domingo, 10 agosto , 2025

Pelo Estado entrevista Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

Foi eleito este mês o novo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Vanir Zanatta. O novo presidente sucede a Luiz Vicente Suzin, que encerrou seu segundo mandato à frente da instituição.

Vanir Zanatta tem 59 anos de idade. É natural de Jacinto Machado (SC). Graduou-se em Ciências Contábeis pela Univille, de Joinville (SC). Em 2006 cursou Gestão de Cooperativas pela Unisul. Pós-graduou-se em Administração pela Unesc. Há 34 anos é presidente da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, de Jacinto Machado. É sócio-fundador da Credija (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Litorânea), a qual presidiu por 14 anos. Também foi fundador e presidente da Acijam (Associação Empresarial de Jacinto Machado).

É presidente da Brazilrice (Cooperativa Central Brasileira de Arroz). Ocupa a vice-presidência da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina), é representante do ramo agropecuário das cooperativas catarinenses junto a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e membro na Câmara Setorial do Arroz Nacional pela Brazilrice.

Zanatta também presidirá o Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e conversou com a coluna sobre seu futura à frente da entidade.

Pelo Estado – Esta semana foi apresentado o balanço do cooperativismo de Santa Catarina em 2023. Como o senhor avalia os resultados?

Vanir Zanatta – Os resultados são amplamente positivos e animadores. Houve crescimento em movimento econômico, receita operacional, exportações e no quadro geral de cooperados, como chamamos os associados.

PE – Um dos dados mais relevantes é a expansão no número de cooperados, que cresceu 9,6%. A que fator o senhor credita este crescimento?

Vanir Zanatta – Os catarinenses demonstram uma extraordinária vocação para o associativismo. Perceberam que o cooperativismo – que é uma das melhores formas de associativismo – tornou-se um caminho para o desenvolvimento das comunidades e o fortalecimento da economia. Acredito que essa é a explicação para esse fenômeno.  Veja que em 2023 o número de associados das nossas 249 cooperativas cresceu quase 10%, com o ingresso de mais de 370 mil pessoas. No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, 4,2 milhões de catarinenses, o que representa mais da metade da população barriga-verde vinculada ao sistema cooperativista.

PE – O agro continua sendo o “carro-chefe” do cooperativismo. Porém, a receita operacional em 2023 reduziu em 3% e uma das explicações seria o baixo desempenho no mercado interno. Poderia dar mais explicações sobre este mercado?

Vanir Zanatta – As cooperativas do ramo do agronegócio tiveram um ano muito difícil, com elevação dos custos de produção, queda de preços no mercado internacional e baixo desempenho do consumo no mercado doméstico. Praticamente todos os grupos agroindustriais do setor de alimentos – em especial, os do segmento da proteína animal – tiveram resultados negativos.  Mesmo assim, as cooperativas do agronegócio foram, novamente, as mais expressivas na geração de empregos diretos e de receita operacional bruta, respondendo por 64% dos postos de trabalho e também por 64% das receitas globais do universo cooperativista.

PE – A partir desses dados, qual a sua previsão para as cooperativas do agro catarinense? A tendência é manter esse crescimento?

Vanir Zanatta – O ano de 2024 se apresenta com um cenário mais animador, sem indícios de escassez de insumos – especialmente milho e farelo de soja – e com lenta recuperação de preços no mercado internacional. Acreditamos ser possível um crescimento entre 10% e 15% neste período.

PE – Outro dado apresentado no balanço foi o aumento do valor recolhido em impostos. Isso é reflexo do aumento da carga tributária ou esse valor aumentou por causa do aumento do número de cooperativas?

Vanir Zanatta – As cooperativas não gozam de benefícios fiscais, prova disso é que, no ano passado, recolheram R$ 3,4 bilhões aos cofres públicos em impostos sobre a receita bruta, um crescimento de 5% em relação ao exercício anterior. Esse aumento é fruto do movimento econômico e, ainda, não é reflexo da reforma tributária. O número de cooperativas permaneceu estável.

PE – Quais os próximos projetos da Ocesc para o cooperativismo catarinense?

