A lista de nomes que pretendem ocupar a cadeira de governador em Santa Catarina só engorda. Nomes que, em 2025, não haviam sido divulgados, agora, aparecem no cenário como adversários do governador Jorginho Mello (PL), que disputa a reeleição.
Recentemente, entrou no páreo o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, que concorrerá pelo PSD de Geraldo Alckmin, na tentativa de ocupar o espaço de centro-esquerda ainda sem definição em Santa Catarina.
A esquerda do PT virá com Décio Lima, e o Psol pretende lançar o vereador de Florianópolis Afrânio Boppré.
João Rodrigues (PSD) não é surpresa e, agora, sob a benção de Gilberto Kassab, é que as chances dele sair dessa corrida (como foi cogitado por alguns) é praticamente nula.
Junto dele, que desde o ano passado já desenha estratégias para as próximas eleições está o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB).
Nas pesquisas, nenhum destes nomes conseguiu ultrapassar o do atual governador, que segue na liderança da disputa. Com alianças significativas e prometendo compor chapa com o MDB, partido de extrema relevância no Estado, Jorginho está bem calçado. A menos que surja algum nome de última hora que ainda não foi levantado e que tenha força o suficiente para abalar o pedestal no qual ele se encontra.
De volta a Santa Catarina
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, está sondando os presídios de Santa Catarina para encontrar algum que tenha vaga para receber o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal e ex-secretário municipal de São José, Silvinei Vasques.
Ele solicitou que as administrações prisionais de Florianópolis e São José informem sobre a disponibilidade.
Atualmente em Brasília, a solicitação de mudança do local da prisão de Silvinei, condenado a 20 anos e 6 meses por tentativa de golpe de Estado, foi feita por seus advogados, que pediram para que ele ficasse em solo catarinense.
Fortalecimento regional
A Serra Catarinense ganhou um importante reforço na infraestrutura energética com a ampliação da Subestação Lages Vidal Ramos, em Lages. Executado pela Quantum Engenharia, o projeto modernizou a estrutura, ampliou a capacidade do sistema e fortaleceu a confiabilidade do fornecimento de energia, criando uma base mais segura para o desenvolvimento regional, a atração de novos investimentos e a melhoria da qualidade de vida da população.
Protagonismo feminino ADVB/SC
A ADVB/SC inicia um novo ciclo em 2026 com a posse de Melina Costa na presidência da entidade para o biênio, marcada para o dia 12 de março, na Fiesc. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na última gestão, liderada por Ricardo Barbosa Lima, a nova diretoria assume com o propósito de aperfeiçoar as ações da entidade, fortalecendo ainda mais seu posicionamento no ambiente empresarial catarinense. Entre os focos estão a realização de eventos mais dinâmicos, com maior presença de tecnologia e inovação, além da atração de grandes palestrantes. Um dos destaques deste novo momento é a ampliação da participação feminina, com mais mulheres integrando a diretoria, refletindo uma gestão mais diversa e representativa.
Sportello Consolare
O presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), comemorou a abertura oficial do Sportello Consolare em Santa Catarina. A estrutura, inaugurada neste mês em Florianópolis, funciona como uma representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália para os estados do Paraná e de Santa Catarina.
Segundo o parlamentar, a implantação do serviço atende a uma demanda histórica da comunidade ítalo-catarinense.
O Sportello Consolare tem como objetivo facilitar o acesso e acelerar diversos serviços, como emissão e renovação de passaportes e documentos de identificação para cidadãos italianos entre outros serviços. Até então, esses procedimentos precisavam ser encaminhados exclusivamente ao Consulado da Itália em Curitiba.
Parceria
Representantes da Justiça Eleitoral catarinense e da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participaram de reunião no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para tratar de uma parceria entre as instituições a partir da antecipação de demandas logísticas e técnicas da JE para a realização das Eleições 2026. Dentre os principais pontos discutidos, o principal foi o prazo máximo para emissão do primeiro título, atualizações cadastrais e transferências do documento para SC em ano eleitoral. O Cadastro Eleitoral é fechado sempre 150 dias antes da data de votação para organização do pleito. Em 2026, o prazo máximo é 6 de maio.
BRDE
O Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), operacionalizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), destinou ao longo de 2025 R$ 321.9 milhões para micro e pequenas empresas catarinenses. Ao todo, foram 2.038 contratos firmados, em 225 municípios de Santa Catarina. O objetivo do programa realizado em parceria com o Governo do Estado é fortalecer a economia local, contribuir para o enfrentamento a emergências e preservar emprego e renda em todas as regiões Catarinenses.
O programa iniciou 2025 com três modalidades: Pronampe Sustentável, voltado a empresas com aderência a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; Pronampe Inova, destinado a empresas com perfil inovador; e Pronampe Exportação, direcionado a empresas exportadoras. Ao longo do ano, foi criada a linha Pronampe Exportação Emergencial, com o intuito de auxiliar empresas em relação às tarifas americanas aos produtos brasileiros.

