quinta-feira, 23 outubro , 2025

Pelo Estado – O grupo do Sul e as declarações polêmicas de Jorginho

Os governadores dos estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e do Mato Grosso do Sul se reuniram esta semana na Casa D’Agronômica para discutir sobre o projeto de criação de uma ferrovia que faça a ligação direta entre todos eles. O grupo resolveu criar uma comissão oficial para ter mais robustez na hora de negociar com o Governo Federal, afinal, parece que tudo que é relacionado a estes estados têm mais dificuldade de se resolver.

Entre os argumentos para a criação do grupo e realização do projeto está o fato de que a ferrovia seria benéfica para a economia de todos os estados, por diminuir a distância e o custo para escoamento de produção, por exemplo.

Dentro do grupo que negociará com a União, Santa Catarina vai ser representada pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, do adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral, e do secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

Coincidência ou não, o grupo foi criado na mesma época que a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu a abertura de investigação contra o governador catarinense Jorginho Mello (PL) por declarações de cunho separatista.

Durante um evento, Jorginho disse que a região sul poderia se tornar um país independente e, brincando, disse que uma trena poderia ser usada para dividir o território.

Por conta disso, os deputados federais Pedro Uczai (PT-SC), Ana Paula Lima (PT-SC) e Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolaram a ação, que chegou a ser classificada como uma afronta à ordem constitucional.

Jorginho precisa controlar suas “brincadeiras”, já não é a primeira vez que ele se enrola pela boca. Que isto não venha a atrapalhar ou influenciar futuramente as negociações com Brasília. Não mais do que já acontece!

 

Em Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de autoria da deputada federal Geovania de Sá, que trata da criação de um piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O projeto está apensado ao PL 988/2015, proposta principal que reúne outras iniciativas com o mesmo objetivo. A aprovação representa um avanço importante para a valorização de profissionais essenciais à saúde pública brasileira, especialmente aqueles que atuam na reabilitação de pacientes em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e programas de atenção domiciliar. A proposta reconhece a importância da categoria e busca corrigir distorções históricas nas condições de trabalho.

 

Recorde

Santa Catarina alcançou um marco histórico nas exportações de carne suína em junho e no acumulado do primeiro semestre de 2025, consolidando sua liderança nacional  no setor. O estado exportou 369,2 mil toneladas de carne suína entre janeiro e junho, gerando uma receita recorde de US$ 904,1 milhões — o melhor resultado da série histórica desde 1997, tanto em volume quanto em valor.

Em junho, foram embarcadas 69,8 mil toneladas de carne suína, movimentando US$ 178 milhões, o maior faturamento mensal já registrado pelo setor e o segundo melhor desempenho da série histórica em volume.

 

Defesa Civil

o estado recebeu uma equipe do Banco Mundial para avançar na inclusão de um sistema integrado de defesa civil no contrato a ser firmado com a instituição.

A proposta nasceu em abril, durante uma reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Brasília. Na ocasião, foi apresentado um termo de referência do Banco Mundial para a contratação de uma empresa ou consultoria com o objetivo de integrar os sistemas de defesa civil dos estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul), aprimorando a gestão de riscos e a resposta a desastres.

 

Antiga rodoviária

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) apresentou uma emenda ao projeto enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo Executivo estadual que transfere a propriedade do prédio da antiga rodoviária de Florianópolis do estado para o município, vinculando a transação ao instituto da inalienabilidade, que impede a venda, doação ou qualquer transferência da propriedade, visando manter este patrimônio sob o controle da municipalidade, para uso de projetos comunitários.

A emenda ao projeto 429/2025, que será examinada no próximo dia 15 em reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Tributação (CFT) e Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Alesc, impede a venda, a doação ou qualquer transferência da propriedade do bem, visando manter este patrimônio sob o controle da municipalidade para uso de projetos comunitários. Lembrando que o destino do prédio virou polêmica na cidade e foi motivo de protesto por parte da população.

 

Reconhecimento

Os advogados Ricardo Anderle, André Lupi e Manoella Keunecke, sócios na Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, foram reconhecidos no ranking Análise Advocacia Regional como destaque na categoria Full Service, entre os profissionais mais admirados da Região Sul. A premiação reforça o prestígio da banca no cenário jurídico nacional e reflete a confiança do mercado na sua atuação técnica e ética.

 

 

 

Continue lendo

Gravatal e Urubici firmam parceria para fortalecer o turismo regional

⏱ Tempo de leitura: 3 minutos Com o objetivo de estreitar laços e fortalecer o turismo regional, a secretária de Turismo e Cultura de Gravatal,...

Anac limita operação do Aeroporto de Jaguaruna a 12 voos semanais até 2026

⏱ Tempo de leitura: 3 minutos A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, poderá...

Feira de Empregos da UniSul oferece mais de 200 vagas em Tubarão

⏱ Tempo de leitura: 3 minutos A UniSul, em parceria com a Gerar, realiza nesta quinta-feira (23) uma Feira de Empregos em seu campus de...

Procon de Tubarão apreende bebidas falsificadas em operação de fiscalização

⏱ Tempo de leitura: 3 minutosO Procon de Tubarão realizou, nesta quarta-feira (22), uma operação de fiscalização para combater a comercialização de bebidas falsificadas...

Previsão do tempo: calor e risco de temporais em Santa Catarina

⏱ Tempo de leitura: 3 minutos Nesta quinta-feira (23), o tempo segue semelhante aos últimos dias no leste catarinense, com variação de nuvens e possibilidade...

Horóscopo de hoje (23/10/2025) – Previsão completa dos signos

IMAGEM Notisul A energia do dia inspira movimento, foco e clareza é tempo de sair do planejamento e começar a agir, mesmo que em passos...

Pelo Estado – Aumento do número de desembargadores é aprovado na Alesc

 Os deputados aprovaram em plenário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2025, de autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que amplia...

Polícia Civil investiga mais de 120 casos de fraude documental no setor de trânsito de Chapecó

IMAGEM PCSC Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou dezenas de inquéritos policiais para investigar crimes de falsidade documental...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp