quarta-feira, 18 fevereiro , 2026

Passado o Carnaval, o ano político vem com tudo.

FOTO Notisul

O sistema é bruto

Nos últimos meses, os sistemas político, econômico e judiciário balançaram diante de um dos maiores escândalos financeiros dos últimos tempos, que atingiu investidores de toda ordem. O caso alcançou grandes e pequenos, políticos e ministros da Suprema Corte.

A situação envolvendo, principalmente, os ministros Dias Toffoli e Alexandre Moraes e o Banco Master ganhou repercussão após decisões judiciais relacionadas a processos que envolvem instituições financeiras. Não só o Banco Master.

Em quem confiar

O que aconteceu? O ministro Dias Toffoli, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), foi relator de processos que discutiam investigações e bloqueios de valores envolvendo o Banco Master.

Quando o escândalo veio à tona, decisões tomadas pelo ministro passaram a levantar suspeitas. Alguns atos considerados precipitados chamaram a atenção do país — e a bomba explodiu.

Amigo do meu amigo

O novo relator dos processos, André Mendonça, extremamente evangélico, tem inclinação à esquerda. É amigo pessoal, na Corte, do ministro Dias Toffoli, que fazia a interlocução entre o STF e o governo Bolsonaro na época em que Mendonça era ministro do ex-presidente.

Mas, para os bolsonaristas, a esperança é a última que morre.

André Mendonça foi advogado-geral da União (de 2019 a 2020) e ministro da Justiça e Segurança Pública (de 2020 a 2021) durante o governo Bolsonaro.

Tudo articulado

Li e gostei. Compartilho com você, amigo leitor:

“O roteiro de Brasília em 2026: Lula libera o impeachment de Toffoli, Alcolumbre, presidente do Senado, põe em pauta. Jorge Messias sobe e Rodrigo Pacheco (União) garante a vaga. Tudo em nome da ‘democracia’, claro. De amigo do amigo do meu pai a peça de descarte no tabuleiro. O centrão não faz política, faz gestão de RH de luxo.”

Ex-governador Moisés

Carlos Moisés anuncia candidatura a deputado federal em 2026
FOTO Divulgação Notisul

O ex-governador Carlos Moisés decidiu: é pré-candidato a deputado federal nesta eleição. Não tem mais volta. É oficial.

Ele tem até o dia 4 de abril para definir por qual partido disputará. Convites não faltarão — é questão de conversa. Moisés mira PSD, MDB, Progressistas e Podemos.

A Amurel ganha mais um federal.

Nem mini reforma, nem reforma

O que o prefeito de Tubarão Estener Soratto (PL) fará depois do Carnaval não é reforma, nem mini reforma. São trocas de lugares. Sai um nome, entra outro.

Pode até mudar o modo de gestão em determinada pasta. Por enquanto, o secretário Jó Kruger será o único atingido. Nos bastidores, porém, fala-se — ainda sem confirmação — na saída de outro secretário, guardado a sete chaves.

A possível novidade

Nilton de Campos (PL) pode sair da Câmara de Vereadores para o Executivo. O vereador desmente a especulação, mas a política é dinâmica.

Já Felipe Tessmann (PL) é, até o momento, a única certeza de saída da Casa Legislativa rumo a uma secretaria. Qual delas ainda é dúvida no Paço Municipal. São duas opções. Uma delas será.

A bomba de Momo 1

Os antigos políticos diziam que o ano político no Brasil começa durante ou depois do Carnaval. A máxima se confirmou no MDB.

O ex-deputado federal Edinho Bez, em entrevista à Rádio Litoral, colocou fogo no parquinho ao lançar, em plena festança de Momo, sua filha, a advogada Leatrice, como candidata a deputada estadual pela Amurel.

A bomba de Momo 2

O MDB de Tubarão, na segunda-feira de Carnaval, divulgou carta aberta afirmando que essa candidatura não prosperará na Amurel. O diretório regional já oficializou o ex-delegado Jorge Kock para deputado estadual e João Marcelo (Joma) para deputado federal.

Edinho irredutível

Edinho afirmou à Coluna que não abre mão da indicação. A filha será candidata pela história política do pai.

No MDB é assim: quando parece que tudo está calmo, na sigla de doutor Ulysses, surge uma tempestade e um novo problema. Isso ainda renderá boas notas.

Tudo passará

Fala-se em abafar uma possível CPMI do Banco Master. Jogar para baixo do tapete.

O Brasil vive de escândalos: vêm, fazem barulho e passam. Temos a CPMI dos velhinhos, a CPI do crime organizado, o caso Banco Master e, agora, o impeachment de Lula na Marquês da Sapucaí como nova narrativa.

Era tudo o que os envolvidos no escândalo do Master queriam.

Vergonha União Progressista

Progressistas e União Brasil se uniram para um manifesto considerado inusitado, debochado e vergonhoso: apoio ao ministro Dias Toffoli, do STF, citado no caso Banco Master.

Amin não assinou

Amin mantém pré-candidatura ao Senado nas eleições de outubro
FOTO Divulgação Notisul

Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União) assinaram a nota conjunta em defesa do ministro Dias Toffoli. Para muitos, uma demonstração de descaso com a reação popular.

O senador Amin (SC) e outros quatro senadores do PP rejeitaram o documento da União Progressista em defesa de Toffoli.

Terão coragem?

Agora cabe aos deputados do Sul, Pepê Colaço e Zé Milton, além da bancada do PP na Alesc e na Câmara Federal, manifestarem-se sobre a posição dos partidos da Federação União Progressistas.

