Na última quinta-feira, dia 3, uma operação conjunta da Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Científica e CIDASC resultou no resgate de 87 galos utilizados em “rinha”, no bairro Pantanal, em Florianópolis. Os animais estavam em condições de maus-tratos, e o responsável foi encaminhado à Delegacia de Proteção Animal.
Animais estavam mutilados e sem água em ambiente insalubre
A operação foi deflagrada após denúncia recebida pela Delegacia de Proteção Animal, que apontava a existência de rinhas de galo em um local de difícil acesso na escadaria do Pantanal. Com mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram os animais em situação degradante:
- Confinados em local sujo e sem água limpa
- Galos com mutilações de crista, barbela, orelha e esporão
- Presença de ringue e materiais de “treino” usados em rinhas
- Prática identificada como maus-tratos, com laudo de perito veterinário
Responsável pelos animais foi identificado e responderá criminalmente
O homem responsável pelo local foi levado à Delegacia de Proteção Animal para prestar depoimento. Ele foi nomeado fiel depositário dos 87 animais até a definição judicial do destino das aves. O caso será investigado com base nos crimes de maus-tratos e, possivelmente, associação criminosa.
Rinha de galos é crime e pode gerar até quatro anos de prisão
A Polícia Civil de Santa Catarina alertou que a rinha de animais é crime previsto em lei. Além dos maus-tratos, a associação de pessoas para praticar esse tipo de atividade pode configurar crime de associação criminosa, com penas que, somadas, chegam a quatro anos de prisão e multa.