sexta-feira, 5 dezembro , 2025

Pix é estratégico e continuará sob gestão pública, afirma presidente do Banco Central

Gabriel Galípolo defende manutenção do sistema sob administração pública e critica fake news sobre a ferramenta, que hoje movimenta 250 milhões de transações por dia no Brasil.

Durante um evento voltado ao setor de criptoativos, realizado nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, reafirmou a importância estratégica do Pix para o Brasil. Segundo ele, o sistema de pagamentos instantâneos, criado em 2020, é uma infraestrutura crítica que deve permanecer sob gestão pública.

“O Pix se revela uma infraestrutura estratégica e crítica para o país. É uma segurança que ele possa ser gerenciado e administrado pelo Banco Central”, afirmou Galípolo.

Gestão pública evita conflitos de interesse

Segundo o presidente do BC, a continuidade da administração pública do Pix é fundamental para manter a neutralidade do sistema financeiro e evitar disputas de interesse caso fosse transferido à iniciativa privada.

“Se a gente tivesse qualquer tipo de incumbente sendo gestor do Pix, vocês imaginam os conflitos de interesse a cada decisão de se incluir ou retirar um novo participante?”, questionou.

Fake news e narrativas distorcidas

Galípolo também criticou a propagação de fake news sobre o sistema. De acordo com ele, debates distorcidos e informações falsas têm sido usados para tentar minar a credibilidade de uma das ferramentas mais bem-sucedidas do sistema financeiro brasileiro.

“Infelizmente, estamos em um momento em que as versões parecem mais interessantes do que os fatos”, disse, lamentando o uso político ou ideológico de informações incorretas sobre o Pix.

Avanço na inclusão financeira

O presidente do BC destacou ainda o impacto social e econômico do Pix, principalmente na inclusão financeira da população. Atualmente, o sistema possui 858 milhões de chaves cadastradas e realiza cerca de 250 milhões de transações diárias.

Ele também rebateu a ideia de que o Pix teria prejudicado outros meios de pagamento, como os cartões de crédito. De acordo com dados apresentados por Galípolo, as transações com cartões cresceram mais após o lançamento do Pix do que na década anterior.

“Elimina-se qualquer ideia de rivalidade. O Pix não canibalizou os cartões. Pelo contrário, os cartões de crédito cresceram 20,9% de 2020 a 2024, frente aos 13,1% da década anterior”, destacou.

Pressão internacional

A fala de Galípolo ocorre em um momento em que o Pix passou a ser investigado pelo governo dos Estados Unidos, dentro de uma investigação comercial aberta pelo Escritório do Representante de Comércio da Casa Branca. O órgão questiona se o sistema de pagamentos instantâneos impõe barreiras ao comércio e à atuação de instituições financeiras estadunidenses no Brasil.

O inquérito avalia se as práticas brasileiras são “irracionais ou discriminatórias” e se prejudicam a competitividade das empresas norte-americanas no setor de serviços financeiros digitais.

A investigação acontece em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre os governos brasileiro e norte-americano, agravadas pelo recente tarifaço de 50% imposto pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.

Continue lendo

Gui Santos se destaca com cesta de giro espetacular pelos Warriors, apesar de derrota para os Sixers

O brasileiro Gui Santos teve uma noite de destaque pelo Golden State Warriors, mesmo com a derrota por 99 a 98 para o Philadelphia...

Cão farejador ajuda PF a localizar bunker com 613 kg de cocaína em Blumenau

Um cão farejador da Polícia Militar foi decisivo para que a Polícia Federal encontrasse um bunker com 613 quilos de cocaína em um galpão...

Vaticano divulga nova orientação sobre o sexo no casamento; documento reforça dimensão afetiva e espiritual da união

O Vaticano divulgou, no fim de novembro, uma nova nota doutrinal sobre a vivência da sexualidade dentro do casamento católico. Assinado pelo Dicastério para...

Netflix vence leilão e negocia a compra da Warner Bros. Discovery

A Netflix venceu a disputa pela compra da Warner Bros. Discovery (WBD) e agora negocia sozinha a aquisição da empresa, segundo informações da Bloomberg...

Norris lidera 1º treino livre do GP de Abu Dhabi; Bortoleto fecha em sétimo

Lando Norris liderou o primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi 2025, realizado na manhã desta sexta-feira (5), no Circuito Yas Marina. A...

Central do Cidadão de Capivari de Baixo ultrapassa mil atendimentos em novembro

IMAGEM PCB Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos00 A Central de Atendimento ao Cidadão, que reúne diversos serviços municipais em Capivari de Baixo, fechou o...

Sombrio inicia últimas semanas do ano letivo de 2025

FOTO PMS Divulgação Notisul15 Tempo de leitura: 3 minutos As escolas da Rede Municipal de Educação de Sombrio iniciam oficialmente as últimas semanas do ano letivo...

Araranguá promove audiência pública sobre crise da rizicultura e desafios da cadeia leiteira

IMAGEM CVA Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Câmara de Vereadores de Araranguá, por meio da Bancada do MDB, realiza nesta05 sexta-feira, 5 de...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp