marinha do Brasil;
  • IPHAN;
  • Instituto do Meio Ambiente;
  • Porto de Laguna;
  • Pastoral da Pesca.

Segundo os organizadores, a expectativa é que o acordo fortaleça as ações integradas de preservação ambiental, valorização cultural e proteção da pesca artesanal nos próximos anos.

Procon aponta variação de 24% nos preços da cesta básica em Tubarão

0

Imagem: Magnific Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

O Procon de Tubarão divulgou uma nova pesquisa comparativa de preços da cesta básica realizada em 12 estabelecimentos comerciais do município. O levantamento tem como objetivo monitorar o mercado local, garantir mais transparência nas relações de consumo e orientar a população na hora das compras.

Segundo os dados apresentados, o menor valor encontrado para a cesta básica foi de R$ 107,23, enquanto o maior preço registrado chegou a R$ 133,41.

A diferença entre os estabelecimentos foi de R$ 26,18, representando uma variação de 24,41%.

Pesquisa aponta leve redução em relação ao mês anterior

De acordo com o Procon, houve uma leve redução nos preços em comparação com o levantamento anterior.

A cesta básica mais barata apresentou redução de R$ 3,72 em relação ao mês passado. O levantamento também identificou queda no valor praticado pelo estabelecimento com a cesta mais cara.

Segundo o órgão, a diferença de preços reforça a importância da pesquisa antes das compras, especialmente em produtos considerados essenciais para o orçamento familiar.

Café e ovos lideram maiores diferenças de preços

A análise individual dos produtos mostrou variações expressivas entre alguns itens da cesta básica.

Os produtos com maior diferença entre o menor e o maior preço encontrado foram:

  • Café (500g)
    • menor preço: R$ 15,79
    • maior preço: R$ 27,98
    • diferença: R$ 12,19
  • Bandeja com 30 ovos
    • menor preço: R$ 14,99
    • maior preço: R$ 24,99
    • diferença: R$ 10,00
  • Achocolatado
    • menor preço: R$ 5,69
    • maior preço: R$ 9,99
    • diferença: R$ 4,30
  • Sardinha em lata
    • menor preço: R$ 4,68
    • maior preço: R$ 6,79
    • diferença: R$ 2,11
  • Óleo de cozinha
    • menor preço: R$ 5,99
    • maior preço: R$ 7,99
    • diferença: R$ 2,00

O café apresentou a maior diferença absoluta de preço entre os itens pesquisados.

Procon orienta consumidores a pesquisarem preços

O Procon ressalta que a pesquisa possui caráter informativo e considera os preços praticados na data da coleta, podendo ocorrer alterações posteriores por parte dos estabelecimentos.

O órgão reforça a importância da comparação de preços como forma de economizar e estimular o consumo consciente.

Consumidores que tiverem dúvidas ou desejarem registrar denúncias podem entrar em contato com o Procon de Tubarão:

Segundo o órgão, novas pesquisas continuarão sendo realizadas periodicamente para acompanhar as oscilações de preços no município.

Cardume de tainhas forma ‘mancha’ no mar cristalino durante pesca em Garopaba

0

Um vídeo registrado na manhã desta segunda-feira (25) mostrou milhares de tainhas sendo capturadas na Praia da Vigia, em Garopaba.  As imagens aéreas revelam o grande cardume formando uma espécie de “mancha” escura em formato circular nas águas cristalinas durante o cerco realizado pelos pescadores.

O registro foi feito pelo morador Luiz Henrique da Silva, que acompanhava a pesca no local. Segundo ele, cerca de 20 mil peixes foram capturados no lanço realizado na praia.

A safra da tainha em Santa Catarina começou em 1º de maio e segue até julho. Além de movimentar a economia das cidades litorâneas, a atividade mantém viva uma tradição centenária herdada dos colonizadores açorianos.

Safra movimenta cidades do litoral catarinense

A pesca da tainha ocorre em diferentes regiões do litoral de Santa Catarina, com destaque para cidades como Garopaba, Imbituba, Laguna, Florianópolis e Bombinhas.

Na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, pescadores também registraram uma captura considerada histórica nesta segunda-feira. Cerca de 70 toneladas de tainha foram retiradas do mar em dois lanços realizados na praia.

