“Preservar a Ordem. Proteger a vida”. O lema da Polícia Militar de Santa Catarina expressa bem qual o papel dos militares nos 295 municípios do Estado. Mais do que realizar o trabalho ostensivo de combate à criminalidade, a mão está sempre estendida para ajudar qualquer cidadão!
O desprendimento e a coragem da cabo Karina Estevam e do soldado Denilson Fernandes provam isso. Não por acaso, os dois heróis de farda salvaram vida de um bebê de apenas um mês. Ele engasgou com o leite materno. O caso, registrado em janeiro, comoveu a região e ganhou repercussão nacional.
Mais do que merecido, na tarde desta quarta-feira (9) os dois militares, lotados em Capivari de Baixo, receberam uma Moção de Aplausos pelo ato de bravura. A honraria foi concedida pelo deputado estadual Felipe Estevão. Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar em Tubarão (5BPM), tenente coronel Vilson Sperfeld destacou o brilhantismo da guarnição no atendimento da ocorrência.

A situação que tinha tudo para acabar mal ocorreu no dia 6 de janeiro, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo. Desesperada, uma mãe telefonou para o 190 para pedir socorro. Seu bebê, de apenas um mês de vida, estava engasgado e ela não sabia o que fazer. Por telefone, ela foi orientada de como fazer a manobra de heimlich. Ao mesmo tempo, uma das radiopatrulhas da PM, que estava em ronda nas proximidades, foi acionada e deslocada para o endereço.
“Eu estava desesperada. A viatura chegou muito rápido e aí eu entreguei meu filho na mão da policial. Ele já estava desacordado. Ela fez o procedimento e ressuscitou meu menino”, detalha a mãe. A policial que a mãe se refere é a cabo Karina. Ela e o colega, o soldado Fernandes, estavam na radiopatrulha naquele dia.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

