E o jogo na política catarinense continua cada vez mais quente. Agora, Jorginho Mello (PL) já cogita João Rodrigues (PSD) para o Senado. E ele pode até aceitar, já que o governador não poupou esforços e arrastou para o seu lado os maiores nomes do partido do próprio João, o PSD, deixando sua campanha com muitos furos.
Enquanto isso, Carol De Toni (PL) está, praticamente, fora do campo de escolha de Jorginho ao Senado, já que ele quer garantir o apoio do PP ou do PSD para engordar sua campanha e este reforço ele conseguirá indicando Amin ou João.
Mas com o reconhecimento que a deputada vem tendo nas pesquisas e o apoio de boa parte dos colegas de partido, incluindo a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ela não será esquecida. Aliás, é a própria Michelle quem está encabeçando uma indicação para Carol, já que também não está muito satisfeita com a indicação de Carlos Bolsonaro (PL) ao Senado por Santa Catarina, pois sua intenção é fortalecer a bancada feminina no Senado.
Para tentar resolver o impasse, há, de acordo com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, chances de Jorginho indicar De Toni como sua vice, em uma chapa pura do PL para o governo de Santa Catarina. Seria a segunda vez que Jorginho concorre com um nome feminino de força. Em 2022 ele levou a eleição com Marilisa Boehm, atual vice-governadora, ao seu lado.
Fim do pedágio para motociclistas
O deputado estadual Alex Brasil (PL) esteve em Brasília para tratar da gestão das rodovias federais em Santa Catarina junto ao Ministério dos Transportes. Entre os temas abordados, destacou-se a proposta do parlamentar de criar corredores exclusivos para motociclistas nos pedágios. A iniciatival eva em conta que as motocicletas provocam menor desgaste no asfalto em comparação com veículos pesados, o que reforça a justificativa da medida.
Outro ponto tratado foi a diminuição das filas nos pedágios. Para tentar resolver o problema, Alex Brasil já realizou reunião com representantes da ANTT, em Brasília, e terá também uma agenda com a concessionária ARTERIS, responsável pelo trecho da BR-101 entre Palhoça (SC) e Curitiba (PR), a fim de discutir alternativas para melhorar o fluxo e garantir mais eficiência no trânsito.
Seminário
Com o objetivo de fortalecer a educação como pilar para o desenvolvimento dos municípios, o Sebrae/SC promove, entre os dias 6 e 8 de outubro, o Seminário Estadual de Educação Empreendedora 2025.
O encontro, que será realizado em Florianópolis, é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora e irá reunir 326 representantes de municípios, incluindo 63 prefeitos e 9 vice-prefeitos.
O seminário reforça o papel estratégico das lideranças públicas municipais no avanço da educação como instrumento de desenvolvimento territorial sustentável.
Mercado de peso
O Destino Floripa & Região marcou presença na maior feira de turismo da América Latina, a FIT 2025, na Argentina, que reuniu mais de 140 mil visitantes, com 1.800 expositores de 50 países. Nos quatro dias a entidade apresentou os atrativos da Grande Florianópolis a centenas de profissionais da área e turistas em potencial – a Capital é a porta de entrada para o turismo no interior do Estado. Também promoveu em Buenos Aires um jantar para 30 profissionais das principais operadoras de turismo da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Na temporada 2025/2026 esses países terão 160 voos semanais para Florianópolis.
Empreendedorismo
A Casa do Empreendedor de Florianópolis realiza, nos dias 8 e 9 de outubro, o Arena MPE, evento que reúne conhecimento, troca de experiências e oportunidades de negócios para microempreendedores individuais. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, TXM Methods, CDL, Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), ACIF, Assessoria da Pessoa Idosa e Prefeitura de Florianópolis.
Com uma programação voltada para diferentes públicos, o evento terá palestras sobre inteligência artificial, empreendedorismo feminino, inovação e economia prateada, além de exposição de empreendedores e espaços de networking. A entrada é gratuita.
Tecnologia e inovação
O Governo do Estado está liderando trabalhos com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e atores de inovação para a criação de um cluster aeroespacial em Santa Catarina. Representantes do Estado, do ecossistema de tecnologia e inovação catarinense e da Embraer participaram de um encontro em Florianópolis, com direcionamentos sobre as demandas do setor aeroespacial e apresentações do potencial da indústria tecnológica de Santa Catarina. A reunião para o desenvolvimento de uma rede colaborativa envolvendo empresas, instituições e órgãos públicos catarinenses foi organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).
Missão China
A partir desta segunda-feira, 6, a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realiza a Missão China. A comitiva de 24 pessoas é formada por empresários, industriais e comerciantes que passarão 10 dias em solo oriental para acompanhar a Feira de Importação e Exportação da China (Canton Fair), em Guangzhou.
A Canton Fair, considerada a maior feira multissetorial do mundo e uma área de 1,66 milhão de metros quadrados, reúne diretamente os fabricantes, o que oferece um ambiente propício para negociações sem intermediários. Uma das principais vantagens de participar presencialmente é o acesso antecipado a produtos e fornecedores que, muitas vezes, ainda não estão disponíveis nas plataformas digitais e só devem aparecer online meses depois