Diferente do caso de Garopaba, os peixes capturados em Imbituba foram pesados, e não contabilizados individualmente.

A temporada da tainha também altera a dinâmica de algumas praias catarinenses. Em Florianópolis, por exemplo, o surfe tem restrições temporárias em determinados pontos para garantir a realização da pesca artesanal, conforme prevê a legislação municipal.

Como funciona a pesca da tainha

Os cardumes migratórios saem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e seguem em direção ao norte do país. O deslocamento acontece durante a passagem de frentes frias, quando os peixes buscam águas mais quentes para a desova.

Nas praias, os chamados “olheiros” observam o mar do alto dos costões ou da faixa de areia. Quando identificam a aproximação dos cardumes, avisam rapidamente os pescadores.

As embarcações então saem para cercar os peixes com redes. Depois disso, a rede é puxada da praia pelos pescadores, moradores e pessoas que acompanham a atividade.

Hospital de Imaruí participa da Feira Hospitalar 2026 em busca de inovação e melhorias

0
FOTOS Hospital de Imaruí Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

Representantes do Hospital de Imaruí participaram da Feira Hospitalar 2026, considerada a maior feira do setor de saúde da América Latina, realizada em São Paulo.

O evento reuniu profissionais, gestores, empresas e especialistas da área hospitalar para apresentação de novas tecnologias, equipamentos e soluções voltadas à inovação e modernização dos serviços de saúde.

Equipe acompanhou tendências e soluções para o setorHospital de Imaruí na Feira Hospitalar

Durante a programação, os representantes da unidade participaram de palestras, exposições e debates sobre:

  • gestão hospitalar;
  • tecnologia médica;
  • humanização do atendimento;
  • novos modelos de assistência em saúde pública e privada.

Segundo a direção do hospital, a participação teve como objetivo ampliar o conhecimento técnico da equipe, fortalecer conexões com instituições do setor e conhecer ferramentas que possam contribuir para melhorias no atendimento prestado à população de Imaruí e região.

Direção destaca importância da atualização na área da saúde

O diretor do Hospital de Imaruí, Eduardo Corrêa, ressaltou a importância da participação da unidade em um dos maiores eventos da área hospitalar da América Latina.

“Participar de um evento como esse é fundamental para buscarmos conhecimento, inovação e novas ideias que possam ser aplicadas na nossa realidade. A saúde está em constante evolução e precisamos acompanhar essas transformações para oferecer um atendimento cada vez melhor à população”, afirmou.

Evento reúne profissionais de diversos países

A Feira Hospitalar é realizada anualmente em São Paulo e reúne milhares de profissionais, empresas e instituições ligadas ao setor da saúde de diversos países.

A direção do Hospital de Imaruí destacou que a presença no evento reforça o compromisso da unidade com a qualificação dos serviços e a busca contínua por melhorias no atendimento aos pacientes.

APAE de Tubarão prepara 19ª edição do “Lugar de Homem é na Cozinha”

0
FOTOS APAE Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 5 minutos

A APAE de Tubarão já iniciou os preparativos para a 19ª edição do tradicional evento gastronômico beneficente “Lugar de Homem é na Cozinha”, marcado para o dia 13 de agosto de 2026, uma quinta-feira, no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo.

Segundo o presidente da Apae, o empresário Marciano Michels, da Farol Móveis,

“este evento é importante para o fechamento das contas da Apae, que garante o atendimento a centenas de estudantes durante todo o ano. O apoio destas entidades e da população que prestigia o projeto Lugar de Homem é na Cozinha, é muito bem-vindo”, lembra.

O evento começa às 20h e, neste ano, terá uma edição especial em comemoração aos 60 anos da APAE de Tubarão.

Criado pelo jornal Notisul em 2008, o projeto se consolidou como uma das ações beneficentes mais tradicionais da região Sul catarinense. Desde 2012, a organização e a realização do evento passaram a ser conduzidas pela APAE de Tubarão, mantendo o Notisul como um dos grandes apoiadores da iniciativa.

Evento reúne empresas e lideranças em cozinhas beneficentes

O “Lugar de Homem é na Cozinha” reúne empresas, entidades e lideranças regionais que assumem cozinhas temáticas para preparar pratos especiais ao público. Por enquanto, as cozinhas que já confirmaram participação, guardam os cardápios a sete chaves.