A novela do MDB

Volnei Weber colocou o nome à disposição para vice, caso haja chapa pura, ao governo de SC. Resta saber se o MDB realmente seguirá sozinho com Carlos Chiodini ou Antídio Lunelli, que está com um pé fora da sigla.

O mais provável é uma composição com o PSD, já que não haverá espaço na chapa do governador Jorginho Mello. Nesse cenário, Volnei pode voltar para casa.

Vem forte

Gelson Merísio deve ser o nome da centro-esquerda ao Governo do Estado. Fonte próxima afirma que a decisão está tomada; falta apenas definir o partido, possivelmente PSB ou PDT.

Merísio, hoje no Solidariedade, disputou o segundo turno em 2018 contra Carlos Moisés, então no PSD, quando conquistou 28,9% dos votos — 1.075.242 no total.

Missão de Merísio

Após quase oito anos, Merísio retorna ao cenário político. Segundo relato, recebeu missão da Presidência da República e dos patrões, leia-se a JBS, para disputar o pleito com o objetivo de levar a esquerda ao segundo turno e defender o governo Lula (PT) em Santa Catarina.

Governador irritado

Fonte próxima ao governador Jorginho Mello (PL) revelou irritação com a atitude do ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), que telefonou ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) que é pré-candidato a governador, a pedido do pai, Jair.

Carlos deixou a vereança no Rio de Janeiro para ser candidato ao Senado por Santa Catarina.

O custo político do governador, avalia-se, tem sido alto.

Quiseram vazar

Reações foram autorizadas para desgastar o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tudo nos bastidores. O governador evita confronto direto com o bolsonarismo e também se preocupa com o temperamento de Carlos, que Não tem papas na língua.

Por que vazaram? A quem interessa?

O centrão é forte 1

A candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência pode ser esvaziada se não transmitir segurança às lideranças do Centrão. Ainda há incertezas. O grupo negocia e não declarou o apoio com firmeza.

O centrão é forte 2

Flávio Bolsonaro depende muito do prestígio do pai e enfrenta dificuldades para firmar uma base própria, diferentemente do movimento de adesão em massa visto em torno de Jair Bolsonaro em 2018 e 2022.

Te liga, fraco

Há um ex-político da nossa região que acha que ainda decide alguma coisa — a não ser coisa errada e ruim para alguns que ainda acreditam em troca de apoio financeiro para 2028.

Esse desastrado político nunca chegará a ser alguém na política, a não ser pagando para mostrar uma força que não tem.

Resumão sem ponto

… A absolvição do senador Jorge Seif (PL) pelo TSE, por unanimidade, foi uma vitória dele e do próprio Alcolumbre, presidente do Senado.

… Aqui, a vitória frustrou a chapa do governador Jorginho Mello (PL), do ex-governador Colombo (PSD), seus aliados e mais alguns políticos de pele felpuda.

… E, para Santa Catarina, qual a vantagem dessa unanimidade eleitoral? NADA! Porque é um senador inexpressivo, desconhecido e continuará sendo zero em atuação

… O ex-governador Carlos Moisés (Sem partido) definitivamente é candidato a deputado federal nesta eleição. Muitos amigos, ex-prefeitos principalmente, já declararam apoio ao ex-governador. Não tem mais volta

… A Câmara de Vereadores de Tubarão poderá perder dois titulares que talvez assumam cargos no Executivo. Um é certeza. O outro está sendo discutido

… O vereador Gelson Bento (PP), mesmo contra a vontade do seu partido, está trabalhando para ser candidato a deputado federal nesta eleição. Claro que as chances de Bento são pequenas e não devem evoluir. Vai faltar apoio partidário, principalmente do diretório local

FIM

Continue lendo

Passeio de trem em comemoração aos 156 anos de Tubarão terá desconto especial para moradores do município

A Prefeitura de Tubarão promove um passeio especial para celebrar os 156 anos de emancipação do município. A viagem ocorre no dia 24 de...

CPMA recebe 2,5 mil cartilhas de educação ambiental para fortalecer o PROA

FOTO CPMA Divulgação Notisul O Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) recebeu, até a última sexta-feira (13), 2,5 mil cartilhas educativas voltadas à conservação da...

Comércio catarinense cresce 5,9% em 2025

FOTO Reprodução Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O crescimento do comércio catarinense surpreendeu positivamente em 2025. O setor fechou o ano com alta acumulada...

Telemedicina em Tubarão realiza 213 atendimentos durante o Carnaval

FOTO PMT Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 2 minutos A Telemedicina em Tubarão registrou 213 consultas médicas entre sábado (14) e terça-feira (17), durante o feriado...

737 produtora anuncia pausa na programação durante a quaresma e reafirma respeito às tradições cristãs

Em uma decisão inédita, a 737 Produtora, responsável pela gestão do Hangar Eventos, anunciou que não realizará shows durante o período da Quaresma. A...

ACIT confirma duas Missões Empresariais à China em 2026

A Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) confirmou duas Missões Empresariais à China em 2026. As viagens ocorrerão em abril e outubro e têm como...

Carnaval das Águas reúne cerca de mil pessoas em Gravatal

IMAGEM PMG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O Carnaval das Águas em Gravatal voltou a movimentar o município e reuniu cerca de mil pessoas...

Vini Jr denuncia racismo após gol na vitória do Real Madrid sobre o Benfica

Vini Jr denuncia racismo após marcar o gol da vitória do Real Madrid sobre o Benfica por 1 a 0, nesta terça-feira (17), no...