Vanir Zanatta – Desejamos aumentar o protagonismo das cooperativas dos ramos de crédito, agropecuário e saúde, entre outros. Queremos aumentar nossa presença no mercado internacional. Iniciaremos um planejamento estratégico para a Organização e valorizaremos os vice-presidentes como legítimos representantes dos ramos do cooperativismo, tomando decisões estratégicas sempre em conjunto. Vamos reavaliar o regimento interno, criar conselhos consultivos por ramo, implementar o Conselho de Ética, ativar o Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP) e dinamizar a representação sindical. Vamos prestigiar encontros de jovens e mulheres cooperativistas e o Fórum de Dirigentes Cooperativistas, estimular a sucessão nas propriedades rurais e nas cooperativas e, além disso, fortalecer a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Santa Catarina (Frencoop).

PE – Quais serão os principais pilares da sua gestão?

Vanir Zanatta – Estamos iniciando uma jornada que, acredito, será muito gratificante graças à participação dos dirigentes cooperativistas, do corpo técnico do Sistema Ocesc/Sescoop-SC e dos cooperados. Manteremos a honrosa tradição do cooperativismo catarinense de ser uma das locomotivas da economia catarinense, contribuindo para uma sociedade mais humana e fraterna, com alta taxa de desenvolvimento.

PE – O senhor é o primeiro líder cooperativista do Sul de SC a comandar a Ocesc. Como o senhor analisa este cenário do cooperativismo na região?

Vanir Zanatta – É com muita honra e sentimento de responsabilidade que assumo o Sistema Ocesc/Sescoop-SC como o primeiro presidente do sul de Santa Catarina, atribuindo essa eleição  a um gesto de generosidade dos meus companheiros dirigentes cooperativistas e a uma homenagem ao sul barriga-verde. As cooperativas exercem importante papel na região, contribuindo com a dinamização da economia e a geração de empregos nas áreas urbanas e rurais.

PE – Seu currículo tem uma vasta experiência no cooperativismo. Como todas estas experiências contribuirão para este novo desafio à frente da Ocesc?

Vanir Zanatta – Acredito que essa experiência, fruto de longa vivência no universo cooperativista, é positiva na medida em que fazemos dela uma aprendizagem contínua e retiramos, humildemente, lições para o exercício dos cargos de direção e comando.

PE – Na sua visão quais são os prós e contras para o desenvolvimento do cooperativismo em Santa Catarina?

Vanir Zanatta – Não existe nenhum fator contrário ao desenvolvimento do cooperativismo em Santa Catarina porque, aqui, há uma cultura associativista muito forte. Ao contrário, só existem fatores de estímulo e incentivo. Temos uma política estadual de apoio ao cooperativismo definida em lei, uma atuante Frente Parlamentar do Cooperativismo e muitas ações que integram todos os setores da economia.

Continue lendo

CEPON registra aumento de atendimentos e reforça excelência no cuidado oncológico

FOTOS Cepon Michelle Valle Divulgação Notisul O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis, unidade do Governo do Estado, apresentou crescimento expressivo nos atendimentos no...

Astro da NBA Miles McBride treina em Criciúma

FOTOS Bianca Bento Divulgação Notisul Armador do New York Knicks aproveitou visita à cidade natal da esposa para treinar na Satc, acompanhado da família. O jogador...

Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba ganha veículo para resgates

FOTOS PMI Divulgação Notisul Van Fiat Fiorino foi adquirida com recursos de emenda impositiva apresentada pelo PSB e vai reforçar ações de busca ativa e...

Baly Brasil acelera expansão e chega à Bahia com meta ousada

FOTOS Divulgação Notisul Marca de energéticos e bebidas funcionais participa da SuperBahia 2025 e promete transformar o mercado baiano, com crescimento acima da média. A Baly...

Praia do Rosa recebe 2ª etapa da Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

FOTO @hyurimaccari. Divulgação Notisul Evento será nos dias 16 e 17 de agosto, celebrando os 40 anos da Associação de Surf Imbitubense, com competições em...

SC Rural 2 chega à fase final para início da implantação no Estado

FOTO Aires Mariga Epagri Divulgação Notisul Projeto prevê investimento de US$ 150 milhões para fortalecer o setor rural e pesqueiro, com metade do valor destinado...

Porcada Summer 2026 promete edição histórica em Laguna

A 26ª edição da Porcada Summer, marcada para 10 de janeiro de 2026, no Porto Pesqueiro, em Laguna, promete ser a maior da história....

Neve volta a cair na Serra Catarinense neste sábado

FOTO Mycchel Legnaghi Divulgação Notisul Fenômeno foi registrado em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com temperaturas negativas e previsão de mais...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp