Depois que Jorginho Mello (PL) se uniu a Adriano Silva (Novo), deixando MDB “livre e aberto” a novas propostas, assim como fez (ou fará) com o PP, se trocar Amin por Carol De Toni na vaga ao Senado, o PSD já partiu com tudo para garantir o apoio dessas turmas.
E uma conversa que rolou esta semana entre João Rodrigues e Eron Giordani com parte da executiva do PSD, incluindo o presidente da Assembleia, Júlio Garcia, o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini; Valdir Cobalchini (MDB) e o presidente estadual do União Brasil e coordenador da Federação União Progressista, deputado federal Fábio Schiochet foi o primeiro passo para uma nova composição no cenário político catarinense.
Se a coisa engrenar, João dará aos partidos o que Jorginho prometeu, mas não entregou. Seu vice seria indicado pelo MDB e Amin ficaria com uma das vagas ao Senado.
Amin e Chiodini, inclusive, andaram em reunião com João Rodrigues para alinhar bem os planos futuros. Há ainda a expectativa de incorporar o PSDB neste bolo, tornando a ofensiva de João ainda mais forte para enfrentar Jorginho. Até porque, são eles os principais candidatos ao governo de um estado quase que totalmente de direita. Décio (PT) e Merísio (Psol) atuam como figurantes.
Mas, como Jorginho nunca perdeu uma eleição, a estratégia traçada e anunciada por ele e Adriano já deveria prever estas mudanças. Fato!
Julgamento retomado
No dia 5 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá retomar o julgamento que pode cassar o mandato do senador por SC Jorge Seif Júnior (PL). Eleito em 2022, o processo pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha.
Proposto pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), a ação acusa o senador, os dois suplentes ao Senado pela chapa, o proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista, Almir Manoel Atanazio dos Santos, de terem praticado três ilícitos eleitorais para dar suporte e favorecer indevidamente a candidatura de Jorge Seif ao Senado.
O julgamento teve início em 2024.
SC Day
O SC Day em Berna consolidou Santa Catarina como um ambiente confiável para cooperação tecnológica, atração de investimentos e internacionalização de empresas. A avaliação compartilhada por autoridades suíças, lideranças empresariais e representantes do governo catarinense indica que o encontro avançou da apresentação institucional para a construção de relações comerciais e técnicas com potencial de desdobramentos concretos no curto e médio prazo.
A vice-governadora Marilisa Boehm destacou que a missão teve como foco gerar oportunidades concretas de negócios e investimentos.
Nova Tributação
Uma lei sancionada no final do ano passado, encerrou a isenção sobre lucros e dividendos vigente desde 1995 e passou a exigir um novo olhar sobre a forma como sócios e empresas organizam a distribuição de resultados. A norma também instituiu o Imposto de Renda Mínimo para contribuintes com rendimentos anuais acima de R$ 600 mil, ampliando a carga tributária sobre a alta renda. Segundo o economista João Victor da Silva, da Orsitec, entre as estratégias para reduzir o impacto fiscal está o aproveitamento da isenção dos lucros acumulados até 31 de dezembro de 2025, desde que a distribuição seja deliberada até o próximo dia 31. Também ganham relevância o cuidado com retiradas concentradas ao longo do ano e o uso de alternativas como Juros sobre Capital Próprio, pró-labore e estruturas de holding patrimonial, sempre dentro das regras legais.
Investimento em educação
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anunciou o investimento de R$ 11,7 milhões para reforma e ampliação das escolas estaduais Antônio Gugliemi Sobrinho, em Içara, e Melchíades Bonifácio Espíndola, em Balneário Rincão. O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, assinaram as ordens de serviço e oficializaram a iniciativa em mais uma ação do programa Escola Boa, do movimento Educação Levada a Sério. Também foi oficializada a entrega de um veículo escolar para o município.
Preocupante
Diante do avanço das propostas no Congresso Nacional, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) acompanha com atenção as propostas legislativas e Propostas de Emenda à Constituição em tramitação que tratam da alteração da jornada de trabalho. Entre elas, estão o projeto de lei que propõe a substituição da escala 6×1 pela 5×2, com limitação da carga semanal a 40 horas, e a PEC que prevê a redução da jornada para 36 horas. A forma como essas iniciativas vêm avançando amplia o grau de incerteza para atividades que dependem de operação contínua e escalas flexíveis, especialmente em setores estratégicos da economia local.
Posse
O advogado José Sérgio da Silva Cristóvam tomará posse na próxima quarta-feira, 4, como desembargador eleitoral efetivo do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na categoria Jurista, com mandato de dois anos. A sessão solene ocorrerá na Sala de Sessões Márcio Luiz Guimarães Collaço, situada no prédio sede do TRE-SC, em Florianópolis. O magistrado assumirá a vaga devido ao término do biênio do desembargador eleitoral Ítalo Augusto Mosimann.