Toda a arrecadação obtida com a venda de ingressos das cozinhas participantes é revertida integralmente para os projetos de atendimento, inclusão e manutenção da APAE de Tubarão.

Para o presidente da Fundação InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, “mais do que um evento de culinária, este é um momento para exercermos a solidariedade. Temos participado com o pessoal da UniTV e do Colégio Dehon, além do pessoal administrativo da Fundação. É nosso papel apoiar as entidades assistenciais da região”, ensina.

Para esta edição, já estão confirmadas as cozinhas:

  • Fundação InoversaSul;
  • Diamante Energia;
  • Vereador Everson Martins;
  • Casa da Dinda.

Segundo a organização, todas as cozinhas e empresas que participaram da edição de 2025 estão convidadas novamente para integrar o evento em 2026.

Estrutura será disponibilizada pela APAE

A APAE fornecerá toda a estrutura básica para as cozinhas participantes, incluindo:

  • ambiente para preparo;
  • fogão a gás;
  • mesas;
  • bancadas.

Já as empresas e equipes participantes serão responsáveis pelos insumos e pela preparação dos pratos servidos durante a noite.

Outra responsabilidade das cozinhas será a comercialização dos ingressos, cuja arrecadação será destinada integralmente à instituição.

Evento fortalece inclusão e apoio à APAE

Além da proposta gastronômica, o evento possui forte caráter social e comunitário.

Os recursos arrecadados ajudam a manter e ampliar os projetos desenvolvidos pela APAE de Tubarão, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla em diversas áreas, como educação, saúde e assistência social.

A edição de 2026 também terá significado especial por marcar as comemorações dos 60 anos da entidade no município.

Ao longo de quase duas décadas, o “Lugar de Homem é na Cozinha” se tornou símbolo de solidariedade, integração comunitária e apoio às ações desenvolvidas pela APAE na região.

Programa realiza castração e microchipagem de 115 animais em Timbé do Sul

0

FOTO PTS Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

Timbé do Sul recebeu neste sábado e domingo (23 e 24) mais uma ação do programa Pet Levado a Sério, iniciativa do Governo de Santa Catarina voltada ao bem-estar animal. Ao longo dos dois dias, foram realizadas 115 castrações e microchipagens de cães e gatos pertencentes a tutores de baixa renda, além de animais comunitários e de rua.

A ação foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Timbé do Sul.

Programa busca controle populacional e saúde pública

O principal objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de cães e gatos, reduzir o abandono e contribuir para a saúde pública e o bem-estar animal.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a participação da comunidade foi fundamental para o sucesso da ação.

“O comprometimento da população demonstra responsabilidade e cuidado com os animais, fortalecendo a conscientização sobre a causa animal no município. Cada atendimento realizado representa qualidade de vida aos pets e conscientização a toda a comunidade”, destacou a equipe.

Atendimento contou com apoio de profissionais veterinários

Os procedimentos foram realizados pela Clínica Veterinária Tiago Daniel e profissionais envolvidos na ação, garantindo atendimento humanizado e acompanhamento adequado aos animais.

O médico veterinário responsável pelas castrações, Dr. Tiago da Silva Daniel, ressaltou a importância da iniciativa para a sociedade.

“Cuidando deles a gente zela pela sociedade como um todo. A população do município está sendo beneficiada indiretamente com esta ação”, afirmou.

Além da castração, os animais atendidos também receberam microchipagem, medida considerada importante para identificação e controle populacional.

Prefeitura destaca parceria com Governo do Estado

O prefeito Vilmar Maffiolette e o vice-prefeito Gilberto Moro acompanharam a ação durante o fim de semana e agradeceram o apoio do Governo do Estado para realização do programa no município.

“Gostaríamos de agradecer ao governador Jorginho Mello pelo programa e a nossa equipe envolvida nesta ação, que não mediu esforços para que tudo desse certo, não só neste final de semana, mas também passando em pontos estratégicos, ensinando sobre o bem-estar animal e explicando que o controle populacional de cães e gatos está diretamente ligado à saúde e à qualidade de vida da população”, destacaram.

Segundo a administração municipal, ações educativas também foram realizadas para orientar a comunidade sobre guarda responsável e cuidados com os animais.