sábado, 14 fevereiro , 2026

Persuadidos da própria causa

Em humanos e animais, a capacidade de pensar é tema muito estudado. Charles Darwin – não é por acaso que algumas pessoas marcam a História – estudou, entre outros, o “pensamento” das minhocas.

Darwin colocava papéis recortados em forma de cunha próximo às tocas desses anelídeos. Bem, eles escolhiam conduzir os papeis ao interior da toca pela ponta aguda, facilitando seu ingresso nos buracos.

Há, pois, “inteligência” incipiente nas minhocas. Mas, haveria pensamento? O Houaiss define pensamento como a “faculdade que tem como objetivo o conhecimento”. Não concordo com “tem por objetivo”.

Pensamento é propriedade característica de alguns organismos. As faculdades de um organismo não possuem finalidade intrínseca. Admitir finalidade é compreender os organismos como criação.

Pelos milênios de evolução, restamos com certos atributos, entre os quais está o pensar. Pensar, pois, é uma característica final (restamos com ela), não é um projeto inicial (desenho com objetivo).

Da minhoca ao cachorro. Cachorro pensa? Alguns estudos afirmam que sim. Eles sabem, mas não sabem que sabem. Pensam rudimentarmente e não conseguem pensar sobre o próprio pensamento.

Os mamíferos “inteligentes” têm emoções básicas: amor, saudade, satisfação, medo, asco, alegria, raiva, susto. Esses animais não possuem os sentimentos morais: culpa, orgulho, desprezo, vergonha.

O pensamento humano não é “puro”, mas valorado. Não é denotado, mas conotado. Contém subjetividades e é emocionado. Carrega nossas convicções. Não conseguimos ter um pensamento neutro.

Descartes (1596 – 1650) propôs que suspeitemos de tudo o que pensemos. Ele desconfiou até da própria existência. Concluiu que existia porque, afinal, pensava: “Penso, logo existo”.
Espinosa (1632 – 1677) foi o primeiro filósofo a avisar de que corpo e mente são coisas inseparáveis: o corpo pensa. Propunha uma ética demonstrada e que fossemos racionais para escolher a “melhor vida”.

Afrontou a superstição e a metafísica. Arrostou as verdades religiosas. Não acreditava em livre-arbítrio. O presente sempre seria advindo de causas anteriores sobre as quais não incidimos.
Defendia, contudo, que podemos agir e reagir, compreendendo as ideias e submetendo as paixões à razão. Eu diria: pensava o próprio pensamento. Ele tentava orientar-se às ideias “adequadas”.

Espinosa prestigiava o conhecimento: “único bem verdadeiro”. Somos alegres ao conhecemos que conhecemos; somos lúcidos ao sabemos as razões de certas situações ou pessoas nos afetarem.

Saberes distintos do meu, portanto, não são, a priori, certos ou errados. Ao avaliar com desdém outros pensamentos, demonstro afetos ruins. Não me elucido; não me alegro; não aprendo.
Os termos racionais de Espinosa são difíceis. Nietzsche, não obstante, exige mais: desprezando crentes e crenças, deseja que aprendamos a pensar na contramão de nossas convicções.

“Uma convicção é a crença de estar, num ponto qualquer do conhecimento, de posse da verdade absoluta […] A hipótese prévia de todo crente de qualquer tendência era não poder ser refutado;
Não foi a luta das opiniões que tornou a história tão violenta, mas o conflito da fé nas opiniões, ou seja, das convicções” (Humano, Demasiado Humano, §630). Eis a contenda dos “caluniadores da razão”.

Minhocas fazem escolhas. Cachorros pensam, mas não sabem que pensam. Humanos pensam e sabem que pensam; em geral, todavia, não pensam sobre o próprio pensar. Antes, tomam-se de convicção.

O Brasil está tomado de persuadidos da própria causa. Soberba. Foros de certeza são violentos; convictos violentam a razão. O debate público brasileiro precisa de mais aprendizado e menos convicção.

Continue lendo

Previsão do tempo 14/02/2026: chuva marca o sábado no Sul de SC

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A previsão do tempo 14/02/2026 indica um sábado de instabilidade no Sul de Santa Catarina. A passagem de uma...

Horóscopo do dia 14/02/2026: previsões com Lua em Capricórnio

IMAGEM NotisulTEMPO DE LEITURA: 4 minutos O horóscopo 14/02/2026 indica um sábado marcado pela presença da Lua em Capricórnio. A energia do dia favorece responsabilidade,...

Criança é entubada após ser esquecida dentro de carro sob sol forte em SC

Uma criança esquecida em carro em SC precisou ser entubada após permanecer cerca de 1 hora e meia dentro do veículo sob temperatura de...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O concurso 2.972 da Mega-Sena acumulou nesta quinta-feira (12). Nenhum apostador acertou as seis dezenas, e o prêmio principal está estimado em R$ 62...

Entrevista – João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE 

Cumprimos a nossa missão que é apoiar quem produz e transformar vidas”“   Com atuação em praticamente todos os municípios catarinenses, o Banco Regional de Desenvolvimento...

Homem é preso suspeito de abusar da própria neta em Jaguaruna

Um homem foi preso preventivamente em Jaguaruna, no último fim de semana, suspeito de abusar sexualmente da própria neta, de dois anos. O caso...

Alesc aprova lei que regulamenta convivência de crianças acolhidas com padrinhos afetivos em SC

O apadrinhamento afetivo em SC passa a ter regras definidas em lei. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta quarta-feira (11), o...

Operação Infantius do GAECO prende quatro por exploração sexual infantojuvenil em SC

A Operação Infantius GAECO SC foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (13) e resultou em quatro prisões em flagrante nos municípios de Lages, Blumenau,...